quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Luxemburgo demitido do Corinthians. Justo?

Luxemburgo sai do Corinthians após 38 jogos e 14 vitórias comandando o clube. Eliminado na fase de grupos da Libertadores e nas semifinais da Copa do Brasil, deixa o time na semifinal da Sul-americana. Os resultados encobrem um desempenho muito fraco em campo.

Surpresa não foi ele ser demitido, mas ter sido contratado. Faz muito tempo que Luxemburgo não tem um trabalho acima da média, minimamente esperado pelo treinador vitorioso dos anos 90 e começo desse século. E as entrevistas dele revelam um técnico com uma mentalidade confusa.

Revelar q queria "perder por 1x0" no primeiro tempo da semifinal contra o São Paulo, afirmar que o clube foi bem ao empatar com o Fortaleza na Neo Química Arena em uma semifinal ou até mesmo ressaltar a estratégia de ir pros pênaltis contra o Estudiantes é, no mínimo, bizarro.

Se em campo ele não conseguia impor suas ideias e explorar ao máximo o talento dos seus jogadores, fora de campo ele foi folclórico com declarações como essas. 

Porém, um ponto precisa ser destacado nessa demissão...

Luxemburgo fez o Corinthians engrenar sua melhor sequência de jogos e resultados no ano. E embora muito dependente de Renato Augusto, conseguiu vencer partidas com o talento de Roger Guedes, vendido na janela de transferências junto de Adson e Murilo. E aqui vem um ponto crítico!

Quando o Corinthians parecia engrenar, Luxemburgo perdeu três peças fundamentais para seu esquema e apenas uma delas, a zaga, foi reposta. Ou seja, perdeu muita força, não teve reposição, mas mesmo assim, a cobrança seguiu intensa sobre o desempenho e os resultados do time.

Ao ser demitido, Luxemburgo paga pela decisão da diretoria de vender titulares no meio da temporada e sem tempo para repor. Dentro do elenco, não há ninguém, por exemplo, com a qualidade de Guedes que pudesse assumir a posição e ao menos manter o padrão tático que Luxa criou.

Luxa sai criticado, como em suas últimas demissões, mas o preço pelos fracassos nas competições deveria ser repartido com toda a diretoria do Corinthians, que errou ao contratá-lo e errou de novo ao vender jogadores importantes pro esquema que ele criou e não repor as perdas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas