quarta-feira, 31 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino: Brasil joga mal, Marta é expulsa, seleção brasileira perde para a Espanha e deixa classificação nos pés de outras seleções

Um dia para a seleção brasileira feminina esquecer... O duelo contra a Espanha foi um choque de realidade para quem sonha com uma medalha.

Nos números, um massacre: 83% de posse de bola para as espanholas, que finalizaram 28 vezes contra apenas seis arremates do Brasil e conseguiram 16 escanteios contra somente dois das brasileiras. 

Olhando assim, os 2x0 para as europeias foram até pouco, ainda mais considerando que o Brasil jogou todo o segundo tempo sem Marta, expulsa nos acréscimos da primeira etapa, e quase 20 minutos sem poder contar com Antônia, que se lesionou após acabarem as substituições.

Com o tropeço, o Brasil recorreu à calculadora para saber se passaria ou não de fase. E aí, a "sorte" sorriu: como a Alemanha goleou a Zâmbia por 4x1 e os Estados Unidos venceram a Austrália por 2x1, o time de Arthur Elias conseguiu a vaga como uma das duas terceiras colocadas. 

O adversário será o líder do grupo A, a França.

Mas, se quiser brigar por medalha, o Brasil terá que jogar o que não jogou nos três primeiros jogos.

E terá que lutar pela vaga na semifinal sem sua camisa 10, já que Marta cumprirá suspensão.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 30 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino: Brasil se prepara para jogo da vida nas Olimpíadas; e Final da Segundona do Brasileirão começa sem gols

A seleção brasileira realizou nessa terça-feira (30) o único treino antes do duelo decisivo contra a Espanha, pela última rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris.

Com uma vitória e uma derrota em duas partidas, o Brasil aparece na terceira posição do grupo C, atrás de espanholas e japonesas, e precisa de um empate para avançar para as quartas-de-final sem depender de outros resultados.

Caso seja derrotada nessa quarta-feira, a seleção brasileira precisará fazer as contas para se classificar como uma das duas melhores terceiras colocadas. 

Até o momento, apenas Estados Unidos, que lidera o grupo B, e Espanha, que lidera o grupo C, estão asseguradas na próxima fase. 

Se não tivesse sido punida por espionagem, a seleção canadense, que venceu seus dois jogos, também estaria classificada, porém, por ter perdido seis pontos como punição, está zerada na tabela de pontuação, mas ainda viva na briga por uma vaga entre as oito que seguirão lutando pelo título. 

Mudando de assunto, vamos falar sobre a final da Série A2 do Campeonato Brasileiro. Na primeira partida da decisão, o Instituto 3B (AM) recebeu o Bahia no Amazonas, porém, o zero não saiu do placar. O confronto da volta será nesse domingo, às 11h, para as jogadoras se deliciarem com o calor baiano enquanto disputam o título nacional.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



O nome dele é Zlatan Ibrahimovic

Zlatan Ibrahimovic! O gigante sueco que encantou o mundo com um faro de gols apurado e uma habilidade muito fora da curva, ainda mais para um atleta de 1,95m!

Uma história impressionante que começou em a "ficar séria" em 1999, quando Ibra fez as primeiras partidas profissionais pelo Malmö (SUE). Em 47 jogos, marcou 18 gols e chamou a atenção do Ajax (HOL).

A partir daí, Zlatan mudou de patamar! Força física, dribles e gols, ou melhor, golaços: essa virou a rotina em três temporadas no Gigante Holandês. O Liverpool (ING) foi seu primeiro adversário e sentiu o veneno do sueco, que fez uma bagunça danada na defesa inglesa!

Dali em diante, era só história:

* Ajax (HOL): 110 jogos e 48 gols;
* Juventus (ITA): 92 jogos e 26 gols;
* Internazionale (ITA): 117 jogos e 66 gols;
* Barcelona (ESP): 46 jogos e 22 gols;
* PSG (FRA): 180 jogos e 156 gols;
* Manchester United (ING): 53 jogos e 29 gols;
* Los Angeles Galaxy (EUA): 58 jogos e 53 gols;
* Milan (ITA): 163 jogos e 93 gols;

Entre 1999 e 2023, quando pendurou as chuteiras, foram 988 jogos e 573 gols, colocando Ibra como um dos 25 jogadores da história com mais de 500 bolas na rede (segundo dados da IFFHS).

Além disso, conquistou mais de 30 títulos, incluindo Mundial de Clubes, Liga espanhola, francesa, italiana e holandesa. Porém, não tem na galeria de troféus Champions League nem Copa do Mundo.

Com personalidade forte, soltou frases icônicas*, como:

* Não consigo fazer outra coisa a não ser rir de como sou tão perfeito;

* Zlatan não faz testes (ao ser convidado para fazer teste no Arsenal);

* É verdade que não conheço muitos jogadores aqui, mas eles com certeza me conhecem (ao chegar à Liga Francesa);

* Uma Copa sem mim não é digna de se assistir.

Esse é Zlatan Ibrahimovic, uma lenda do futebol!

*frases extraídas de uma matéria da ESPN de 04/06/2023.


segunda-feira, 29 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 29/07: Brasil sofre virada surpreendente para o Japão e se complica nas Olimpíadas; e Vasco é campeão da Terceirona

Do céu ao inferno em cinco minutos. Assim foi o final do segundo jogo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, diante do Japão.

A seleção brasileira vencia as japonesas por 1x0 até os 45 minutos do segundo tempo, quando um apagão defensivo permitiu dois gols do Japão em cinco minutos.

A derrota complicou a situação do Brasil, que aparece em terceiro lugar no grupo C com três pontos e saldo de gols zerado, porém, a seleção segue viva na disputa por vaga na próxima fase. 

Como avançam as duas primeiras colocadas de cada um dos três grupos mais as duas melhores terceiras colocadas, a equipe de Arthur Elias avança sem depender de ninguém com um empate na última rodada, diante da Espanha. Caso sofra nova derrota na quarta-feira, fica dependendo dos resultados das outras partidas.

Mudando de assunto, vamos falar da Série A3 do Campeonato Brasileiro, pois o Vasco (RJ) foi campeão ao segurar o empate sem gols diante do Paysandu (PA). Na partida de ida, a equipe carioca havia vencido por 2x1.

O título foi conquistado de forma invicta pelas vascaínas, que ganharam nove jogos e empataram apenas a última partida da competição, que é disputada desde o início em formato de mata-mata.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



sexta-feira, 26 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 26/07: Segundo jogo do Brasil nas Olimpíadas e Finais da Segundona e da Terceirona do Brasileirão agitam o final de semana

Após estrear nas Olimpíadas de Paris com vitória por 1x0 sobre a Nigéria, o Brasil se prepara para o segundo jogo pela competição - e a expectativa é de mais uma pedreira.

Ainda sem saber se poderá contar com a lateral-esquerda Tamires, que se lesionou no primeiro tempo do jogo contra as nigerianas, o técnico Arthur Elias terá que se desdobrar para pensar em estratégias para conter o poderio ofensivo do Japão, que perdeu na estreia para a Espanha, mas mostrou um futebol de alta qualidade e com ataques bastante perigosos.

E o treinador terá pouco tempo para isso, já que o duelo contra as japonesas acontece no domingo (28), às 12h. Caso vença a equipe asiática, o Brasil coloca um pezinho na próxima fase e deixa as japonesas com um pezinho fora das Olimpíadas.

Mudando de assunto, vamos falar das Séries A2 e A3 do Campeonato Brasileiro, que têm jogos decisivos nesse final de semana.

No sábado (27), às 21h, Vasco (RJ) e Paysandu (PA) fazem a segunda e última partida que definirá a equipe campeã da Terceirona. O clube carioca tem a vantagem de ter vencido o jogo de ida, no Pará, por 2x1.

Já a Segundona terá a primeira partida da decisão nesse domingo (28), às 21h, quando o Instituto 3B (AM), dono da melhor campanha da competição na fase de grupos, recebe o Bahia, que está fazendo a melhor campanha no mata-mata. O duelo da volta será no próximo final de semana, em solo baiano.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quinta-feira, 25 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino: Brasil vence a Nigéria e Espanha supera o Japão em dia de estreia do Futebol Feminino nas Olimpíadas

Como era de se esperar, o Brasil teve dificuldades em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris.

A Nigéria, adversária da seleção brasileira na primeira partida de ambos na competição, buscou atormentar o Brasil exatamente como o técnico Arthur Elias previa: em contra-ataques e em jogadas de bola parada.

Porém, a bem posicionada defesa brasileira deu poucos espaços - e quando isso aconteceu, a goleira Lorena cresceu para cima das adversárias e evitou o gol nigeriano.

Já no ataque, o gol só saiu quando Marta apareceu. Ela balançou as redes, mas a arbitragem anulou corretamente vendo impedimento no início da jogada. Porém, no lance seguinte, a camisa 10 do Brasil descolou lindo passe para Gabi Nunes, que dominou com estilo e, de frente pro gol, bateu com categoria para fazer o gol solitário e que garantiu os três pontos.

No outro jogo do grupo, Espanha e Japão fizeram um grande duelo, com as japonesas abrindo o placar em bela cobrança de falta. Porém, as espanholas não se abalaram e buscaram a virada, vencendo por 2x1.

Pelo grupo A, o Canadá derrotou a Nova Zelândia por 2x1 e a França fez 3x2 sobre a Colômbia, enquanto pelo grupo B, a Alemanha bateu a Austrália por 3x0, mesmo placar da vitória dos Estados Unidos sobre a Zâmbia.

A próxima rodada do futebol feminino acontecerá no domingo, quando o Brasil encara o Japão, ao meio-dia.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.




quarta-feira, 24 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 24/07: Brasil estreia nas Olimpíadas de Paris contra adversário complicado, mas que nunca venceu as brasileiras

O Brasil está contando as horas para entrar em campo pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris.

A seleção brasileira enfrenta a Nigéria nessa quinta-feira (25), às 14h, em um duelo que coloca como adversário uma equipe que nunca venceu o Brasil.

No entanto, engana-se quem pensa que a expectativa seja de um jogo fácil, pois nas duas ocasiões em que se enfrentaram, brasileiras e nigerianas fizeram jogos equilibrados.

A primeira vez foi na Copa do Mundo de 1999, na qual o jogo terminou empatado por 3x3 no tempo normal, e na prorrogação, Sissi marcou de falta e deu a vitória ao Brasil.

O segundo duelo ocorreu nas Olimpíadas da China, em 2008. Com show de Cristiane, que marcou três vezes, o Brasil ganhou por 3x1 e avançou para a segunda fase como líder do grupo.

Além dos dois jogos contra as nigerianas, a seleção brasileira enfrentou equipes africanas mais sete vezes, somando cinco vitórias e dois empates. Ou seja, no décimo confronto contra seleções da África, o Brasil defende uma invencibilidade histórica.

E para manter o tabu, o técnico Arthur Elias vem estudando as nigerianas e aponta que as adversárias têm como pontos fortes as jogadas iniciadas com bola parada, contra-ataques e exploram muito a força física.

Amanhã descobriremos se os estudos conseguiram ajudar o treinador do Brasil a encontrar um bom caminho para a vitória.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 23 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 23/07: Seleção Brasileira treina na véspera da estreia nas Olimpíadas; e Paulistão Sub20 define semifinalistas

A seleção brasileira feminina faz seus últimos ajustes visando a estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, na quinta-feira (25), às 14h, diante da Nigéria.

O Brasil tem treinado no estádio de Bordeaux e dentre as atividades comandadas pela comissão técnica de Arthur Elias estão até as disputas de pênaltis.

Os treinos estão sendo realizados dentro de um cronograma específico, pois além das brasileiras, também estão usando o estádio para treinamentos a seleção feminina da Nigéria e as seleções masculinas do Japão e do Paraguai. Cada uma tem um horário bem definido para realizar suas atividades.

Além da Nigéria, o Brasil ainda enfrentará na fase de grupos o Japão e a Espanha.

Mudando de assunto, vamos falar do Campeonato Paulista Sub20, pois estão decididos os confrontos das semifinais.

Dono da melhor campanha da competição, o São Paulo medirá forças com o Corinthians, enquanto na outra chave, Santos e Ferroviária disputam uma vaga na decisão. As partidas ainda não têm datas para acontecer. 

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



A Estrela do Butão: conheça quem mais mete gols no Butão!

Fãs de Antero Greco e Amigão, alegrai-vos: o Butão volta a ser manchete - e de uma maneira que você nunca viu.

Quem viu a crise de risos na dupla mais maravilhosa do jornalismo esportivo ao noticiar a goleada da China sobre o Butão jamais esquecerá desse simpático país asiático.

E dentre os quase 800 mil butaneses, um tem se destacado. Ou melhor, uma: Sunita Rai!

Essa cidadã simplesmente não para de marcar gols no Campeonato do Butão. De 2022 até aqui, já são mais de 50 bolas na rede atuando pelo Transport United (já falamos sobre esse time aqui, lembra? Se não lembra, dá uma olhada nos destaques do meu perfil, no "Curioso FC"). 

E a gentil artilheira, que tem apenas 23 anos, conversou comigo e topou dar uma minientrevista exclusiva, que reproduzo abaixo (conversamos em inglês, então, relevem qualquer tropeço na tradução).

- Desde quando você joga futebol? Mais ou menos desde os 10 anos de idade;

- Por qual motivo você decidiu ser jogadora? Porque me encontrei tão feliz e perdida no mundo do futebol e quando percebi, o futebol já havia se tornado um vício para mim, do qual eu nunca poderia pensar em abandonar…

- Você se dedica apenas ao futebol ou faz jornada dupla com outra profissão? Por enquanto só ao futebol, já que estou ganhando a vida através do futebol.

- Você já jogou em outros países? Sim, mas apenas com a minha seleção, representando meu país (Butão).

- Você conhece algo sobre o futebol brasileiro? Sim! Os jogadores brasileiros costumam ser muito habilidosos. E eu conheço a Marta.

Se você quiser saber mais sobre a rotina de gols da Sunita, é só colocar para segui-la. E se você tiver sorte para encontrar a transmissão, nessa quarta, tem Butão x Bangladesh e essa fera foi convocada. Será que vai ter gol do Butão? 

Gostou desse bate-papo? Quer conhecer mais sobre jogadores e jogadoras dos diferentes cantos do mundo do futebol? Então, deixa seu like - e se quiser, deixe nos comentários qual jogador você gostaria que eu entrevistasse.

Foto: Instagram Sunita Rai


segunda-feira, 22 de julho de 2024

Santos goleia o Coritiba e, finalmente, mostra bom futebol na Série B

Uma vitória maiuscula, incontestável e dominante.

Há muito tempo o Santos não fazia uma partida verdadeiramente boa para agradar os olhos de seus torcedores. E essa espera acabou diante do Coritiba. 

Os números (com exceção dos gols) podem até enganar: 17 finalizações do Santos contra 13 do Coritiba; cinco escanteios pro Peixe contra três do Coxa; 55% de posse de bola para os alviverdes... Não houve equilíbrio na partida.

Desde o primeiro minuto, o Santos se impôs. Pressionou o Coritiba, abriu o placar aos quatro minutos, ampliou aos nove, acertou a trave, obrigou o goleiro Pedro Morisco a fazer meia dúzia de boas defesas e marcou mais duas vezes na reta final do segundo tempo.

Se fosse 6x0, 7x0, não seria exagero.

E nas poucas vezes que o Coritiba ameaçou, Gabriel Brazão se agigantou e evitou o gol paranaense. Talvez, uma das melhores partidas da carreira do jovem goleiro, que no alto dos seus 23 anos, mal fez 20 partidas profissionais até hoje.

Além de Brazão, JP Chermont, João Schmidt, Otero e Guilherme se destacaram em uma noite em que tudo funcionou para os santistas: goleiro inspirado, defesa compacta, meio-campo combativo e criativo e ataque arisco e efetivo.

Em que pese a péssima fase do Coritiba, sem vencer há seis jogos, tendo perdido os últimos três, a vitória do Santos deve ser comemorada por seus torcedores.

Afinal, diferente do que fez diante do Brusque (SC) e do Guarani (SP), quando goleou mas jogou bem apenas alguns minutos e depois parou de jogar, diante do Coritiba, o Santos jogou - e bem - do início ao fim.

Se o desempenho em campo era motivo de críticas, apesar dos bons resultados, contra o Coxa, o Santos voltou a dar esperanças de dias melhores aos seus torcedores.



Boletim do Futebol Feminino - 22/07: Brasileirão Sub20 define as semifinalistas; Bahia e Instituto 3B disputam o título da Segundona; e Vasco larga na frente na decisão da Terceirona

Estão definidas as quatro equipes que seguem na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro Feminino Sub20.

Com duas vitórias sobre o Minas Brasília (DF), o Internacional (RS) se classificou sem grandes sustos para a semifinal e segue firme na luta pelo tricampeonato consecutivo. Quem também avançou sem maiores problemas foi o Corinthians (SP), que venceu uma e empatou a outra partida diante do Fortaleza (CE).

Já nos outros dois confrontos, não faltou emoção. O Flamengo (RJ) perdeu o jogo de ida por 1x0, mas buscou a virada e eliminou o São Paulo (SP) ao vencer o segundo duelo por 2x0. O Botafogo (RJ) também avançou e com mais dificuldades: depois de dois empates diante do Grêmio (RS), a decisão da vaga foi para os pênaltis, com vitória alvinegra por 5x4.

Os duelos das semifinais já estão definidos: Flamengo contra Inter e Botafogo contra Corinthians, mas ainda aguardando a CBF definir as datas.

Assim como o Brasileirão Sub20 caminha para a reta final, as divisões profissionais também vão chegando aos "finalmentes".

A final da Série A2 do Brasileirão será disputada entre o Instituto 3B (AM), que goleou o Juventude (RS) por 5x0 e reverteu a desvantagem por ter perdido o jogo de ida por 1x0; e o Bahia, que venceu os dois duelos contra o Sport (PE).

Já a Série A3 teve o Vasco (RJ) triunfando no primeiro jogo da final, contra o Paysandu (PA), em pleno estádio da Curuzu, no Pará. Com a vitória por 2x1, o clube carioca pode até empatar na partida da volta, no sábado, em São Januário, que ainda assim ficará com o título.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



sexta-feira, 19 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 19/07: Finalistas da Segundona do Brasileirão serão conhecidos nesse final de semana; e Federação Gaúcha divulga detalhes do Campeonato Estadual

A partir de hoje, serão definidas as equipes finalistas da Série A2 do Campeonato Brasileiro.

Às 21h dessa sexta-feira, o Bahia, que venceu a primeira partida por 2x1, recebe o Sport (PE) em Salvador e conta com o apoio de sua torcida para administrar a vantagem e avançar à final.

Amanhã, também às 21h, é a vez de Instituto 3B (AM) e Juventude (RS) medirem forças em Manaus (AM). As gaúchas venceram o primeiro duelo por 1x0 e jogam pelo empate para chegar à decisão.

Os quatro times que disputam duas vagas na final já estão com o acesso garantido para a Série A1 do Brasileirão de 2025.

Mudando de assunto, vamos falar sobre o Campeonato Gaúcho, pois a Federação divulgou os detalhes do campeonato estadual desse ano. 

Com início em 11 de agosto e término em 24 de novembro, o Gauchão Feminino será disputado por nove equipes, sendo que na primeira fase, sete times se enfrentam em turno único e os quatro que somarem mais pontos avançam para a segunda fase.

Na etapa seguinte, essas quatro equipes se juntam a Grêmio e Internacional para a disputa de um hexagonal, com todos os times se enfrentando em turno único. Os quatro clubes que somarem mais pontos avançam para a semifinal, que será disputada em partidas de ida e volta, assim como a final.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quinta-feira, 18 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 18/07: Brasil chega à França para disputa das Olimpíadas, CBF define datas das finais da Terceirona e Ferroviária e Red Bull anunciam reforços

A seleção brasileira já está na França, onde acontecerão os Jogos Olímpicos de Paris. 

A delegação desembarcou em solo francês no início dessa tarde e a comissão técnica tem no planejamento uma visita ao estádio do Bordeaux, que receberá a primeira partida do Brasil, diante da Nigéria, no dia 25.

Já as atletas participam apenas de uma reunião técnica nessa quinta. Na tarde de sexta-feira, a seleção faz seu primeiro treinamento em campo.

Mudando de assunto, vamos atravessar o oceano e desembarcar em Belém, no Pará, onde acontecerá a primeira partida da final da Série A3 do Brasileirão, entre Paysandu (PA) e Vasco (RJ). 

O duelo foi marcado para às 21h desse domingo (21). Já a partida da volta será no sábado que vem, dia 27, também às 21h, no Rio de Janeiro.

Por fim, vamos falar sobre o mercado da bola, pois tem atletas mudando de time no meio da temporada. A meio-campista Darlene se despediu do Flamengo (RJ) e acertou com a Ferroviária (SP). Porém, ela não poderá jogar o Brasileirão e estará disponível apenas para a disputa do Paulistão e da Libertadores.

Quem também está aproveitando a pausa nos campeonatos para reforçar o plantel é o Red Bull Bragantino (SP), que acertou com o Cruzeiro (MG) o empréstimo da lateral Isa Fernandes, que ficará em Bragança até o final do ano.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.




quarta-feira, 17 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 17/07: em preparação para a Copa do Mundo Sub17, Brasil perde amistosos para os Estados Unidos

A seleção brasileira sub17 encerrou mais um ciclo de amistosos visando a Copa do Mundo da categoria, que acontece em outubro desse ano, na República Dominicana.

O Brasil enfrentou os Estados Unidos em dois jogos em solo estadunidense e acabou derrotado em ambos por 3x1.

O Mundial da categoria terá início em 16 de outubro e a seleção brasileira estreia no segundo dia de competições, enfrentando a Zâmbia. Na sequência, encara o Japão no dia 20 e fecha a fase de grupos medindo forças com a Polônia, no dia 23.

A Copa do Mundo Sub17 contará com 16 equipes participantes, divididas em quatro grupos com quatro seleções cada um, e terá quase todas as campeãs da modalidade - apenas a França, vencedora da edição de 2012, ficou de fora. 

Atual bicampeã, a Espanha chega como uma das favoritas. Também duas vezes vencedora da Copa, a Coreia do Norte estará presente, bem como a Coreia do Sul, campeã em 2010, e o Japão, primeiro lugar em 2014.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 16 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 16/07: No sufoco, Paysandu elimina o Vitória e encara o Vasco na final da Terceirona; e Brasileirão Sub20 começa a definir os semifinalistas

O Paysandu (PA) sofreu, mas conseguiu avançar para a final da Série A3 do Brasileirão, onde enfrentará o Vasco da Gama (RJ), em datas ainda a serem definidas. 

O time paraense viu a vantagem conquistada no jogo de ida ir por água abaixo quando o Vitória (BA) abriu 2x0 no tempo normal. Com isso, a decisão da vaga foi para os pênaltis - e na marca da cal, a equipe alviceleste venceu por 3x1. 

Agora, Paysandu e Vasco aguardam as definições da CBF para iniciarem a disputa pelo título.

Mudando de assunto, vamos falar do Brasileirão Sub20, pois nessa semana teremos a definição das semifinalistas.

Nessa quarta (17), às 15h, o Internacional (RS) recebe o Minas Brasília (DF) com uma grande vantagem, já que as Gurias Coloradas venceram a partida de ida, fora de casa, por 4x0.

Na quinta-feira (18), às 15h, acontecem as outras três partidas que encerrarão as quartas-de-final. No Rio de Janeiro, o Flamengo recebe o São Paulo, com a equipe paulista em vantagem por ter vencido a partida de ida por 1x0.

Também em solo carioca, o Botafogo mede forças com o Grêmio. No duelo inicial, no Rio Grande do Sul, as equipes empataram por 2x2.

E em solo cearense, o Fortaleza recebe o Corinthians e tenta reverter a desvantagem de 2x0, construída pelas paulistas no jogo de ida.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



segunda-feira, 15 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 15/07: Bahia vence Sport na primeira semifinal da A2; Vasco larga na frente na semi da A3 do Brasileirão; e brasileira fecha com Real Madrid

As semifinais das Séries A2 e A3 do Brasileirão começaram nesse final de semana com um jogo cada uma.

Pela Segundona do Campeonato Brasileiro, o Bahia venceu o Sport (PE) por 2x1, em Pernambuco, e deu um grande passo rumo à decisão do torneio. O jogo da volta será na sexta-feira (19), em Salvador (BA).

A outra semi terá início nessa terça-feira, às 21h, quando o Juventude (RS) recebe o Instituto 3B (AM), no Rio Grande do Sul. 

Já a Série A3 da competição nacional conheceu seu primeiro finalista: o Vasco da Gama (RJ). 

A equipe carioca venceu o Ação (MT) por 3x0, fechando a semifinal com 4x0 no agregado, e se tornou a primeira equipe a avançar pra decisão da Terceirona.

O adversário das vascaínas será descoberto nessa noite: às 21h, o Vitória (BA) recebe o Paysandu (PA) e tem uma dura missão: reverter a desvantagem por ter perdido o jogo de ida por 2x0.

Por fim, uma ótima notícia para o futebol brasileiro: Antônia Silva, lateral que defenderá a seleção brasileira nas Olimpíadas, foi anunciada como novo reforço do Real Madrid (ESP). Na última temporada, ela defendeu o Levante (ESP).

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora. 

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 11/07: Pelo Paulistão, São Paulo goleia o lanterninha Marília e Santos perde para o Taubaté em plena Vila Belmiro

A oitava rodada do Campeonato Paulista Feminino trouxe mudanças na parte de cima da tabela!

O São Paulo goleou o lanterna Marília por 7x1 e assumiu a terceira colocação do Estadual com 14 pontos. O Tricolor tem cinco pontos a menos que o líder Palmeiras, porém, as rivais têm um jogo a mais.

E quem foi ultrapassado pela equipe do Morumbis foi o Santos, que perdeu em plena Vila Belmiro para o Taubaté por 2x1, estacionou nos 13 pontos e caiu para o quarto lugar. Já a equipe do Vale do Paraíba foi a nove pontos e aparece na oitava posição.

Outra equipe que se aproveitou do tropeço santista foi o Red Bull Bragantino. A equipe de Bragança Paulista venceu o Pinda por 2x0 e foi a 11 pontos, se aproximando do G4.

Lembrando que na primeira fase do Paulistão, participam 11 equipes, que se enfrentam em turno único e as quatro que somarem mais pontos avançam para as semifinais.

A próxima rodada do estadual acontece apenas em agosto, com o torneio paulista acompanhando a pausa do Brasileirão e retornando apenas após o término das Olimpíadas de Paris.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.




quarta-feira, 10 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 10/07: Bahia e Juventude conquistam vaga nas semifinais da Série A2 do Brasileirão e confirmam acesso à elite nacional, porém, mais uma acusação de racismo ganha destaque

Bahia e Juventude (RS) conquistaram as duas últimas vagas para as semifinais da Série A2 do Campeonato Brasileiro e seguem na luta pelo título, junto do Instituto 3B (AM) e do Sport (PE). 

Os quatro foram promovidos para a Série A1 do Brasileirão e disputarão a elite do campeonato nacional em 2025.

A vaga nas semis e o acesso das gaúchas e das baianas foram confirmados com empates. 

O Juventude empatou em 2x2 com o Fortaleza (CE) e fez valer a vantagem adquirida com a vitória na primeira partida por 1x0.

Já o Bahia ficou no 0x0 com o JC FC (AM) e por ter vencido o jogo de ida por 2x0, seguiu na competição. Esse confronto, no entanto, ficou marcado por uma acusação de racismo de uma jogadora do clube nordestino contra o treinador da equipe amazonense.

Segundo relato da atleta Suelen, ela foi chamada de "macaca" pelo técnico português Hugo Duarte. Diante da acusação, o treinador foi detido pela Polícia e até o fechamento desse boletim, seguia detido.

Polêmica à parte, agora as equipes aguardam a definição da CBF em relação às datas para disputarem as semifinais.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



segunda-feira, 8 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 08/07: Sport e Instituto 3B avançam para as semifinais da Série A2 e garantem o acesso à elite do Brasileirão; e Vasco e Paysandu se aproximam da final da Série A3

Com muita emoção e nas penalidades: foi assim que Instituto 3B (AM) e Sport (PE) avançaram para as semifinais da Série A2 do Campeonato Brasileiro e garantiram o acesso para a elite do torneio nacional.

Jogando diante de sua própria torcida, o Sport venceu o Athletico Paranaense por 2x1 e levou a decisão da vaga para as penalidades, vencendo por 4x1.

Roteiro similar ocorrido com o 3B, que empatou em 1x1 com o Mixto (MT) e viu a vaga na semifinal ser decidida nos pênaltis - e o clube amazonense aproveitou melhor as chances, ganhando por 4x2.

Os outros semifinalistas serão decididos na noite dessa segunda-feira, no confronto entre Bahia e JC FC (AM), com o time baiano em vantagem por ter vencido o primeiro duelo por 2x0, e no embate entre Juventude (RS) e Fortaleza (CE), com as gaúchas precisando apenas empatar após triunfarem na partida de ida por 1x0.

A Série A3 também está na reta final, com as partidas das semifinais sendo realizadas no sábado. Fora de casa, o Vasco (RJ) venceu o Ação (MT) por 1x0, enquanto o Paysandu (PA), jogando com o apoio de sua torcida, bateu o Vitória (BA) por 2x0. Os duelos de volta acontecem no final da semana.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



domingo, 7 de julho de 2024

Sem surpresas: o Brasil atual é isso

Há 22 anos, o Brasil vencia sua última Copa do Mundo.

De lá pra cá, iniciou uma sequência ingrata, sendo eliminado em cinco Copas do Mundo seguidas por seleções europeias. O Brasil desaprendeu a vencer as potências da Europa?

Mas, essa questão não é o foco desse post. É que até pouco tempo, num passado recente, o Brasil "só" tinha os europeus como pedras no sapato.

Agora, vejam só, os inimigos são os outros: não somente os europeus viraram barreiras quase intransponíveis, mas também africanos, "concacafianos" e até sul-americanos! 

O Brasil enfrentou três sul-americanos na Copa América. E venceu apenas um, empatando com a Colômbia e Uruguai, porém, perdendo para os uruguaios nas penalidades, dando adeus ao torneio nas quartas-de-final. 

Nesse ano, enfrentou três seleções que disputam torneios da Concacaf. Venceu apenas o México (eliminado na fase de grupos da Copa América) num amistoso e empatou com Estados Unidos (amistoso) e Costa Rica, já pelo torneio continental. 

Em 2023, venceu apenas dois dos seis jogos contra sul-americanos. E perdeu dois dos três jogos contra seleções africanas.

A eliminação nos pênaltis para o Uruguai não surpreendeu. Apenas confirmou alguns pontos que eu já abordei anteriormente, como um meio-campo sem combatividade e sem criatividade. 

Além do fato de não ter nenhum jogador com personalidade para chamar a responsabilidade e desequilibrar jogos - o único que faz isso tem passado mais tempo no departamento médico do que nos gramados.

Temos um ótimo goleiro, mas que não decide jogos. Temos bons laterais, mas que não dão assistências e nem opções de jogadas ofensivas. Temos um meio-campo que não marca nem cria chances de ataque. E temos um ataque de média de 1,75m de altura que vive de cruzamentos...

O Brasil tem bons talentos, mas não consegue formar um time. Dorival está apenas no início do trabalho, mas é inevitável questionar por qual razão insistir num esquema que claramente não funciona, que claramente trava o potencial dos atletas e que claramente deixa o Brasil fadado ao fracasso.

Até quando insistir no que está dando errado?

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino: Palmeiras vence Corinthians em clássico no Paulistão; e Santos e Internacional apresentam goleiras como reforços

O Palmeiras comemorou em dobro nessa semana no dérbi contra o Corinthians, pois além da vitória no futebol masculino, o alviverde também venceu o rival no feminino.

Jogando pelo Paulistão e como visitante, o Palmeiras fez 2x1 sobre o Corinthians e se isolou na liderança do estadual com 19 pontos, três a mais que as rivais, porém, com as alvinegras tendo um jogo a menos.

No final de semana, a oitava rodada do Campeonato Paulista terá mais quatro jogos: no sábado (06), às 11h, o Santos encara o Taubaté, enquanto às 18h, a Ferroviária mede forças com o São José.

No domingo (07), às 11h tem São Paulo contra Marília e às 15h o Pinda mede forças com o Red Bull Bragantino.

O Paulistão seguirá como destaque nesse mês, enquanto o Brasileirão está pausado, retornando à normalidade apenas em agosto, após as Olimpíadas.

Aproveitando a parada no torneio nacional, o Santos apresentou mais um reforço, a goleira Stefane, que apesar de ter apenas 25 anos de idade, tem uma boa bagagem, com passagens pela seleção brasileira de base e tendo defendido times como Flamengo, Instituto 3B, Real Brasília e Monroe College (EUA).

Quem também reforçou a meta foi o Internacional, que anunciou a goleira Bárbara como novo reforço para o plantel. Titular da seleção brasileira por muitos anos, a veterana goleira de 36 anos tem um extenso currículo, com passagens por equipes como Avaí Kindermann, Flamengo, Napoli (ITA) e Melbourne City (AUS), seu último time.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quinta-feira, 4 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino - 04/07: Série A2 do Brasileirão conhece seus semifinalistas nesse final de semana; e Série A3 começa a definir os finalistas

Emoção não vai faltar nos próximos dias com jogos decisivos pelas Séries A2 e A3 do Brasileirão.

Pela Segunda Divisão, serão definidos os semifinalistas do torneio - e que também garantirão o acesso à elite nacional.

No sábado (06), o Sport (PE), derrotado no jogo de ida por 1x0, recebe o Athletico Paranaense com a missão de reverter a magra vantagem sulista.

No domingo (07), o Instituto 3B (AM) recebe o Mixto (MT) após empate sem gols no duelo de ida.

Na segunda (08), o Bahia recebe o JC FC (AM) e terá o apoio de sua torcida para manter a vantagem adquirida na ida com o triunfo por 2x0. Já o Fortaleza (CE) vai até o Rio Grande do Sul encarar o Juventude (RS), com a equipe gaúcha tendo largado na frente ao vencer a primeira partida por 1x0.

Já a Terceirona terá os dois jogos das semifinais disputados no sábado (06), com o Ação (MT) encarando o Vasco (RJ) e o Paysandu (PA) medindo forças com o Vitória (BA).

E uma última informação: a Federação Amazonense de Futebol informou que o Holanda (AM) desistiu de disputar o campeonato estadual desse ano. Em contato com a reportagem, o clube confirmou que a decisão foi tomada após reunião da diretoria, que diante do desgaste após denúncias de jogadoras sobre as condições oferecidas pela instituição, que seriam precárias, sem segurança e até com alimentação inadequada, optou por dispensar todas as atletas e retomar as atividades em 2025. O Holanda alega que segue juntando provas para rebater as acusações.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



quarta-feira, 3 de julho de 2024

Boletim do Futebol feminino - 03/07: Internacional vence o Red Bull Bragantino, se livra do rebaixamento e deixa Santos e Botafogo próximos da queda para a Série A2 do Brasileirão

O Internacional (RS) conquistou uma importantíssima vitória sobre o Red Bull Bragantino (SP), em duelo atrasado pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo por 1x0, as Gurias Coloradas chegaram aos 17 pontos e estão matematicamente garantidas na Série A1, eliminando completamente qualquer chance de rebaixamento.

Faltando duas rodadas para o término da fase de grupos, Santos (SP) e Botafogo (RJ) somam 10 pontos e vivem situação dramática, com ambos tendo que vencer seus dois compromissos e torcer por duas derrotas do Real Brasília (DF), que tem 16 pontos. Caso a equipe do Distrito Federal empate qualquer um dos seus dois últimos jogos, escapa da queda e rebaixa os dois alvinegros.

E para dar mais dramaticidade à disputa, Santos e Botafogo se enfrentam na Vila Belmiro, na próxima rodada, que acontece só em agosto. Um empate rebaixa os dois times automaticamente, sendo que somente a vitória, aliada à derrota do Real Brasília, mantém vivas as esperanças da equipe que triunfar nesse clássico das desesperadas.

Até lá, o Santos se concentra na disputa do Paulistão, assim como os demais clubes paulistas, que aproveitarão a pausa no Campeonato Brasileiro para somar pontos no torneio estadual.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



terça-feira, 2 de julho de 2024

Uma falta e nada mais: esse foi o Brasil diante da Colômbia

Apenas um fato positivo no jogo entre Brasil e Colômbia, pela última rodada da fase de grupos da Copa América: o gol de falta de Raphinha, encerrando um jejum de cinco anos sem que a seleção brasileira marcasse um gol assim.

No mais, nada a elogiar. Uma seleção impotente ofensivamente e frágil defensivamente. Dorival claramente não está conseguindo dar liga a esse time.

E a sorte evitou um resultado pior para o Brasil. A Colômbia, regida pelo Maestro James Rodríguez, dominou o jogo completamente. Finalizou o dobro de vezes, acertou a trave, teve gol anulado... Borré perdeu um gol inacreditável quase na pequena área... O Brasil foi presa fácil! 

Dorival novamente mexeu no time inicial. Savinho, que foi bem ao entrar no segundo tempo da estreia e fez um bom jogo na segunda rodada, voltou à reserva. Arana também foi pro banco dando lugar a Wendel. 

Mas, Paquetá, que não vem desempenhando bem, seguiu nos onze iniciais. Assim como Endrick, que vem de boas sequências, parmenece como reserva absoluto, entrando sempre faltando poucos minutos para o fim do jogo. 

A defesa, exposta, sofre. O meio-campo não marca e não cria jogadas de ataque. E os atacantes não conseguem levar perigo, pois não recebem bons passes e não fazem jogadas individuais. 

Rodrygo e Vini Jr. estavam apagados em campo, sendo que Vini tomou o segundo amarelo, foi suspenso e não joga as quartas-de-final contra o Uruguai.

Fora o fato do trio ofensivo estar quase sempre solitário em suas regiões do campo: não tem nenhum meia nem lateral para fazer jogadas trabalhadas, tentar uma tabela, uma infiltração... Foi comum ver Vini, Rodrygo, Raphinha, Savinho ou Endrick sozinhos contra 2 ou 3 colombianos. 

Enfim, é um arremedo de seleção. E uma seleção que não bota medo.

Boletim do Futebol Feminino - 02/07: Seleção Brasileira é convocada para as Olimpíadas recheada de polêmicas; e novo caso de racismo gera revolta na abertura do Paulistão Sub17

O técnico Arthur Elias divulgou a lista das 18 convocadas para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. E é claro que haveria polêmica! 

Sem nomes de peso, como Cristiane, Debinha, Ary Borges e Byanca Brasil, a lista gerou questionamentos e reações tanto de torcedores como até de ex-atletas, como Maurine e Formiga. Algumas atletas, como Andressa Alves, manifestaram apoio às selecionadas.

A lista completa pode ser acessada nos canais da CBF e tem como destaques a lateral Tamires e as atacantes Marta, Gabi Nunes e Gabi Portilho. Além disso, chamou a atenção do público o fato de serem convocadas seis atletas do Corinthians, equipe que foi treinada por muitos anos pelo atual técnico da seleção. 

O Brasil estreia nas Olimpíadas no dia 25 de julho contra a Nigéria.

Mudando de assunto, mas para falar de uma pauta que, infelizmente, se repete com muita frequência no futebol brasileiro.

Nesse domingo, durante a partida entre Portuguesa e Audax pela abertura do Paulistão Sub17, a atleta Yasmin Scaramella, do Audax, relata que foi vítima de racismo ao ser chamada de "macaca" por pessoas que estavam na torcida da Portuguesa. 

Ao ser questionada pela reportagem sobre o ocorrido, Yasmin conta que a ofensa começou quando ela saiu para atendimento médico e precisou passar por trás do gol da Lusa, onde se encontrava também a torcida adversária. Ali, segundo Yasmin, além das vaias, normais dentro do contexto esportivo, ela foi chamada de macaca.

A atleta acrescenta que por estar concentrada na partida, na qual marcou dois gols, aguardou o término do jogo para relatar o ocorrido à arbitragem. Esse relato, no entanto, até o momento, não foi incluído na súmula da partida.

Em nota, a Portuguesa afirma que tomou ciência da denúncia e que estaria apurando os fatos, repudiando quaisquer atos racistas e destacando que quem pratica tal ato não é bem-vindo ao clube.

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



segunda-feira, 1 de julho de 2024

Boletim do Futebol Feminino 0 01/07: Vasco avança para semifinal da Terceirona e garante o acesso para a Série A2 do Brasileirão; e Quartas da Segundona começam com surpresas

Estão definidas as semifinais da Série A3 do Campeonato Brasileiro - e também os quatro times promovidos para a Série A2 do principal torneio nacional.

O Vasco (RJ) goleou o Coritiba (PR) por 5x2 e avançou para a próxima fase, confirmando o favoritismo após ganhar o primeiro confronto, no Rio de Janeiro, por 5x1.

Agora, a equipe carioca enfrenta o Ação (MT) em duelo por uma vaga na final. Na outra semi, Vitória (BA) e Paysandu (PA) medem forças para chegar à decisão. 

Os jogos de ida acontecem nesse sábado (06), com Ação e Paysandu como mandantes. As partidas da volta serão disputadas no final de semana seguinte. Lembrando que os quatro semifinalistas têm vagas garantidas na Série A2 do Brasileirão de 2025.

E falando da Segundona, começaram as quartas-de-final e os mandantes sofreram: apenas uma vitória em quatro jogos.

O único time anfitrião que saiu com os três pontos foi o Athletico Paranaense, que venceu o Sport (PE) por 1x0. Mixto (MT) e Instituto 3B (AM) ficaram no 0x0, no Mato Grosso. 

Já nos dois outros duelos, os visitantes comemoraram ao término da partida: o JC FC (AM) perdeu por 2x0 para o Bahia, enquanto o Fortaleza (CE) perdeu por 1x0 para o Juventude (RS). As partidas da volta acontecem entre sábado (06) e segunda (08).

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio Nova Difusora.



Mais lidas