terça-feira, 13 de agosto de 2024

Neymar x Marta: por qual motivo comparamos os dois?

Neymar x Marta. Há alguns anos, virou rotina terem comparações entre o camisa 10 da seleção brasileira masculina e a camisa 10 da seleção brasileira feminina.

Mas, faz sentido ficar colocando um contra o outro?

De um lado, temos ele, o "menino Ney".

No alto de seus 32 anos, soma 439 gols em 717* jogos (média de um gol a cada 1,6 jogo), sendo o maior artilheiro da seleção brasileira masculina com 79 gols, e o jogador com mais assistências por seleções na história do futebol: 58 passes pra gol.

Além disso, tem no currículo 28 títulos por equipe, incluindo um Mundial de Clubes, uma Champions, uma Libertadores, uma Copa das Confederações, uma Olimpíada e oito ligas nacionais. Tem também prêmios individuais, como o Puskas 2011, e vale mencionar que foi duas vezes terceiro lugar na disputa de melhor jogador do mundo (2015 e 2017).

Polêmico e irreverente, é um dos atletas mais bem pagos do mundo e o terceiro com mais seguidores no Instagram, com mais de 200 milhões de fãs, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi. Influencia não só no Insta, mas fora dele, tendo seus penteados e comemorações repetidos pelo mundo todo.

Do outro lado, temos ela, a "Rainha Marta".

Aos 38 anos, soma 302 gols em 518 jogos* (média de um gol a cada 1,7 jogo), sendo a maior artilheira da seleção brasileira feminina com 117 gols em 190 jogos e da Copa do Mundo (incluindo masculina e feminina) com 17 gols. Também é a primeira (e única, entre homens e mulheres) futebolista a marcar gols em cinco edições diferentes de Copa do Mundo.

Com a prata nas Olimpíadas de Paris, Marta se tornou a futebolista brasileira com mais medalhas olímpicas da história (três pratas - 2004, 2008 e 2024). É também a primeira e única atleta homenageada em vida pela FIFA.

Na bagagem, cerca de 20 títulos em equipe, incluindo três edições da Copa América, duas edições dos Jogos Pan-Americanos, uma Champions, uma Libertadores e sete ligas nacionais. Foi eleita seis vezes a melhor jogadora do planeta e é uma das vozes mais poderosas na luta por melhores condições ao futebol feminino, além de inspirar milhares de mulheres a serem jogadoras de futebol.

Por qual motivo devemos pegar esses números e confrontar uns com os outros, ao invés de celebrar o fato de estarmos vendo, simultaneamente, dois grandes e potentes nomes da história do futebol?

E, observe: confrontar Marta com Neymar é diferente de brigar por melhores condições ao futebol feminino - quando as comparações, principalmente em audiência, investimento e salários vêm à tona.

Colocar um camisa 10 contra a outra não vale a pena. É uma discussão que não leva a lugar algum. Não é necessário desmerecer um para elogiar o outro.  

Apenas aproveite para apreciar enquanto eles ainda têm fôlego pra jogar.

*Dados: OGol


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas