Como pode alguém melhorar seu rendimento 24 anos depois daquele que poderia ser um dos seus auges físicos?
Tom Brady conseguiu isso ao melhorar seu tempo, mesmo tendo mais do que o dobro de idade de quando estabeleceu seu recorde pessoal anterior.
Sem dúvidas, o astro americano se dedicou bastante aos treinos para obter esse avanço na performance. Treino regrado, boa dieta, foco...
Mas, aproveito essa brecha para falarmos sobre outro ponto: etarismo. Você já ouviu falar sobre esse tema? Esse termo, resumidamente, significa o preconceito contra uma pessoa por conta de sua idade.
É muito comum ver pessoas mais velhas serem discriminadas por conta de sua "rodagem" maior na estrada da vida.
E, no esporte, isso acontece com uma frequência enorme! O desgaste físico natural é usado, muitas vezes, como principal argumento para que tal atleta seja despachado de uma equipe, sem levar em consideração se isso realmente tem afetado seu rendimento ou se são outros fatores (por exemplo, a qualidade dos colegas de equipe).
Recentemente, um time "de aposentados", como muitos rotulavam o Fluminense, surpreendeu quem subestima a capacidade de pessoas mais velhas e venceu a Libertadores da América.
Só para se ter uma ideia, a média de idade dos 11 jogadores do Flu em campo na final do torneio continental era de 32,2 anos!
Um dos mais jovens do elenco, Jhon Kennedy, brilhou ao fazer gols decisivos na reta final do torneio? Sim, aos 20 anos, ele ajudou a equipe a buscar o título. Mas, sabe quem foi o artilheiro da competição? Cano, com seus 35 aninhos e incríveis 13 gols no torneio.
A mescla de atletas mais jovens, teoricamente em seu auge físico, com colegas mais velhos, que já passaram por muita coisa nessa vida e sabem como agir em situações mais tensas, muitas vezes geram os melhores resultados. Afinal, é uma soma de forças!
Por isso, independente da idade, o mais importante é respeitar cada indivíduo. Líderes que enxergam isso conseguem atingir feitos extraordinários. Como Fernando Diniz e seu Fluminense em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário