terça-feira, 10 de maio de 2011

Haja campeonato estadual...


O fim de semana foi repleto de emoção pelo país todo, graças às finais dos enormes e intermináveis campeonatos estaduais. Do Sul ao Norte, era decisão para tudo quanto é estádio.

No Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio duelavam para espantar a ressaca da eliminação da Libertadores. E os Imortais se deram melhor, em pleno Beira-Rio, ao vencer o rival por 3x2, de virada. Ainda tem o jogo da volta, mas o Grêmio está com uma mão na taça.

Quem também está contando os minutos para gritar “É campeão” é a torcida do Criciúma, que fez a lição de casa e derrotou a Chapecoense por 1x0, no primeiro duelo da decisão do Campeonato Catarinense.

Na final do Paulistão, Corinthians e Santos não saíram do zero em um belo jogo no Pacaembu. Pior para os corintianos, que precisarão vencer na Vila Belmiro para ficar coma taça. Pior para os santistas, que perderam Paulo Henrique Ganso por, pelo menos, um mês, devido a uma lesão na coxa direita.

Em Minas Gerais, o inferno astral do Cruzeiro piorou com a derrota por 2x1 para o Atlético Mineiro. No próximo domingo, o clube Celeste precisará jogar como nunca para evitar que uma crise se instale de vez na Toca da Raposa.

No campeonato baiano, o Vitória empatou por 2x2 com o Bahia de Feira de Santana e jogará diante de sua própria torcida no último e decisivo duelo pelo título estadual, no próximo fim de semana.

No Ceará, o time que leva o nome do estado atropelou o Guarani de Juazeiro e meteu 5x0 na final do estadual. A goleada rendeu o 40º título cearense ao Vozão.

No campeonato alagoano, o ASA não deu trela para o Coruripe e garantiu seu sétimo título estadual. Agora, só faltam 30 canecos para igualar o número de conquistas do CSA, ou 18 para empatar com o CRB.

Em Pernambuco, a torcida do Náutico vibrou muito com a vitória do Santa Cruz sobre o Sport por 2x0. Afinal, o Santa está próximo de impedir que o Leão conquiste o sexto título estadual seguido, sequência que até hoje só o Náutico conseguiu no estado, na década de 60.

Subindo um pouco mais no mapa, chegamos ao Rio Grande do Norte, onde o maior campeão estadual do Brasil ergueu mais uma taça. Ao vencer o Santa Cruz-RN por 3x1, o ABC conquistou o campeonato potiguar pela 52ª vez.

Adentrando o Brasil um pouco mais e indo rumo ao oeste nacional, chegamos ao território goiano, onde Goiás e Atlético Goianiense empataram por 1x1 e deixaram tudo em aberto para o próximo confronto, que decidirá quem será o campeão estadual.

Bem pertinho da decisão goiana, ocorre outra disputa entre grandes rivais: Gama e Brasiliense ficaram no 1x1 e descobrirão no próximo domingo qual é o melhor time do Distrito Federal.

É campeonato que não acaba mais. E nos dois sentidos. Apesar de parecer muito torneio em um país só, ainda tem várias competições que estão longe da decisão, como os campeonatos roraimense, acreano, amapaense, paraense, amazonense...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas