sexta-feira, 28 de junho de 2024

Brasil goleia o Paraguai, Vini Jr. brilha e mostra que há esperança por um bom futebol

Finalmente, Vini Jr. fez um jogo de destaque pela seleção brasileira. Finalmente, o Vini Jr. da seleção brasileira jogou no mesmo nível do Vini Jr. do Real Madrid.

E com o camisa 7 inspirado, o Paraguai não foi páreo para enfrentar a única seleção pentacampeã do mundo.

Vini Jr. driblou. Correu. Tabelou. E anotou dois gols. Um com muita categoria para abrir o placar. Outro mostrando oportunismo para aparecer no lugar certo e na hora certa.

Foi a melhor partida dele com a camisa do Brasil.

E o Brasil fez o que se deve fazer quando encontra uma seleção mais fraca: golear.

Não fez contra a Costa Rica - e mereceu todas as críticas.

Fez contra o Paraguai - e merece os elogios.

Savinho anotou seu primeiro gol pelo Brasil e Paquetá, que desperdiçou um pênalti no 1° tempo, marcou de pênalti na segunda etapa e fechou o placar por 4x1.

Com boa participação do setor ofensivo, o defensivo é quem bobeou - deu espaços demais ao Paraguai, inclusive no gol solitário de Alderete, que pegou rebote na entrada da área e, livre, dominou, pensou, ajeitou o corpo e chutou como quis - e Alisson não fez a defesa impossível como todo brasileiro queria.

Outro ponto de atenção: os brasileiros estavam entrando em todas as discussões provocadas pela agressiva seleção paraguaia. É necessário ter cautela e sangue frio para não entrar na onda e acabar tomando um cartão amarelo desnecessário. 

Enfim, o Brasil de Dorival Junior vence a primeira na Copa América. Com as bênçãos de Vini Jr. e a esperança de um futebol melhor, mais digno das cinco estrelas!

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 28/06: jogos atrasados de Grêmio e Inter pelo Brasileirão, clássico na sexta rodada do Paulistão e denúncia contra time do Amazonas são os destaques de hoje

Mais duas partidas atrasadas pelo Campeonato Brasileiro foram disputadas e quem esperava triunfo duplo de Internacional e Grêmio se surpreendeu.

As Gurias Coloradas receberam a vice-líder Ferroviária e ficaram no empate por 1x1, chegando aos 14 pontos e ainda sob ameaça de rebaixamento.

Já o Grêmio foi até Minas Gerais enfrentar o lanterna e já rebaixado Atlético Mineiro e venceu apenas por 2x1, resultado suficiente para colocar as gremistas na sexta posição com 20 pontos. 

Mudando um pouco de assunto, vamos falar agora sobre campeonato estadual, pois o Paulistão tem clássico abrindo a sexta rodada! São Paulo e Corinthians se enfrentam nessa sexta-feira, em duelo que coloca frente a frente duas equipes invictas e que somam 10 pontos, dividindo a liderança com o Santos. 

Ainda hoje, o Marília, lanterninha com cinco derrotas em cinco partidas, recebe o Palmeiras, outro grande paulista que soma 10 pontos.

No sábado, as Sereias da Vila buscam a manutenção da primeira colocação em duelo contra o São José, atualmente na sexta posição com duas vitórias, um empate e uma derrota. O time do Vale do Paraíba mira a vitória para se aproximar dos gigantes paulistas e embolar a briga pela liderança.

Por fim, mas até mais impactante do que as demais informações, relatos de atletas do Holanda Esporte Clube, time do Amazonas, bombaram nas redes sociais alegando maus tratos ao elenco feminino, incluindo ausência de campo para treinos, alimentação precária, falta de segurança às atletas e até assédio contra as jogadoras.

Questionado sobre as denúncias, o Holanda ainda não se pronunciou até o fechamento desse boletim. Já a Federação Amazonense de Futebol emitiu uma nota afirmando que desconhecia as situações alegadas pelas atletas, mas que atuará no resgate imediato das jogadoras e irá apurar o ocorrido para tomar as medidas necessárias esportivas e criminalmente.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



Boletim do Futebol Feminino - 27/06: Campeonato Brasileiro Sub20 define duelos das quartas-de-final; e Mata-Mata da Série A2 do Brasileirão começa nesse final de semana

Oito equipes seguem na disputa do título do Campeonato Brasileiro Sub20. Com o término da primeira fase, foram definidos os confrontos das quartas-de-final - e teve muito time tradicional dando adeus à competição, como Santos, Ferroviária, Fluminense e Sport .

Todos os jogos de ida serão realizados na próxima quinta-feira e envolvem os seguintes confrontos: Minas Brasília (DF) x Internacional (RS), São Paulo x Flamengo (RJ), Corinthians (SP) x Fortaleza (CE) e Grêmio (RS) x Botafogo (RJ).

Também estão definidas as quartas-de-final da Série A2 do Campeonato Brasileiro profissional. Os duelos de ida serão realizados nesse final de semana, com apenas um jogo no sábado, entre Athletico Paranaense e Sport (PE). No domingo, serão três confrontos: Fortaleza (CE) x Juventude (RS), JC FC (AM)  x Bahia e Mixto (MT) x Instituto 3B (AM).

As quatro equipes que avançarem para as semifinais seguirão na disputa do título e terão confirmado o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quarta-feira, 26 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 26/06: Seleção brasileira conhece adversários da fase de grupos da Copa do Mundo Sub17; e Corinthians e Santos goleiam no Paulistão Sub20

A seleção brasileira sub17 já sabe quais serão os rivais com quem dividirá o grupo na Copa do Mundo da República Dominicana.

O torneio mundial será disputado por 16 equipes, divididas em quatro grupos com quatro times cada. O Brasil está no grupo D, ao lado de Japão, Zâmbia e Polônia.

A Copa do Mundo Sub17 será realizada entre os dias 16 de outubro e 02 de novembro desse ano e o Brasil estreia no dia 16 mesmo, contra a Polônia. Três dias depois, as brasucas medem forças com o Japão e encerram a primeira fase no dia 22 contra a Zâmbia. 

A anfitriã República Dominicana está no grupo A ao lado de Equador, Nova Zelândia e Nigéria.

No grupo B estão Espanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Colômbia, enquanto o grupo C conta com Coréia do Norte, México, Quênia e Inglaterra.

Mudando de assunto, vamos falar de Campeonato Paulista Sub20, pois a quinta rodada reservou partidas nada agradáveis para os mandantes: todos perderam! O Centro Olímpico foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 1x0, o São Caetano foi goleado pelo Corinthians por 7x1, o Ituano perdeu de 9x0 para o Santos, o Mauaense perdeu por 2x0 para o São Paulo e o Marília foi derrotado por 1x0 pela Ferroviária.

A sexta rodada do Paulistão Sub20 acontece nesse domingo (30), com todos os jogos sendo disputados às 15h.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 25 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 25/06: Vasco goleia Coritiba e se aproxima do acesso à Segunda Divisão do Brasileirão

O Vasco está muito próximo de confirmar o acesso para a Série A2 do Campeonato Brasileiro. 

No duelo de ida das quartas-de-final da Terceirona, o cruzmaltino goleou o Coritiba por 5x1 e se aproximou da próxima fase, que garante a promoção à próxima divisão nacional. 

O jogo da volta acontece no domingo (30), às 15h30, no Paraná. Quem avançar encara o Ação (MT), em disputa por vaga na final.

O outro finalista sairá do duelo entre Vitória (BA) e Paysandu (PA).

Falando em Segundona, com o término da primeira fase, estão definidos os confrontos das quartas-de-final e os quatro rebaixados.

Começando pela queda: além de Doce Mel (BA) e Recanto da Criança (AM), caíram também o VF4 (PB) e o UDA (AL).

Já na outra ponta da tabela, oito equipes avançaram para as quartas e o chaveamento decidiu os seguintes confrontos:

Fortaleza (CE) X Juventude (RS);
Sport (PE) X Athletico (PR)
Instituto 3B (AM) X Misto (MT)
Bahia X JCFC (AM).

Essas informações você encontra em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora. 




Empate decepcionante na estreia da Copa América escancara a Neymardependência do Brasil

Vinicius Junior. Rodrygo. Raphinha. Paquetá. Bruno Guimarães. Martinelli.

Jogadores já com uma certa bagagem no mundo do futebol - seja em clubes, seja na seleção. 

Porém, nenhum deles, até hoje, mostrou o famoso "culhão", o poder de chamar a responsabilidade e desequilibrar jogos difíceis. O Brasil segue refém de Neymar como único selecionável a ter esse poder.

Sem Neymar, qualquer seleção fechadinha vira um adversário sofrível para o Brasil.

E na estreia da Copa América, contra uma apenas esforçada Costa Rica, a seleção brasileira decepcionou e escancarou o quanto está sem um jogador referência em campo.

Sem Neymar, o Brasil é um time previsível, plenamente marcável. Não há a individualidade que quebre a linha defensiva ou que tire o adversário da linha. 

Savinho ainda até que tentou algo após entrar no segundo tempo. Errou alguns desafios no x1, ganhou outros, mas pecou demais na conclusão das jogadas. Na única vez que acertou a definição, deu passe açucarado para Bruno Guimarães chutar pra fora.

Aliás, de 19 finalizações brasileiras, apenas quatro foram em direção ao gol. Pouco, muito pouco para a equipe pentacampeã mundial.

O nervosismo da estreia pesou muito, ainda mais para um setor ofensivo tão jovem - Raphinha (27) e Paquetá (26) eram os jogadores de ataque mais velhos.

Para não falar apenas dos espinhos, há de se destacar o domínio do jogo. O Brasil ficou praticamente toda a partida no campo de ataque, prensando a Costa Rica em seu setor defensivo. Talvez, o único "ponto positivo" a ser extraído dessa partida. 

No mais, pouca coisa positiva num 0x0 contra a Costa Rica, que pela primeira vez em nove jogos, não perde para o Brasil.

Que Dorival tenha sabedoria para reorganizar o time e fazer os talentos que têm em mãos desempenharem o seu máximo pela seleção. O que, definitivamente, não aconteceu contra  Costa Rica.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 24/06: São Paulo e Santos vencem duelos atrasados contra times gaúchos e evitam rebaixamento precoce das Sereias da Vila no Brasileirão

O final de semana trouxe uma dose de alívio e renovação de esperanças aos santistas. Afinal, o São Paulo venceu o Internacional por 2x1, fora de casa, enquanto o Santos venceu o Grêmio por 2x0, na Vila Belmiro. As duas partidas foram válidas pelo Campeonato Brasileiro feminino e haviam sido adiadas por conta da tragédia no Rio Grande do Sul.

Com essa combinação de resultados, o Santos foi a 10 pontos na tabela e o Inter se manteve com 13, mantendo as chances matemáticas do clube paulista escapar do rebaixamento.

No entanto, as Sereias da Vila têm 13 jogos realizados e apenas mais dois por fazer, enquanto o Inter disputou 11 partidas e tem mais quatro duelos para tentar escapar da degola.

Além de Santos e Inter, também sofrem com a ameaça de rebaixamento o Botafogo, que tem 10 pontos e 13 jogos feitos, e o Real Brasília, que soma 16 pontos e 13 partidas disputadas.

Na quinta-feira (27), as Gurias Coloradas terão mais uma oportunidade pra respirar, porém, medirão forças com a vice-líder Ferroviária, que busca a vitória para se consolidar na segunda posição - atualmente tem 28 pontos, apenas dois a mais que o São Paulo, terceiro colocado.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



domingo, 23 de junho de 2024

O soccer venceu o futbol

A Copa América começou e os Estados Unidos, donos da casa, mostraram suas credenciais ao venceram a Bolívia por 2x0.

Com três minutos de jogo, a seleção estadunidense abriu o placar com um belo gol de Pulišić. Isso logo após os anfitriões desperdiçaram uma ótima oportunidade de balançar as redes.

E a partir daí, a partida caiu de ritmo. Os Estados Unidos até tentaram atacar, mas faltava qualidade ofensiva para criar chances reais de gol. E a Bolívia apenas corria para evitar uma goleada.

De tanto insistir, o segundo gol do time norte-americano chegou aos 44 do primeiro tempo, com Balogun.

No segundo tempo, a Bolívia voltou um pouco melhor, mas nada que pudesse realmente assustar a seleção dona da casa.

A partida não foi espetacular. Longe disso.

Apesar das 20 finalizações estadunidenses, foram apenas oito chutes ao alvo e somente três grandes chances de gol.

Já os bolivianos finalizaram apenas seis vezes,  mas não deram sustos. 

O final do jogo trouxe a esperada vitória dos Estados Unidos, mas com um futebol de pouca potência. E confirmou a baixa potência boliviana.

Em ambos os casos, desempenho que não deve gerar muitas expectativas para o decorrer da Copa América. 






sexta-feira, 21 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 21/06: São Paulo enfrenta o Internacional em duelo atrasado pelo Brasileirão; e Santos vence o Palmeiras no Paulistão

O Campeonato Brasileiro feminino está pausado até 17 de agosto, voltando à normalidade apenas após o término das Olimpíadas. Porém, até lá, alguns confrontos atrasados envolvendo equipes gaúchas vão ser disputados.

O primeiro deles será nesse domingo, às 11h, quando o Internacional recebe o São Paulo. Em grande fase, as Gurias Coloradas não perdem há cinco jogos, tendo vencido as últimas três partidas sem sofrer um gol sequer. Apesar disso, a equipe gaúcha soma apenas 13 pontos e ainda corre risco de rebaixamento. Já o Tricolor, atualmente na quarta posição, soma 23 pontos e busca retomar o terceiro lugar - o que só acontecerá em caso de vitória.

Aproveitando a pausa no Brasileirão, o Paulistão está a todo vapor. E quem aparece no topo da tabela é o Santos, que venceu o Palmeiras por 2x1 e assumiu a primeira posição com 10 pontos e 10 gols de saldo em cinco confrontos - numa campanha bem oposta ao que se vê no Brasileirão, onde as Sereias da Vila somam apenas sete pontos e estão prestes a serem rebaixadas.

O vice-líder é o Corinthians, que goleou o Pinda por 5x1, chegou aos 10 pontos e nove gols de saldo em quatro jogos. Também com 10 pontos, e quatro partidas, o São Paulo goleou o Taubaté fora de casa por 3x0 e assumiu o terceiro lugar, com sete gols de saldo. Esse foi o mesmo placar da vitória do Red Bull Bragantino sobre o Realidade Jovem, fazendo com que a equipe de Bragança some sete pontos e apareça na quinta posição.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quinta-feira, 20 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 20/06: Final de semana recheado de jogos decisivos na Série A2 do Brasileirão

A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro terá um domingo emocionante! Afinal, às 15h, acontecerão os oito jogos que definirão os três últimos classificados para o mata-mata - e que continuarão sonhando com o acesso à elite - e os dois últimos rebaixados que disputarão a Terceira Divisão em 2025.

No Grupo A, Bahia e Juventude (RS) já estão garantidos na segunda fase, enquanto o Doce Mel (BA) já está rebaixado.

Taubaté (SP), Athletico Paranaense, Mixto (MT) e Minas Brasília (DF) lutam pelas duas vagas restantes no mata-mata. Porém, Mixto e Minas Brasília olham não só para a parte de cima da tabela, mas também pra baixo, pois correm risco de rebaixamento, bem como o São José (SP), vice-lanterna. 

No Grupo B, Instituto 3B (AM), JC FC (AM) e Sport (PE) já estão matematicamente classificados para as quartas-de-final, enquanto o Recanto da Criança (AM) já teve a queda à Terceirona confirmada.

Fortaleza (CE), Remo (PA) e UDA (AL) lutam pela última vaga, embora o VF4 (PB) tenha remotas chances, já que tem três pontos a menos que o time cearense, atual quarto colocado com nove pontos, e saldo de gols bem inferior: o Fortaleza tem 11 positivo e o time paraibano tem saldo negativo de 14.

Os quatro também jogam de olho na luta contra o rebaixamento, embora o Fortaleza tenha chances mínimas de cair.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quarta-feira, 19 de junho de 2024

Uma vitória enganosa - que os santistas não se iludam

Santos e Goiás fizeram um jogo sofrível na Vila Belmiro. 

O Esmeraldino jogou para não tomar gol. E, com méritos próprios e contando com a impotência ofensiva santista, ia conseguindo atingir o objetivo, até que tudo mudou aos 35 do segundo tempo, quando o goleiro Tadeu teve uma infelicidade e jogou contra a própria meta.

A partir daí, o jogo mudou (um pouco): o Goiás tentou forçar jogadas ofensivas e deu espaços para o Santos, que matou o jogo em contra-ataque puxado e finalizado com eficiência por Bigode.

Os 2x0 não podem mascarar as graves deficiências do Santos.

Defensivamente, sofre com infiltrações nos espaços entre a zaga, além de ter a cabeça de área totalmente descoberta - um erro absurdo crônico há pelo menos dois anos na defesa santista, mesmo mudando jogadores e técnicos.

No ataque, não há um pingo de criatividade. São mais e mais cruzamentos, na maioria das vezes, cortados sem dificuldades pela zaga adversária. Não há tabela, jogada ensaiada, infiltração e muito menos chutes de média e longa distância. Nada, absolutamente nada de força ofensiva para poder tentar quebrar qualquer defesa que se posiciona contra o Santos. 

E essa falta de criatividade é reflexo do treinador santista. Fábio Carille montou uma equipe totalmente passiva, incapaz de mostrar poder de reação em campo quando sai atrás no placar, incapaz de criar jogadas ofensivas e o pior: o técnico não mostra repertório tático. Além do time sempre postado da mesma maneira, são SEMPRE as mesmas substituições: sai o lateral-direito e entra outro lateral-direito, sai um volante, entra outro volante, sai um ponta, entra outro ponta... Carille não muda do 433 de jeito algum, não importa o que esteja acontecendo em campo. E isso já está ficando fácil de ser anulado pelos adversários (vide quatro derrotas seguidas).

Até quando o time só vai treinar, mas não vai apresentar evoluções em campo?

Foto: X do Santos 

Boletim do Futebol Feminino - 19/06: Brasileirão dá uma pausa e Paulistão volta a ser o centro das atenções do futebol feminino

O Campeonato Brasileiro está pausado e só retorna em 17 de agosto, após o término das Olimpíadas. Tirando os jogos atrasados envolvendo Internacional e Grêmio, que serão disputados nas próximas semanas, faltam apenas duas rodadas para definir os times classificados para a segunda fase do Brasileirão e quais serão rebaixados.

Na parte de cima da tabela, o líder Corinthians, a vice-líder Ferroviária e o Palmeiras, terceiro colocado, já estão garantidos entre os oito classificados que disputarão o mata-mata. As outras cinco vagas estão com disputa aberta, com São Paulo e Cruzeiro, quarto e quinto colocados respectivamente, bem próximos da classificação.

Red Bull Bragantino, Flamengo, América Mineiro, Grêmio, Fluminense, Real Brasília e Internacional seguem sonhando com uma arrancada na reta final para terminar no G8.

Na parte debaixo da tabela, somando apenas um ponto, o Atlético Mineiro já está rebaixado, assim como o Avaí Kindermann, que soma apenas seis pontos. Agonizando com sete pontos, o Santos precisa vencer os três jogos que falta e contar com uma combinação de resultados para não cair. Fechando o Z4, o Botafogo tem 10 pontos e luta pela permanência na Séria A, junto das Sereias da Vila, Internacional e Real Brasília, sendo que duas dessas quatro equipes não escaparão da queda.

Tudo isso será definido nas próximas semanas. Mas, até lá, o Paulistão voltará aos holofotes. Hoje começa a quinta rodada, com a Ferroviária recebendo o Marília. Amanhã, o Taubaté mede forças com o São Paulo, o Palmeiras protagoniza clássico com o Santos e o Red Bull Bragantino encara o Realidade Jovem.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 18 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 18/06: Corinthians e Palmeiras goleiam em fechamento da 13ª rodada do Brasileirão; e Juventude vence em jogo atrasado da Segundona

Corinthians e Palmeiras mostraram todo o poderio ofensivo que seus elencos possuem e golearam no fechamento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino.

Liderando a competição com folga, a equipe do Parque São Jorge venceu o Red Bull Bragantino por 4x2 e chegou a 37 pontos conquistados, com 12 vitórias e um empate, sendo o único time ainda invicto no Brasileirão.

Já o Palmeiras enfrentou o São Paulo e goleou por 5x1, mesmo atuando como visitante. Com o triunfo no clássico, o clube alviverde chegou a 25 pontos e tomou o terceiro lugar do Tricolor, que permanece com 23, agora na quarta posição.

Agora, o Brasileirão será paralisado até o dia 17 de agosto, retornando apenas após o final dos Jogos Olímpicos de Paris. Até lá, serão realizadas apenas algumas partidas atrasadas envolvendo Grêmio e Internacional, que foram adiadas devido à tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul em maio.

Outra equipe que está tirando jogos atrasados é o Juventude, na Série A2 do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho venceu o Mixto (MT) por 3x1 e assumiu a segunda posição do grupo A com 12 pontos, quatro a menos que o líder Bahia.

A sétima rodada da Segundona, que encerrará a fase de grupos da competição, será realizada nesse domingo, com todos os jogos às 15h. 

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



segunda-feira, 17 de junho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 17/06: Brasil sobe no ranking da FIFA, Santos afunda na zona de Rebaixamento e Coritiba vai brigar com o Vasco por vaga na A2

A seleção brasileira subiu uma posição no ranking da FIFA e agora aparece em nono lugar. O time comandado por Arthur Elias vem de uma sequência positiva de resultados no ano, seja em amistosos, seja em jogos oficiais, o que ajudou o Brasil a melhorar sua nota na tabela mundial.

Na última data-FIFA, o Brasil goleou a Jamaica por 4x0 em duas partidas realizadas no nordeste, aumentando a expectativa para um bom desempenho nas Olimpíadas de Paris, que começam na última quinzena de julho

Falando sobre o futebol nacional, o Brasileirão está a todo vapor e caminhando para a reta final. O Corinthians segue liderando com sobras, somando 34 pontos, nove a mais que a vice-líder Ferroviária. As Guerreiras Grenás venceram o Santos no final de semana e afundaram as Sereias na zona de rebaixamento. 

A equipe santista tem apenas sete pontos, três a menos que o Internacional, primeiro time fora da degola, mas com as gaúchas tendo disputado três partidas a menos até o momento. Situação crítica para o time da baixada, que pode ver a categoria feminina seguir os passos do masculino e disputar a Segunda Divisão.

E falando na Série A2, enquanto os times da elite fazem de tudo para não disputá-la, as equipes da Série A3 seguem sonhando com o acesso à Segundona. E quem manteve o sonho vivo foi o Coritiba, que venceu o Brasil de Farroupilha nos dois jogos adiados das oitavas-de-final e vai encarar o Vasco nas quartas-de-final. Quem vencer, além de avançar às semis, garante o acesso à Série A2. 

Ação-MT, o baiano Vitória e o Paysandu (PA) são as outras três equipes já classificadas para a semi e com a promoção confirmada para a Segundona. 

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



sábado, 15 de junho de 2024

O Santos não é um time de Série B

O Santos não tem time de Série B.

Isso é o que mais se ouviu ao ver o desempenho do Santos no Campeonato Paulista, o estadual mais difícil do Brasil e com vários times das Séries A e B do Brasileirão.

E a análise não estava de todo errada. Só tinha um problema nela.

O Santos está na Série B. E os membros do clube esqueceram disso. 

O choque de disputar essa competição foi duro - e está sendo. Pura e simplesmente por um motivo: quanto mais alto o salto, maior o tombo.

O elenco santista não é ruim para a disputa da Série B. Já foi possível ver esse time jogando contra Guarani, Ponte Preta, Botafogo, Mirassol e companhia no Paulistão. E jogaram muito bem, assim como apresentou um futebol de alto nível contra times da Série A.

Mas, mal começou a Série B e veio o choque de realidade, ainda que um pouco tardio. Quatro vitórias seguidas camuflaram a má atuação em todas essas partidas - a contra o Brusque foi a menos pior.

Mas, os tropeços seguintes escancararam a realidade: os jogadores abraçaram o discurso da Diretoria, da Imprensa e da Torcida - o Santos não é time de Série B. A soberba e a arrogância dominaram a mente santista. 

E isso começou lá atrás, em dezembro, quando o senhor Marcelo Teixeira, ao vencer a eleição para presidência do Santos, afirmou que a camisa 10 não disputaria a Série B. O desprezo pela competição é tanto, que optaram por não deixar a 10 com essa mancha, provocada pela temporada desastrosa em 2023.

A arrogância seguiu com a contratação de Patrick - contratado sob a alegação de ser um atleta já prevendo a disputa da Série A de 2025. Sim, com 33% do Campeonato Brasileiro Série B em andamento e fora do G4, mas Marcelo Teixeira e companhia já dão como certo o acesso à Elite.

O descolamento da realidade é tanto, que teve atleta até reclamando da viagem de 6h de ônibus.

E em várias partidas, as diferentes equipes de transmissão narravam: "Carille está tranquilo no banco". Sempre tranquilo. Nem parece que está disputando - e apanhando - a Segunda Divisão. 

Enquanto essa mentalidade arrogante e prepotente dominar a Vila Belmiro, o Santos vai fracassar e seguir dando vexame.

As 4 derrotas seguidas na Série B, perder 50% dos 10 jogos disputados na Segundona e estar fora do G4 tendo perdido para duas equipes na Zona de Rebaixamento são sinais mais do que claros. É sinal vermelho. 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Elano: o jogador mais subestimado desse século?

Bicampeão brasileiro, bicampeão da Liga Ucraniana, uma vez campeão da Liga Indiana e uma vez campeão da Libertadores, da Copa América e da Copa das Confederações. Ainda ganhou quatro Paulistas, um Carioca, uma Recopa Sul-americana, uma Supercopa e uma Recopa Ucraniana

Revelado pelo Guarani em 1999, Elano, que completa 43 anos de idade hoje, brilhou no Santos e foi um dos pilares da histórica geração que conquistou o Brasileirão de 2002, tendo também sido um dos protagonistas do bicampeonato nacional em 2004.

Jogador inteligente, com ótima visão de jogo, aplicação tática e bom arremate, era importante defensiva e ofensivamente, tendo sido negociado com o Shakhtar Donetsk em 2004.

Após três temporadas e dois troféus nacionais com a equipe ucraniana, foi anunciado como reforço daquele que viria, em pouco tempo, ser o "novo rico": Manchester City, onde atuou por dois anos antes de seguir para o Galatasaray e encerrar a aventura europeia, voltando ao Santos de Neymar e Ganso, onde conquistaria a Libertadores de 2011.

Antes disso, porém, viveu a experiência de jogar uma Copa do Mundo, a de 2010. E vinha atuando muito bem com a amarelinha e fazendo um bom Mundial, até se machucar diante da Costa do Marfim.

O meio-campo brasileiro, que já tinha Kaká com problemas físicos, perdia seu polivante atleta, que, como fazia desde a época do Santos de 2002, corria dobrado para liberar o potencial de seus companheiros. A ausência de Elano - e de outros meias ofensivos na lista de convocados - fez o Brasil perder muito do seu poder de fogo. E o final todos já sabem...

Depois da segunda passagem pelo Santos, ainda jogou na Índia, Grêmio e Flamengo, mas sem o mesmo brilho dos anos anteriores, encerrando a carreira em 2016, após quase 700 jogos e mais de 160 gols, e iniciando a vida de treinador.

Ainda sem muito brilho como técnico, tem participado como comentarista em programas esportivos.

Pra mim, é um dos atletas mais subestimados desse século, por conta de seu potencial técnico e tático. Você concorda? Ou conhece outro atleta que teve mais bola e menos mídia que o Elano?

domingo, 9 de junho de 2024

A estrela de Endrick brilha forte na seleção brasileira

Tem jogador que brilha muito em clubes, mas quando veste a camisa da seleção, vira outro atleta, muito menos brilhante. Marcelo e Daniel Alves são dois ótimos exemplos: laterais lendários em clubes, mas apenas medianos na seleção.

E tem atletas que jogam bem em clubes, mas quando chegam na seleção, se transformam em monstros! Cafu e Taffarel eram dois desses jogadores que sempre jogaram em alto nível em clubes, mas quando vestiam a amarelinha, o talento era turbinado.

E Endrick parece ser desse segundo grupo. Impressionante como o garoto, recém-saindo da adolescência, se adaptou tão bem à seleção. Em apenas cinco jogos, já marcou três vezes. 

Inglaterra, Espanha e México foram as vítimas de Endrick, um talento raro. Pode não ser o mais habilidoso ou artilheiro a vestir a amarelinha, mas é um dos que mais rápido se adaptou ao uniforme pentacampeão. 

Jogo após jogo, ele vai mostrando suas armas. Arranques, dribles e gols decisivos. São apenas amistosos? Sim. E não. São jogos da seleção brasileira. São partidas contra grandes adversários. E é um "moleque" na casa dos 18 anos se impondo com a amarelinha.

Numa partida arisca, como sempre são as contra o México, Endrick entrou no finalzinho, como tem sido rotina desde que passou a ser convocado, e marcou em uma das poucas oportunidades que teve, como já estamos nos acostumando.

Andreas Pereira marcou um golaço no comecinho da partida. Martinelli ampliou no comecinho do segundo tempo. E nos 15 minutos finais, os mexicanos foram buscar o empate. Só não contavam com o gol de desempate aos 51 do segundo tempo, da ex-estrela do Palmeiras e mais novo membro do galático Real Madrid.

Gol de quem tem um dom.

Gol de quem é diferente.

Gol de quem quer fazer a diferença.

sábado, 8 de junho de 2024

Santos: um vexame sem fim

Nove jogos. Cinco vitórias. Quatro derrotas - incluindo duas para lanternas. Três derrotas seguidas. E correndo o sério risco de terminar a nona rodada da Série B do Brasileirão fora do G4 que garante o retorno à Série A.

Futebol nada competitivo. Time desorganizado, sem alma, sem tática, sem inteligência. 

Insistência em atletas que não rendem e só atrapalham o desempenho da equipe.

Desprezo à categoria de base.

Esse é o Santos no dia 08 de junho de 2024.

Um arremedo de time que começou o ano voando e gerando altas expectativas, mas que claramente se contaminou pela arrogância e soberba que vem da diretoria - aquela mesma que disse que a 10 não jogaria a Segundona.

Além de pagar caro por contratações inexplicáveis e improdutivas - e insistir nelas. Patrick, Morellos, Nonato, Cazares: por qual motivo insistir tanto nesses atletas se claramente eles não se encaixam no esquema "armado" por Fábio Carille?

Por qual motivo a base, que sempre trouxe boas soluções ao Peixe, está escanteada, desprezada? Enquanto esses veteranos seguem tendo oportunidades não aproveitadas, os Meninos da Vila mal ganham minutos em campo...

E assim o Santos vai vivendo seu pior momento do ano. É normal todo time oscilar. E é nessas horas que se tem que ter serenidade E HUMILDADE para enxergar os erros e trabalhar nas soluções.

O Santos errou em contratações. Está errando ao insistir em quem já mostrou que não dá resultados e ao desprezar a base. Mas ainda dá tempo para corrigir o rumo. E é necessário acertar essa rota urgentemente, caso contrário, a disputa pelo acesso ficará distante.

terça-feira, 4 de junho de 2024

Brasil faz partida morna, mas goleia em último amistoso e deixa boa impressão para Olimpíadas

A Seleção Brasileira goleou novamente a Jamaica por 4x0 no segundo amistoso contra a seleção da América Central.

Com as duas goleadas em solo brasileiro (primeiro em Pernambuco e depois na Bahia), o Brasil deixa boa expectativa no coração dos torcedores.

Com um time bastante modificado entre a primeira e a segunda partida, dando rodagem para as convocadas, o técnico Arthur Elias pode observar diferentes atletas e formações.

E alguns pontos se sobressaíram:

1) o ataque brasileiro produz muito (e isso é ótimo), mesmo em dias pouco inspirados, como foi nessa terça (não se iluda pelo placar). Porém, desperdiça muitas chances, seja pecando no último passe, seja pecando na finalização. Em jogos decisivos como Olimpíadas ou Copa do Mundo, isso pode custar caro.

2) o meio-campo tem muita mobilidade, mas também dá muitos espaços para os times adversários trabalharem a bola. Dá pra ser mais combativo na região intermediária. 

3) a defesa ainda sofre alguns sustos, principalmente nas bolas aéreas (o ponto crítico que custou eliminações nos últimos anos).  Mesmo com a mudança de comissão técnica, as jogadas pelas pontas da área ainda geram sufoco...

4) temos bons nomes para trabalhar além de Marta e Cristiane (vale sempre reforçar isso, pois nem todos acompanham o futebol feminino regularmente): 
- Jheniffer, atacante do Corinthians, tem apenas 22 anos, mas mostrou técnica e oportunismo para balançar as redes duas vezes. Entrou no segundo tempo e foi o nome da partida! 
- Byanca Brasil, estrela do Cruzeiro, tem 28 anos e mostrou estar em plena forma física e à vontade com a camisa da seleção.
- Duda Sampaio, outra jovem do elenco corintiano (tem 23 anos), teve boa atuação contra as jamaicanas e vai cavando cada vez mais um espaço no meio-campo da seleção. 
- Gabi Portilho (outra atleta do Corinthians) foi muito acionada durante o jogo e fez boas jogadas, porém, pecou em algumas decisões. Tem 29 anos e talento para caprichar um pouco mais nas tomadas de decisão.

Atenção: uma breve pausa na produção por aqui devido a questões de saúde

Aos que visitam o meu blog para se informar (boletim do futebol feminino, análises de jogos e curiosidades do mundo do futebol), aviso que de hoje até a próxima semana, a produção de conteúdos do blog estará comprometida devido a um procedimento cirúrgico.

Tão logo eu esteja recuperado, voltarei com as postagens normalmente.

Atenciosamente

Anderson Marin Lima

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Displicente, Santos perde mais uma na Série B

Como tem sido rotina, o Santos fez mais uma partida ruim na Série B do Brasileirão. 

Diferentemente de outros jogos, em que jogou mal mas venceu, hoje jogou mal e perdeu. 

De novo, o time entrou desligado no primeiro tempo, fez sofríveis 45 minutos iniciais e saiu para o intervalo derrotado por 1x0.

Mal começou o segundo tempo e o Botafogo, que começou a rodada como lanterna e sem marcar gols há seis partidas, balançou as redes pela segunda vez. Com tranquilidade.

Pela segunda vez, o Santos perde para o último colocado, assim como foi com o Amazonas.

Pela terceira vez, o Santos se mostra impotente para reverter o placar ao sair perdendo um jogo - nos três jogos em que o time adversário marcou primeiro, saiu vencedor.

Mais uma vez, Carille esteve passivo enquanto assistia seu time não produzir em campo.

O Santos precisa entender que camisa não ganha jogo, história não vence partida, tradição não conquista campeonato. Ou o time começa a jogar sério os 90 minutos, ou verá a disputa pelo acesso ficar distante.

As derrotas para dois lanternas já deveriam ser sinais mais do que suficientes para Carille entender isso.

Boletim do Futebol Feminino - 03/06: Brasil goleia em amistosos da seleção principal e da Sub20 e quebra recorde de público no Nordeste

A Seleção Brasileira feminina vem mostrando sua força na sequência de amistosos, tanto na categoria principal como na Sub20.

No jogo das veteranas, os 33.272 torcedores que embelezaram a Arena Pernambuco assistiram um baile do time comandado por Arthur Elias sobre a Jamaica. 

Com grande atuação de Marta, que balançou as redes duas vezes, mais um gol de Adriana e um gol contra, o Brasil goleou por 4x0 e ganhou moral para o segundo amistoso contra as jamaicanas, que acontece nessa terça, às 20h, em Salvador.

Os confrontos diante da Jamaica fazem parte da preparação do time para a disputa das Olimpíadas de Paris, em julho.

Já a seleção Sub20, que está se preparando para a Copa do Mundo da categoria, encarou a Áustria em duas partidas na Espanha e venceu com tranquilidade ambos os jogos: o primeiro por 3x1 e o segundo por 4x1.

Por fim, uma pequena pausa no futebol de campo para falarmos de futsal. Na semana passada, entrevistamos o Luciano Germano, Coordenador de Futsal da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, devido à realização do Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos. 

A competição aconteceu entre quinta e sábado e terminou com título para a seleção do Paraná, na categoria feminina, e para o Rio de Janeiro, na categoria masculina.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.




Mais lidas