“Marta mudou o jogo de futebol em todo o mundo, ela é uma jogadora talentosa, mas também uma grande pessoa, o que diz muito. Ela é um legado eterno” - Trinity Rodman, jogadora dos Estados Unidos, na véspera da final das Olimpíadas de Paris 2024.
"Provavelmente não estaríamos aqui se não fosse uma Marta, que mudou o jogo para sempre e que continua mudando” - Sophia Smith, jogadora dos Estados Unidos, na véspera da final das Olimpíadas de Paris 2024.
"Marta é literalmente muito melhor do que todos nós. A habilidade dela com os pés? Incrível. A velocidade? Incrível. Ela está em todas as partes do campo, é muito melhor do que qualquer um" - Megan Rapinoe, ex-jogadora dos Estados Unidos, melhor jogadora do mundo em 2019 e bicampeã do mundo.
“Obrigada por abrir portas, por inspirar a todos que amam este esporte e por ser referência. Obrigada por tudo, LENDA!” - Alexia Putellas, duas vezes melhor jogadora do mundo e campeã da Copa de 2023 com a Espanha.
"Não vai ter uma Formiga para sempre, não vai ter uma Marta para sempre, não vai ter uma Cristiane. O futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Então pensem nisso, valorizem mais. Chorem no começo para sorrir no fim" - Marta, em 2019.
Suas lágrimas jamais terão sido em vão, Marta.
O que você construiu, derrota nenhuma destrói.
Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. Única atleta homenageada em vida pela FIFA. Três vezes campeã da Copa América. Campeã da Champions League. Campeã da Libertadores. Multicampeã nacional, somando mais de 30 títulos na carreira.
Três vezes vice-campeã das Olimpíadas. Um vice na Copa do Mundo.
Mas, nada disso é maior do que o legado construído por Marta.
O de inspirar.
Inspirar milhares de mulheres pelo mundo a realizarem o sonho de serem jogadoras de futebol.
Inspirar na luta contra as desigualdades.
Inspirar na luta pelo desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.
Inspirar a seguir em frente, mesmo sendo alvo de ataques rasos e contínuos de quem tem prazer em odiar simplesmente por odiar.
E pode ficar tranquila, Marta. Se o ouro não veio nas Olimpíadas, veio a certeza de que o futebol brasileiro está em bons pés, com Lorena, Tarciane, Rafaelle, Antônia, Duda Sampaio, Angelina, Ana Vitória, Yaya, Gabi Portilho, Gabi Nunes, Priscila, Jheniffer e outras tantas talentosas garotas que não param de surgir.
E que surgiram graças ao trabalho iniciado por você, há mais de duas décadas, e por outras pioneiras da modalidade, como Sissi, Fanta, Rosana, Roseli, Formiga, Katia Cilene, Pretinha, Maurine, Juliana Cabral, Fran, Erica, Cristiane...
Obrigado, Marta! E para concluir meu texto, deixo uma frase incrível que ouvi durante entrevista que fiz com a Moara Miranda, Consultora em Gestão de Projetos Esportivos: "Quando ela estava no começo de carreira, diziam que a Marta era o Pelé de saias. Hoje ela é a Marta".
Sem mais comparações.
Simplesmente, Marta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário