quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Trio de ferro

Na 26ª rodada do Brasileirão, nenhum time do país conseguiu derrotar as equipes do Rio de Janeiro.

E nenhum visitante saiu com os três pontos na bagagem.

Os dois maiores vencedores dessa rodada, sem dúvida, foram Fluminense e Cruzeiro.

O Fluminense por que venceu o Avaí por um a zero e abriu três pontos para o vice-líder Corinthians, que só empatou em 1x1 com o encardido Botafogo no Pacaembu.

Empate ruim para o time paulista, pois o Timão vê o Flu abrir vantagem, apesar de o time do Rio ter um jogo a mais, e péssimo para o Botafogo, que foi ultrapassado pelo Atlético Paranaense e viu o Cruzeiro abrir seis pontos de vantagem.

Aliás, o Atlético Paranaense e o Cruzeiro pegaram o elevador e não param de subir na tabela.

O Furacão já é o quinto melhor time do Brasileirão e derrotou o Vitória por um a zero na Arena da Baixada.

O Cruzeiro também fez a lição de casa e venceu facilmente o Atlético Goianiense por três a zero. Agora a Raposa aparece um pontinho só atrás do Corinthians.

Outra equipe emergente é o Grêmio, que derrotou o São Paulo por 4x2 no Olímpico e vai caminhando tranquilamente no Brasileirão, ainda sem incomodar os postulantes a uma vaga na Libertadores.

O São Paulo perde a segunda seguida e soma sete gols tomados nos últimos dois jogos contra equipes que estavam abaixo do Tricolor na tabela. É uma boa hora para a diretoria são-paulina refletir bem a demora para contratar um novo treinador.

No outro elevador do Brasileirão, o que está descendo, estão Vitória, Ceará, Flamengo e Avaí.

A situação só não ficou pior para os quatro por que dentre os times que estão no Z4, apenas o Prudente venceu (bateu o Guarani por 4x2), mas, mesmo com os três pontos, o paulista ainda é o lanterna e está a oito do Leão da Ressacada.

Quem também deve estar lamentando até agora a 26ª rodada é o Goiás, que vencia o Flamengo, rival direto na luta contra o rebaixamento, até os 49 do segundo tempo, momento no qual Deivid igualou o placar e manteve o Goiás na degola.

Outro que vacilou jogando em casa foi o Ceará, que ficou no zero a zero com o Galo mineiro e desperdiçou a oportunidade de se afastar da Série B.

No miolo da tabela, o Vasco venceu o Santos, subiu uma posição (é o 12º) e respira um pouco no torneio, com 33 pontos, depois de ficar seis jogos sem triunfar. Com a derrota, o Peixe novamente se retira da corrida pelo título e permanece sem técnico, mas deitado em berço esplêndido.

Quem também aparentemente está fora de combate é o Internacional, que perdeu para o Palmeiras por dois a zero, mas tem ainda um jogo atrasado contra o Santos. Se vencer o Peixe, o Colorado pode voltar a sonhar com o título nacional.

No final da rodada, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro mantiveram uma considerável distância de para os rivais logo abaixo da tabela.

Alguma equipe conseguirá tirar o título das mãos de um desses três clubes?

PS - Balanço dos pitacos

Acertei que Atlético Paranaense, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Grêmio venceriam seus jogos e que o Ceará só empataria com o Atlético Mineiro. Mas, não cravei nenhum resultado. Seis acertos é uma média boa né?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por que não se cala

O treinador Silas, atualmente no Flamengo, explodiu para o Brasil no ano passado, após uma ótima passagem pelo Avaí.

Como treinador do time de Santa Catarina, comandou a equipe que subiu para a Série A, conquistou o campeonato catarinense de 2009 e terminou em sexto lugar no Brasileirão do ano passado.

Com o sucesso, vieram as propostas. E Silas saiu de Santa Catarina para ser o técnico do Grêmio.

Começou a temporada no Imortal tropeçando, mas amenizou as críticas que vinha recebendo ao sagrar-se campeão gaúcho.

Mas, veio o Santos na Copa do Brasil, vieram as derrotas no Brasileirão e o fraco desempenho no maior campeonato nacional, onde conseguiu apenas duas vitórias em treze jogos, foram mais do que suficientes para Silas ser demitido.

Depois de nove meses, Silas estava desempregado.

Em menos de um mês Silas conseguiu novo emprego e assumiu o comando do Flamengo.

Na estréia, derrota para o Cruzeiro. E daí em diante, o Fla conseguiu apenas uma vitória, suada, contra o lanterna Prudente.

No total, Silas tem uma vitória, três derrotas e cinco empates como técnico na Gávea.

O elenco do Flamengo é fraco, limitado, carente de muitos reforços.

Mas nada justifica uma declaração como a que Silas deu após o empate com o Goiás por um a um.

Leia a declaração do treinador, segundo o site Globoesporte.com:

"As críticas não foram para mim. Vaiaram porque o time estava perdendo, pela cultura do futebol. Quando empatou as manifestações acabaram. Eu não faço gol contra, não chuto a gol. Não fui vaiado. Mas se o Zico não está gostando do trabalho, tem que perguntar isso para ele. Fast food só tem no McDonald's"

Uma declaração totalmente covarde, tentando fugir da responsabilidade.

Quando um time é campeão, o treinador também é.

Quando um time é rebaixado, o técnico também ganha essa mancha no currículo.

Se o time vence ou é derrotado, o treinador também tem responsabilidades.

E fugir dessa responsabilidade é uma atitude covarde, que não combina com grandes treinadores.

E se o Silas deseja ser, no mínimo, um bom treinador, os times que ele dirige precisam conquistar títulos de grande expressão, ou pelo menos, que não fiquem lutando contra o rebaixamento.

PS - No Brasileiro de 2010, Silas tem números que mostram que ele realmente não merece ser vaiado.

Em 22 jogos, ele conseguiu inacreditáveis três vitórias, onze empates e oito derrotas.

Foram 66 pontos disputados e o "Silas Futebol Clube" conquistou 20 pontos. Seria o vice-lanterna do Brasileirão, três pontos a frente do Prudente, aquele que o Fla venceu no último minuto...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Movimento dos sem estádio

O ano de 2010 tem sido muito estranho para muitos torcedores e clubes, pois o fechamento de alguns estádios deixaram "sem casa" várias equipes que disputam a Série A do Brasileirão.

Fechados por diversos motivos - alguns para as reformas para a Copa do Mundo de 2014, outros para reformas "básicas" mesmo, outros por eventos fora do mundo esportivo - o fato é que as equipes passaram a fazer um tour pelo próprio estado em busca de um novo lar.

Cruzeiro e Atlético Mineiro sempre mandam os jogos no Mineirão, mas as portas do estádio foram fechadas para o futebol e, carrinho agora, só o dos pedreiros. A nova casa dos dois grandes é a Arena do Jacaré, mas o Cruzeiro já mandou jogos no Parque do Sabiá, enquanto o Atlético Mineiro mostrou todo o talento do seu plantel no gramado do Ipatingão.

Em São Paulo, o Palmeiras fechou o Palestra Itália para transformá-lo em uma arena. Embora as obras não tenham nem começado direito, o Alviverde já adotou o Pacaembu como novo lar, mas vai mandar algumas partidas, como a próxima, contra o Internacional, na Arena Barueri.

Barueri que não deve estar sentindo muita falta do Grêmio, agora morador da cidade de Presidente Prudente e atual lanterna do Brasileirão. A Arena receberá algumas partidas do São Paulo e nesse final de semana o estádio foi o palco da disputa entre Santos e Cruzeiro.

Aliás, o time da Baixada já mandou partidas em Barueri, no Pacaembu e também, acreditem se quiser, na Vila Belmiro. Vale ressaltar que os jogos nesses estádios longe de Santos foram apenas por opção da diretoria mesmo.

Quem não tem mais muitas opções são os times do Rio de Janeiro.

Sem o Maracanã, Flamengo e Fluminense devem mandar os jogos no Engenhão. Mas na próxima partida, por exemplo, o Flu duelará contra o Avaí no estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. Esse deverá ser o mesmo palco do jogo entre Flamengo e Atlético Goianiense.

Depois de tantos anos acompanhando as partidas do Fla e do Flu no Maracanã, do Cruzeiro e do Galo no Mineirão e do Palmeiras no Palestra Itália, é muito estranho ver esses times mandando jogos em outros estádios.

E é bom os torcedores se acostumarem, pois ainda vai demorar para esses clubes voltarem aos estádios onde eles se sentem verdadeiramente em casa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Brasileirão tem um novo velho líder

A 25ª rodada do Brasileirão foi repleta de emoção e gols. Foram 34 em 10 partidas e várias goleadas.

Na Arena Barueri, o Santos fez 4 a 1 no Cruzeiro e brecou a reação Celeste no torneio. Não bastasse a goleada, os santistas ainda viram uma pintura do lateral-esquerdo Alex Sandro, que marcou um golaço de cobertura após arrancar da intermediária, dar uma meia lua no defensor e bater com categoria pro fundo do gol. Tudo isso após receber um passe de letra de Neymar.

Outra goleada surpreendente no sábado aconteceu no Morumbi, onde o irreconhecível São Paulo perdeu por três a zero para o Goiás.

Mas, o sábado estava mesmo para goleada e para os times de Goiás, onde o Atlético Goianiense afundou ainda mais o Grêmio Prudente e fez 3x0. O Dragão está a apenas dois pontos de sair da zona do rebaixamento. Flamengo e Avaí que se cuidem!

Avaí que aplicou a maior goleada da rodada e enfiou cinco a zero no Ceará. Alívio na Ressacada!

Nas outras partidas não tivemos goleadas, mas sobrou emoção!

No Beira-Rio, o Internacional venceu o então líder Corinthians por 3x2 e não deixou o Timão disparar.

Quem se aproveitou dessa derrota corinthiana foi o Fluminense, que venceu o Vitória por 2x1 lá na Bahia. Abre o olho Vitória... São só cinco pontinhos de distância entre o rubro-negro e a zona da degola.

Aliás, os rubro-negros não se deram bem na rodada jogando em casa. Além do Vitória, o Flamengo também perdeu diante da própria torcida - 3x1 para o Palmeiras.

Também vestindo vermelho e preto, o Atlético Paranaense foi ao Rio de Janeiro e arrancou um empate com o Botafogo. As duas equipes ainda sonham com uma vaga para a Libertadores.

Lá no meio da tabela, o Guarani venceu o Vasco por 1x0 e segue tranquilo na competição. Já o time de São Januário ligou o sinal amarelo. Sem vencer a seis rodadas, o time de PC Gusmão tem só quatro pontos a mais que o emergente Atlético Goianiense, embora tenha um jogo a menos (30 contra 26, respectivamente).

Namorando a Segundona, o Atlético Mineiro estreou o técnico Dorival Junior, mas foi derrotado novamente - é o time que mais perdeu nessa edição do Brasileirão, com 16 fracassos em 25 partidas. O Grêmio poderia ter goleado, mas o placar final foi 2x1 mesmo, suficiente para o Imortal continuar subindo na tabela: já é o décimo, com 33 pontos.

No "chutômetro", um desempenho razoável. Cravei as duas vitórias dos gaúchos e acertei que Guarani e Atlético Goianiense venceriam. Seis chutaços pra looonge...

E como a rodada começa mais cedo, amanhã, já deixarei aqui meus palpites!

Vasco 1 x 2 Santos - O Peixe reencontrou o bom futebol e vai com tudo para tentar conquistar a Tríplice Coroa.

Goiás 2 x 1 Flamengo - No confronto direto para fugir da degola, o Esmeraldino vai dar um abraço de afogado no Mengão. Sinal vermelho na Gávea!

Prudente 1 x 1 Guarani - O ulTimão seguirá sem vencer. O Bugre conquistará um pontinho que o manterá tranquilo na tabela.

Atlético Paranaense 3 x 0 Vitória - O Furacão quer a Libertadores e vai atropelar o decadente Vitória.

Cruzeiro 2 x 1 Atlético Goianiense - A Raposa vai se recuperar da goleada sofrida para o Santos e vencerá o ascendente Dragão. Jogo duro, mas vai dar Cruzeiro.

Palmeiras 2 x 1 Internacional - Para a tristeza de muitos palmeirenses, o Verdão ajudará o rival Corinthians e derrotará o Colorado.

Fluminense 3 x 0 Avaí - O líder vai fazer a torcida comemorar muito novamente!

Corinthians 2 x 0 Botafogo - O Timão seguirá firme na briga pelo caneco e jogará um balde de água fria no sonho botafoguense de voltar para a Libertadores.

Ceará 1 x 1 Atlético Mineiro - No duelo entre times que lutarão para não cair, empate magrinho e ruim para ambos.

Grêmio 2 x 0 São Paulo - Além do Inter, outro time gaúcho atravessará os planos do São Paulo de conquistar a América novamente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pitacooooos

A rodada 25 está chegando. Na última rodada fui razoavelmente bem nos pitacos: 5 acertos, sendo que um cravado.

Confira meus pitacos e deixe seus palpites também!

Atlético Goianiense 2 x 0 Prudente - O Dragão vai vencer o ulTimão e se fortalecerá na briga para deixar o Z4.

Santos 2 x 2 Cruzeiro - O Santos sem técnico vai se superar e, para tristeza de alguns santistas, arrancará dois pontinhos do Cruzeiro.

Guarani 2 x 1 Vasco - Jogo com cara de empate, mas dá Bugre!

Flamengo 1 x 1 Palmeiras - Tô sentindo cheiro de partida chatinha. Empate amargo para os dois.

São Paulo 2 x 0 Goiás - O Tricolor paulista vai derrotar o Esmeraldino sem dificuldades.

Botafogo 1 x 2 Atlético Paranaense - O Furacão vai apagar o Fogão e manterá a reação! (não tentei rimar não).

Vitória 1 x 1 Fluminense - Em casa o Vitória é chato e difícil de ser batido. Empate com gosto de derrota para o Flu.

Internacional 3 x 2 Corinthians - O jogaço da rodada. O Inter vai mostrar que está na disputa pelo caneco.

Atlético Mineiro 1 x 2 Grêmio - Vida dura do Galo, que não conseguirá acabar com a reação gremista.

Avaí 2 x 2 Ceará - O Leão da Ressacada não conseguirá acabar com a má fase. E esse pontinho será valioso para o Vozão continuar tranquilo na tabela.

O ano do Galo?

Depois de quase dez meses, um título estadual e uma campanha pífia no Brasileirão, o Atlético Mineiro demitiu o técnico Vanderlei Luxemburgo.

No ano passado, o Galo fez uma bela campanha sob o comando de Celso Roth, quando inclusive marcou presença entre os líderes do Brasileirão.

Mas, bastou uma série de derrotas para a diretoria do Atlético constatar que o problema era o treinador e mandaram Roth embora.

Em 2010, chegou Luxemburgo e, com a cara comissão técnica, um monte de jogadores.

Um monte mesmo: Fábio Costa, Réver, Diego Macedo, Corrêa, Fabiano, Ricardinho, Diego Souza, Daniel Carvalho, Edison Mendez, Ricardo Bueno, Neto Berola...

E ainda deve ter mais atletas que a minha falha memória não me deixa lembrar.

Alguns eram apostas, como os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola e o defensor Diego Macedo.

Outros vinham jogando bem abaixo do que o nome na camisa sugeria ao torcedor, como os meias Ricardinho, Diego Souza e Fabiano.

Mas o Galo não engrenou. Ganhou o campeonato mineiro, mas no Brasileiro vem fracassando rodada após rodada.

Tem a pior defesa da competição - 45 gols em 24 jogos - e é a equipe que mais perdeu - 15 vezes.

E depois de dez meses juntos, acabou o casamento entre um treinador que há muito tempo não faz um bom trabalho e um time que há muito tempo não honra a tradição de glórias.

Acabou de maneira vexatória.

Os atleticanos tiveram que ver o Galo ser atropelado pelo Fluminense e perder por 5 x 1.

E ainda têm que ver o Cruzeiro disparar rumo ao topo da tabela.

O Atlético é o antepenúltimo. A Raposa é a terceira melhor equipe desse Brasileiro.

E agora, Kalil? Cadê o Galo forte, condizente com a tradição atleticana?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os manos do Mano (2)

O técnico da seleção turística brasileira, Mano Menezes, divulgou nessa quinta-feira a lista com o nome dos turistas/atletas convocados para viajar para a Europa e ficar alguns dias treinando e curtindo a paisagem em um hotel de ponta.

Os rivais, porém, ainda não estão definidos. Mas, vindo da CBF, podemos esperar qualquer tipo de rival.

Seria muito importante a seleção jogar contra equipes forte, afinal, o Brasil não disputará eliminatórias, então os amistosos serão muito importantes para Mano formar a equipe ideal.

E os convocados foram os seguintes:

Goleiros

Victor (Grêmio) - Um dos melhores goleiros do Brasil. Convocação incontestável.

Jefferson (Botafogo) - Novamente gera polêmica a convocação do bom goleiro do Fogão. Ele não passa confiança para os torcedores, mas pela segunda vez é chamado por Mano. Tem moral com o técnico.

Neto (Atlético Paranaense) - Uma das surpresas da lista, tem feito boas partidas pelo Furacão.

Observação: Nem Julio Cesar (Inter de Milão) nem Gomes (Tottenham) foram chamados. Mano colocará um ponto final ao ciclo deles na seleção? A conferir. Fábio (Cruzeiro) segue sem ser lembrado, para revolta de cruzeirenses e parte da mídia.


Zagueiros:

Thiago Silva (Milan) - Incontestável convocação.

Alex (Chelsea) - O bom zagueiro segue com moral com o novo treinador e ganha nova oportunidade para defender a amarelinha.

David Luíz (Benfica) - Vai conquistando o espaço na seleção aos poucos, com atuações seguras.

Réver (Atlético Mineiro) - Mais uma surpresa, dessa vez, uma aposta arriscada e contestável. Com o Atlético Mineiro, o zagueiro vai fazendo péssima campanha no Brasileirão e não sai da Zona de Rebaixamento.

Observação: Mano não vai mesmo convocar Lucio (Inter de Milão) e Juan (Roma)? E os zagueiros do São Paulo, Miranda e Alex Silva, parecem ter perdido espaço.


Laterais

Daniel Alves (Barcelona) - Se antes disputava a posição com Maicon, agora parece reinar absoluto.


Mariano (Fluminense) - Aposta de Mano, o lateral tem sido peça fundamental na boa campanha do Fluminense no Brasileirão. Boa aposta.

André Santos (Fenerbahçe) - Homem de confiança de Mano, tem tudo para se firmar na lateral.

Adriano Correia (Barcelona) - Espera-se que ele consiga apresentar com a amarelinha o mesmo futebol que o consagrou nos clubes pelo qual passou. Mas até hoje isso não aconteceu.
 
Observação: Maicon e Roberto Carlos continuam fora da lista. Até quando?
 
Volantes
 
Lucas (Liverpool) - Craque.


Ramires (Chelsea) - Mais um craque.

Sandro (Tottenham) - Excelente jogador, tem tudo para ser figurinha carimbada nas convocações.

Elias (Corinthians) - Novidade da lista, há tempos esperava-se pela convocação do "motorzinho" do Corinthians. Ótimo jogador.
 
Observação: Nesse setor, não há nada para se contestar, nem mesmo a ausência de Hernanes.
 
Meias
 
Carlos Eduardo (Rubin Kazan) - Começou muito bem no Grêmio, foi bem na Alemanha, mas ainda não teve uma boa atuação pela seleção brasileira.


Philippe Coutinho (Inter de Milão) - Jovem de muito talento, Mano parece confiar bastante no talento do ex-jogador do Vasco.

Wesley (Werder Bremen) - Fez um primeiro semestre de altíssimo nível no Santos. É polivalente, atua em várias posições e, se jogar com a amarelinha o que jogou no Santos, será chamado novamente em outras oportunidades.

Giuliano (Internacional) - Tem estrela e é um dos principais responsáveis pelo sucesso do Internacional. Convocação merecida.
 
Observação: É o setor "interrogação" da seleção. Nenhum dos armadores tem longa história na seleção e são bem jovens. A conferir o que eles podem fazer. E os quatro convivem sob a sombra de Ganso e Kaká...
 
Atacantes
 
Alexandre Pato (Milan) - Quando não está machucado, tem boas atuações pelo Milan. Vale a pena convocá-lo.


Robinho (Milan) - Voltou a jogar bem e é importante para a seleção.

André (Dínamo de Kiev) - Tem faro de gol, é inteligente e se posiciona bem. Tem tudo para ser o matador da seleção.

Nilmar (Villarreal) - Velho conhecido da torcida, é rápido, habilidoso e merece estar na lista.

Observação: Mano Menezes parece ter fechado as portas para Luis Fabiano. O ataque tem três jogadores de velocidade e habilidade e apenas um centroavante de referência. Seria interessante ter mais opções. Depois da polêmica com Dorival Junior, Neymar toma um "chá de geladeira" do Mano. O recado é bem claro: respeito é bom e, sem ele, não tem convocação.

O Santos precisará se reinventar

Ontem, na Vila Belmiro, Santos e Corinthians fizeram uma bela partida, com muitos gols e chances de marcar desperdiçadas.

O resultado foi justo? Pelo que produziram as duas equipes não. Mas, se for levar em conta a eficiência e a organização tática dos dois times, sim.

Abaixo, as observações sobre as duas equipes:

Santos

O treinador que assumir o Santos terá que, além de formar um novo time com a base já estabelecida, aplicar um padrão tático, coisa que o Peixe não vem apresentando há algum tempo.

Basta ver que a defesa santista não tem a menor noção de posicionamento: ontem, nos três gols sofridos havia mais jogadores santistas do que corinthianos, mas ainda assim, nos três lances, sobraram jogadores corinthianos livres para marcar. E nas últimas partidas o Santos tomou muitos gols em bolas alçadas na área.

Outro detalhe: o Santos não tem jogada ensaiada. Não se vê nenhuma jogada aérea  treinada, seja em cobranças de falta, escanteio ou em jogadas de linha de fundo. As cobranças de falta e escanteio são mal executadas, principalmente se quem bate na bola é o ineficiente Marquinhos.

O Santos tem três meses para se reorganizar e acertar o time para a Libertadores do ano que vem. Se deixar para fazer isso em 2011, terá vida curta no maior torneio entre equipes da América.

Aos santistas, não é necessário se desesperar e é bom preservar a equipe das críticas. Vale destacar que ontem o líder do campeonato venceu, com dois gols irregulares, um time sem técnico que foi desmontado há pouco tempo e está sendo remodelado.


Corinthians

O líder disparado do Brasileiro tem no conjunto o segredo do sucesso. Não há o jogador que seja a estrela e desequilibre sozinho, o fundamental é o conjunto. E a eficiência desse time, assim como no primeiro semestre de 2009, tem sido o fator de desequilíbrio.

E, com 47 pontos, o Timão é o primeiro time a praticamente descartar qualquer possibilidade de rebaixamento. Desde o começo da era de pontos corridos, somente quatro clubes foram rebaixados com pontuação superior a 47 pontos, mas nunca no modelo com 20 equipes.

Em 2005, com 22 clubes, o Coritiba foi rebaixado marcando 49 pontos. Em 2004, o Criciúma, e em 2003, Grêmio e Ponte Preta foram rebaixados marcando 50 pontos, porém, 24 equipes disputaram essas duas edições do torneio nacional.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O menino-monstro Neymar

O assunto mais comentado na mídia nos últimos dias não é a liderança do Corinthians ou o resultado dos clássicos na última rodada. É a atitude de Neymar no jogo entre Santos e Atlético Goianiense no dia 16/09, quando o garoto discutiu, esbravejou e falou palavrões para o então técnico Dorival Junior.

Desde então, só se fala em Neymar, Neymar e Neymar.

O técnico do Dragão, Renê Simões, alertou que estava sendo criado um monstro, referindo-se a Neymar. Alguns criticaram o jovem, falaram que ele deveria ter sido vendido e o crucificaram, etc e tal. Outros defenderam apenas uma punição ao atleta e defenderam que ele não é um criminoso.

Neymar foi afastado do jogo contra o Guarani e multado em 30% do salário. Alguns, como Dorival, queriam mais. E o treinador optou por deixar Neymar de fora do clássico contra o Corinthians. E foi demitido.

A minha visão sobre o assunto é o seguinte.

O Santos precisa ter um trabalho muito cuidadoso com o Neymar. É um garoto bom de bola, mas que precisa aprender, urgentemente, a lidar com a fama e a se comportar em campo. Ele tem que aprender a respeitar a hierarquia. Ele é um jogador que pode se tornar um craque, mas precisa ter a cabeça no lugar para isso. Tem que respeitar os adversários, como faz quando vai para cima, dribla e faz gols. Tem que respeitar o treinador, como acatar quando uma ordem é dada (vale lembrar que antes da partida contra o time de Goiás já havia sido decidido que Neymar não seria mais o cobrador de pênaltis depois de desperdiçar várias cobranças).

O presidente deveria ter conversado com o treinador sobre a punição e, se entrassem em acordo, que prosseguissem o trabalho, se não, que cada um seguisse o caminho. Mas o que eu percebi é que além de Neymar, o presidente Laor (que vem fazendo uma bela gestão) desautorizou Dorival e mostrou que faltou organização para lidar com esse assunto delicado.

Por fim, a impressão que tenho é que Dorival já havia perdido o domínio sobre o elenco há algum tempo. Vimos jogadores se criticando pela imprensa. Vimos atletas com reações estranhas, como Madson não comemorar um gol. Vimos Zé Eduardo, que estava entrando frequentemente nas partidas e fazendo gols, de repente não ser nem relacionado para uma partida. Aparentemente, a liga entre Dorival e atletas já não tinha muita força.

Acredito que, no final, todos saíram perdendo com o episódio:
- O Santos, pois fica com a imagem arranhada e vê um atleta supervalorizado se meter em confusões que comprometem o próprio atleta.
- O presidente pois não conseguiu lidar bem com a polêmica.
- Dorival Junior por que sai depois de ser contestado por um atleta e pelo presidente.
- Neymar por que fica marcado como garoto mal-educado, mimado, desobediente e que não respeita o treinador. Além do que, agora terá uma pressão ainda maior no Santos.
- E o torcedor, que vê o melhor jogador da equipe, no momento, se meter em várias confusões. E ainda vê o time ficar sem treinador na véspera de um clássico.

Não devemos criticar Neymar além do necessário. Ele errou feio, mereceu ser punido e precisa aprender a respeitar as ordens dos superiores.

Mas chamá-lo de monstro é um exagero. Monstro são os que matam, estupram e roubam. Quem desobedece uma ordem do treinador não é um criminoso.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rodada à paulista e pitacos

Meu post dessa terça-feira no Papo de Buteco

Dois grandes paulistas foram os que puderam comemorar de verdade a 23ª Rodada do Brasileirão: Corinthians e São Paulo.


O Timão enfrentou o ulTimão Prudente e eu cravei o resultado: três a zero para o novo líder isolado da competição. Isolado graças ao Flamengo, que engrossou o caldo pó-de-arroz das Laranjeiras e arrancou um empate por 3x3 com o Flu. Claro, graças também à competência dos atletas corinthianos.

Outro que saiu com um sorriso que ultrapassa as linhas do rosto foi o São Paulo. Afinal, derrotou o arqui-rival Palmeiras por dois a zero e viu a diferença para a Libertadores cair para sete pontos. Acertei que o jogo seria feio, mas errei o placar e o resultado ao apostar em um empatezinho.

A rodada ajudou bastante os são-paulinos: o Botafogo e o Cruzeiro empataram (pitaquei que a Raposa venceria e me dei mal) e o Inter, que eliminou o SPFC da Libertadores deste ano, venceu o Vasco e fez o G4 virar G5, dando uma forcinha ao time do Morumbi.

Aliás, acertei que o Colorado acabaria com a invencibilidade do PC Gusmão. E não deu outra: 1x0. Errei o placar, mas acertei o vitorioso.

Também acertei que o maior rival do Inter, o Grêmio, venceria o Avaí. Só errei o placar. Apostei em um placar magro - 1x0, mas os gremistas enfiaram três a zero no time do Guga. É Guga, o Leão da Ressacada não para de cair...

Acertei também que Guarani e Santos empatariam. Chutei empate com quatro gols, mas não saiu nem um...

Meu acertos acabaram aí mesmo. 4 palpites certos e um cravado. No mais, fracassei retumbantemente.

Achei que o Cruzeiro venceria o Botafogo, mas o empate foi o placar final.

Achei que o empate seria o resultado no duelo dos Atléticos (do Paraná e de Goiás), mas o Furacão fez o favor de vencer por 2x1 e botar o Dragão e meus pitacos para baixo.

Acreditei que o Galo não deixaria o Vitória se afastar da zona da degola, mas o Atlético Mineiro reforçou a candidatura à Segundona e perdeu "em casa" por 3x2.

O Ceará foi outro que me enganou. Depois de vencer o Santos no Castelão dei como favas contadas a disputa contra o Goiás. Mas os Esmeraldinos arrancaram um empate por 1x1 com o Vozão.

Balanço dos meus pitacos: quatro acertos, sendo que um eu cravei o resultado, e seis bolas fora. Mal desempenho nessa rodada...

Será que nessa rodada melhoro meu desempenho? Ou terei que trocar minha fonte de consulta divina?

Vamos aos palpites:

Prudente 2 x 2 Palmeiras - A fase do Palmeiras é tão ruim, que nem enfrentar o ulTimão será um alívio.

São Paulo 2 x 1 Guarani - Contra os times na parte de baixo da tabela o Tricolor vai bem...

Goiás 2 x 0 Atlético Goianiense - Nem Elias salva o Dragão da fúria esmeraldina!

Cruzeiro 3 x 1 Ceará - A Raposa vai vencer o Ceará e vai colar no líder.

Vasco 1 x 1 Botafogo - O Vascão, rei dos empates, vai atrapalhar um pouco a vida do Fogão, que continuará no G5.

Santos x Corinthians - Problema na bola de cristal. Se o Neymar jogar, o Santos vence por 3x2. Se o Neymar não jogar, o Corinthians vence por 2x1.

Grêmio 2 x 0 Flamengo - O Imortal segue reagindo no campeonato e o Mengão... Ah Mengão, se cuida...

Atlético Paranaense 2 x 2 Internacional - Tá tão na cara que esse jogo vai dar empate que vai acabar empatado mesmo.

Vitória 3 x 1 Avaí - O Leão da Ilha vai vencer o esfacelado Leão da Ressacada, para tristeza do Guga.

Fluminense 3 x 0 Atlético Mineiro - E o Washington vai marcar gol. Quem viver, verá.

E aí, você acha que consegue acertar mais do que eu? Eu também acho. Quero só ver!

Rodada à paulista

Meu post dessa terça-feira no Nova Esportes


A 23ª rodada do Brasileirão foi ótima para dois grandes paulistas e péssima para os times do Rio de Janeiro.

Os dois grandes que mais comemoraram nessa rodada foram Corinthians e São Paulo.

O Timão pois venceu o Prudente por 3x0 e disparou na liderança, beneficiado pelo emocionante empate entre Fluminense e Flamengo. Agora o Corinthians tem um jogo a menos e dois pontos a mais que o Flu.

Já o São Paulo por que triunfou no clássico contra o Palmeiras e se aproximou da última vaga para a Libertadores.

Em compensação, a rodada 23 foi para os times do Rio de Janeiro apagarem da memória.

O Flu empatou e perdeu a liderança.

Também com um pontinho na bagagem, o Fla não conseguiu se distanciar da Zona do Rebaixamento.

O Botafogo, outro que acumulou um ponto nessa rodada na disputa com o Cruzeiro, agora já vê o São Paulo e o Atlético Paranaense no retrovisor, todos querendo garantir presença na Libertadores 2011.

E o Vasco, o rei dos empates junto com o Palmeiras, viu a invencibilidade de PC Gusmão cair diante do empolgado Internacional.

Já no "Z4" tudo permaneceu como antes de começar a rodada e os quatro times que lá estão mostraram por que são fortes candidatos ao rebaixamento.

A começar por que nenhum dos quatro venceu.

O Prudente segue firme na lanterna e foi atropelado pelo líder do Brasileirão.

O Goiás empatou com o Ceará e segue forte rumo à Segundona.

O Atlético Goianiense perdeu em casa para o xará Paranaense e continua batendo cartão na Zona do Rebaixamento.

E o Atlético Mineiro, do "profexô" Luxemburgo, conseguiu ser derrotado em casa pelo cambaleante Vitória e vai trilhando um caminho que os atleticanos já conhecem e não gostam nem um pouco: o da Série B. De novo.

Podcast #1

Olá amigos!!

Tem novidade na área! Depois de invadir as ondas da rádio, agora estou invadindo as ondas da net!

Ouça minha análise sobre a 23ª rodada do Brasileirão no Papo de Buteco clicando aqui!

Até mais!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Balanço da rodada 23

Dois grandes paulistas foram os que puderam comemorar de verdade a 23ª Rodada do Brasileirão: Corinthians e São Paulo.

O Timão enfrentou o ulTimão Prudente e eu cravei o resultado: três a zero para o novo líder isolado da competição. Isolado graças ao Flamengo, que engrossou o caldo pó-de-arroz das Laranjeiras e arrancou um empate por 3x3 com o Flu. Claro, graças também à competência dos atletas corinthianos.

Outro que saiu com um sorriso que ultrapassa as linhas do rosto foi o São Paulo. Afinal, derrotou o arqui-rival Palmeiras por dois a zero e viu a diferença para a Libertadores cair para sete pontos. Acertei que o jogo seria feio, mas errei o placar e o resultado ao apostar em um empatezinho.

A rodada ajudou bastante os são-paulinos: o Botafogo e o Cruzeiro empataram (pitaquei que a Raposa venceria e me dei mal) e o Inter, que eliminou o SPFC da Libertadores deste ano, venceu o Vasco e fez o G4 virar G5, dando uma forcinha ao time do Morumbi.

Aliás, acertei que o Colorado acabaria com a invencibilidade do PC Gusmão. E não deu outra: 1x0. Errei o placar, mas acertei o vitorioso.

Também acertei que o maior rival do Inter, o Grêmio, venceria o Avaí. Só errei o placar. Apostei em um placar magro - 1x0, mas os gremistas enfiaram três a zero no time do Guga. É Guga, o Leão da Ressacada não para de cair...

Acertei também que Guarani e Santos empatariam. Chutei empate com quatro gols, mas não saiu nem um...

Meu acertos acabaram aí mesmo. 4 palpites certos e um cravado. No mais, fracassei retumbantemente.

Achei que o Cruzeiro venceria o Botafogo, mas o empate foi o placar final.

Achei que o empate seria o resultado no duelo dos Atléticos (do Paraná e de Goiás), mas o Furacão fez o favor de vencer por 2x1 e botar o Dragão e meus pitacos para baixo.

Acreditei que o Galo não deixaria o Vitória se afastar da zona da degola, mas o Atlético Mineiro reforçou a candidatura à Segundona e perdeu "em casa" por 3x2.

O Ceará foi outro que me enganou. Depois de vencer o Santos no Castelão dei como favas contadas a disputa contra o Goiás. Mas os Esmeraldinos arrancaram um empate por 1x1 com o Vozão.

Balanço dos meus pitacos: quatro acertos, sendo que um eu cravei o resultado, e seis bolas fora. Mal desempenho nessa rodada...

Na quarta-feira tem mais pitacos. Já prepare sua bola de cristal e aguarde.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pitacão 23

Meu post dessa sexta-feira no Papo de Buteco.

Olá amigos do Papo de Buteco!


Foi só eu reclamar da falta de gols na última rodada que os caras acertaram o pé: 34 gols, média de 3,4 por partida. Muito bom! Que continuem assim, para desespero dos beques e goleiros.. rs.

Mas, e essa rodada 23? Será que teremos mais uma chuva de gols, ou teremos nova seca? E quem vai se dar bem nessa rodada enigmática? (alguém aí já assistiu o filme "23"?)

Pois bem, vamos aos pitacos!

Corinthians 3 x 0 Prudente - Timão é muito favorito contra o ulTimão e vai vencer fácil essa parada.

Atlético Goianiense 2 x 2 Atlético Paranaense - Eu estava pensando em uma vitória do Goianiense, mas não sei por que optei pelo empate.

Botafogo 1 x 3 Cruzeiro - Não consigo acreditar nesse Botafogo e acho que o Cruzeiro é um baita time.

Atlético Mineiro 2 x 2 Vitória - No duelo de desesperados, o Galo vai dar um abraço de afogado no time baiano.

Palmeiras 1 x 1 São Paulo - Advinha de quem estou falando: o time está em um ano ruim, instável, a equipe não se acha, a torcida protesta... A fase dos dois é tão igual que vai dar empate em um jogo feio.

Internacional 3 x 2 Vasco - O Colorado vai com tudo rumo a tríplice coroa e vai tirar a invencibilidade de PC Gusmão no Brasileirão.

Guarani 2 x 2 - Santos - O Bugre, seguro, vai empatar com o Peixe em um momento confuso.

Flamengo 1 x 2 Fluminense - Apesar de ter reencontrado a vitória e um atacante ter marcado gol depois de mais de mil e um minutos de jejum, o Fla não será páreo para o Flu.

Avaí 0 x 1 Grêmio - Joguinho truncado, com poucas chances. Mas o Grêmio tem Jonas, Borges, Souza e Douglas para vencer a muralha Renan.

Ceará 2 x 1 Goiás - Olha o Vozão reagindo! E um deles vai marcar: Magno Alves ou Geraldo.

E quais são os seus palpites para essa rodada? Quem acertar mais terá a honra de zoar o resto na segunda-feira. Ou não. ;D

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Só faltou o gol

Minha coluna dessa terça-feira no Nova Esportes.


A 21ª rodada do Brasileirão teve de tudo.

Teve o que era o melhor mandante perdendo em casa para um dos piores visitantes, no duelo entre Corinthians e Grêmio no Pacaembu.

Teve gol do Flamengo depois de três jogos sem balançar as redes. E ainda veio em dose dupla! Só não veio a vitória, coisa que não ocorre há exatamente um mês, nem gol de atacante flamenguista.

Teve derrota do líder Fluminense para o antepenúltimo colocado Atlético Goianiense.

Teve mais uma vitória do Botafogo.

Teve mais um empate no duelo entre Vasco e Palmeiras, os dois times que mais empataram nessa edição do Brasileiro - 10 e 11 vezes respectivamente.

Teve pancadaria no Castelão após a derrota do Santos para o Ceará. E ainda teve gol do Keirrison, o primeiro com a camisa santista.

Teve pênalti perdido, gol bonito, expulsões, falha de goleiro, de zagueiro. Uma rodada recheada de emoção onde aconteceu de tudo.

Na verdade, quase tudo. Só faltou um detalhe: o gol. Foram apenas 18 em dez jogos, uma das piores médias de gol na história do Campeonato Brasileiro.

No primeiro turno, o Brasileirão registrou a pior média de gols dos últimos 15 anos: 2,46 gols por partida.

Por qual motivo esse Campeonato Brasileiro, até o momento, apresenta uma média tão baixa de gols? Está faltando aquele jogador com faro de gol? Ou os goleiros e zagueiros estão dominando o Brasileirão?

Só faltou o gol

Minha coluna dessa terça-feira no Papo de Buteco.


Olá amigos! Hoje é minha estréia no Papo de Buteco.

Qualquer coisa que eu escrever aqui e vocês não gostarem, podem encher a caixa de-mails do Douglas Nacif de reclamações, pois a culpa é dele, que me convidou para escrever aqui... rsrsrs.

Brincadeiras à parte, tenho uma dúvida e gostaria de saber a opinião de vocês.

Na última rodada do Brasileirão, foram só 18 gols em dez partidas. Pouco não? E olha que o Flamengo marcou DOIS gols no Vitória, o Obina marcou gol e o Keirrison também desencantou.

No primeiro turno tivemos a média mais baixa de gols dos últimos quinze anos - 2,46 por partida.

Então quero saber: qual é a explicação para essa quantidade bem pequena de gols.

Afinal, está faltando matador? Ou temos goleiros sensacionais e zagueiros melhores do que qualquer beque que joga em outros campeonatos?

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Embolou tudo

O estado de São Paulo é o que possui mais times na Série A do Brasileirão, mas essa maioria não foi suficiente para fazer do estado o grande vencedor na 21ª rodada.

Dentre os seis representantes paulistas na competição, quatro foram derrotados (Corinthians, São Paulo, Santos e Prudente), um empatou (Palmeiras) e somente o Guarani teve motivos para sorrir ao vencer o Atlético Paranaense por um a zero.

Já os times mineiros foram os "senhores" dessa rodada, pois Atlético Mineiro e Cruzeiro saíram vencedores nos duelos contra Prudente e Avaí, respectivamente. Apesar de que somente os torcedores da equipe Celeste estão despreocupados, pois o time está na quarta colocação e, hoje, estaria classificado novamente para a Libertadores. Já os torcedores do Galo seguem apreensivos, pois o clube permanece na zona de rebaixamento.

No Rio de Janeiro, a torcida do Botafogo está em festa com a bela campanha do alvinegro, o surpreendente terceiro colocado que venceu mais uma partida, e a vítima foi mais um time paulista: o São Paulo.

O Flu perdeu, mas continua na liderança graças à derrota do Corinthians para o Grêmio. Na próxima rodada, aliás, o Tricolor das Laranjeiras fará o jogão exatamente contra o atual segundo colocado.

Vasco e Flamengo empataram, respectivamente, com Palmeiras e Vitória, mas o resultado ficou com um gostinho diferente para vascaínos e flamenguistas. O alvinegro ficou no zero a zero em um jogo feio, mas que manteve o clube de São Januário invicto nessa fase pós-copa. Já o Mengão permaneceu no limite entre a zona da degola e o livramento, na 16ª colocação, mas viu os Atléticos Mineiro e Goianiense encostarem.

Os times do Rio Grande do Sul também puderam comemorar. O Grêmio segue reagindo no campeonato e tirou a invencibilidade do Corinthians no Pacaembu. Já o Inter, em ritmo de treino, empatou em casa com o lanterna Goiás, mas as atenções coloradas estão claramente voltadas para dezembro, no mundial de clubes.

E por falar em time goiano, os dois representantes da região Centro-Oeste seguem decepcionando e permanecem na zona de rebaixamento. Apesar de que o Atlético Goianiense tenta esboçar uma reação, mas ao vencer em casa e perder fora, fica complicado sair do "Z-4".

Representante de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro, o Avaí segue despencando na tabela e já é o 14º, com três pontos apenas a mais que o primeiro time da zona de rebaixamento. O sinal vermelho já está ligado.

O Atlético Paranaense, que pegou um elevador nas últimas rodadas e não parava de subir, perdeu para o Guarani, mas ainda está em uma posição confortável no meio da tabela - é o oitavo.

Por fim, os times do Nordeste foram relativamente bem, com uma vitória do Ceará e um empate do Vitória. O time cearense deu uma pausa na queda livre ao vencer o Santos e respira mais aliviado na décima colocação, enquanto o Vitória segue tentando fugir da zona da degola, mas a cada rodada que passa o Leão baiano vê a degola mais perto.

Em uma rodada com pouquíssimos gols, foram apenas 18, o Brasileirão embolou de vez. Os líderes Flu e Corinthians viram Botafogo e Cruzeiro se aproximarem perigosamente, enquanto na parte debaixo da tabela, a briga promete ser intensa até a última rodada, já que apenas sete pontos separam o 14ª do lanterninha.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O invencível

19 jogos no Brasileirão, com dez vitórias e nove empates. Dois times diferentes, mas uma história igual, uma história de invencibilidade.

Assim foi o primeiro turno do Brasileirão para o treinador PC Gusmão, que ainda terá que disputar a partida atrasada da 18ª rodada contra o Corinthians.

Com uma campanha intocável nos sete primeiros jogos, quando comandava o Ceará, PC Gusmão surgiu como alternativa para colocar o Vasco na linha. E a "cria" de Luxemburgo topou o desafio.

PC trabalhou com o time cruz-maltino durante a Copa do Mundo na África e, desde que o maior evento do futebol mundial terminou, o time de São Januário não sabe mais o que é perder.

O treinador já bateu o recorde de Muricy Ramalho, especialista em Brasileirão desde que a era de pontos corridos foi estabelecida: o atual treinador do Flu conseguiu ficar 18 jogos invictos no comando do São Paulo em 2008.

Depois da saída de Gusmão, o Ceará despencou da segunda colocação, iniciou uma queda livre e já aparece na 11ª posição. Dois treinadores (Estevam Soares e Mário Sérgio) passaram pelo lugar que ele ocupou nas sete primeiras rodadas e o terceiro já está por vir, pois MS foi demitido essa semana.

Aí, ficam as perguntas: treinador não ganha jogo mesmo? E até quando PC Gusmão conseguirá permanecer invicto?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Olho aberto, são-paulinos

Nos últimos dias, a torcida do São Paulo tem comemorado imensamente, afinal, Rogério Ceni completou 20 anos de carreira no clube e o Tricolor paulista engatou três vitórias seguidas no Brasileirão, confirmando a recuperação do time no torneio.

Os protestos revoltados e muros riscados sumiram da página de notícias do São Paulo.

O contestado técnico Sérgio Baresi, de manipulado por Rogério Ceni passou a ser um bom treinador, que está ajeitando o time.

Mas, "pera lá"! Nessa sequência vencedora das últimas rodadas, o São Paulo simplesmente enfrentou, nessa ordem mesmo, os atuais décimo-oitavo, décimo-sétimo e décimo-sexto colocados do Brasileirão. E em nenhuma das partidas o Tricolor teve moleza.

Contra o Atlético Goianiense, um apertado 2x1. Contra o Galo Mineiro, um emocionante 3x2. E, ontem, contra o Flamengo, um 2x0 sem sustos, talvez no duelo mais fácil dessa trinca.

Isso só confirma uma coisa: dificilmente o São Paulo brigará para não ser rebaixado.

Mas, para afirmar que o time é franco favorito à Libertadores ainda é muito cedo.

Basta ver os últimos jogos do Tricolor paulista: empates com Fluminense, Cruzeiro, Atlético Parananense e Vasco e derrota acachapante para o Corinthians.

E desde a volta do Brasileirão após a Copa do Mundo, o único time que o São Paulo venceu e que estava na metade de cima da tabela foi o Ceará na 12ª rodada, mas que está em queda livre e já aparece na 11ª posição.

Então, a sequência de vitórias é para ser comemorada, mas com moderação.O Tricolor só bateu times que estavam bem próximos na parte debaixo da tabela, não rivais pela Libertadores.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Novos desafios!

Caros amigos, é com muito orgulho que escrevo esse post para avisar que consegui uma excelente oportunidade para trabalhar com o que eu amo: jornalismo esportivo.

A Rádio Nova Difusora, de Osasco, me concedeu a oportunidade de produzir matérias diárias para o jornal Nova Esportes, que vai ao ar de segunda à sexta, das 18h às 19h.

Além disso, nos finais de semana, participarei da Jornada Esportiva, das 18h às 21h, e auxiliarei nas transmissões dos jogos - sempre avisarei pelo twitter quando estarei escalado e qual jogo cobrirei. Vocês podem acompanhar as transmissões pelo rádio (1540 AM) ou pelo site http://www.novadifusora.com.br/.

E tem mais! Toda terça-feira vocês poderão ler minha coluna semanal no Nova Esportes.

Hoje já tem post meu lá!

Um grande abraço a todos!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Brasileirão está pegando fogo!

Terminou o primeiro turno do Brasileirão 2010. Terminou, mas não terminou, afinal, ainda faltam duas partidas para que realmente o turno acabe (Santos x Inter e Corinthians x Vasco, que foram adiadas para 13/10).

E a disputa tanto na parte de cima como na parte debaixo da tabela está quente!

Brigando pelo título, o Corinthians pode ultrapassar o Flu se vencer o rival do Tricolor das Laranjeiras - o Vasco. Atualmente, o Flu tem 38 pontos, um a mais que o Timão.

Mas, os dois clubes agora já vêm pelo retrovisor Santos e Internacional chegando, acompanhados de Cruzeiro e Botafogo, todos com 31 pontos.

No meio da tabela, a luta é para se aproximar do grupo que garante vaga para a Libertadores. Nesse bolo estão Atlético Paranaense, que não para de subir na tabela e já soma 27 pontos, Vasco e Guarani, com 26, São Paulo e Ceará, com 25.

O Palmeiras, na 12ª posição com 24 pontos, está a sete pontos do "G4" e a sete do "Z4". Os alviverdes ainda não decidiram se lutam pela Libertadores ou para fugir do rebaixamento e fazem uma campanha bem irregular.

O Avaí, que começou o torneio muito bem, vai despencando e, com 22 pontos, já vê a zona de rebaixamento mais perto do que o ilustre torcedor Guga deseja.

Na décima-quarta colocação e com o mesmo número de gols, o pior ataque do Brasileiro está deixando os flamenguistas arrepiados. Com 22 pontos, o Flamengo está abraçado com outro rubro-negro em queda livre: o Vitória.

Com 20 pontos, os gremistas sonham com uma arrancada do Tricolor Gaúcho, que é o primeiro time fora do "Z4".

Agonizando, a dupla de Atléticos (Mineiro e Goianiense) tem frequentado a zona da degola há muito tempo. O Grêmio Prudente chegou recentemente para fazer companhia à dupla e não tem mostrado muita força para sair de lá.

E tem torcedor que nem pode mais ouvir falar sobre o herói Lanterna Verde que já tem um ataque de raiva. Com apenas 13 pontos, o Goiás está na última colocação e está a distantes sete pontos do livramento.

Esse é o Brasileirão, o campeonato mais disputado do mundo. Depois de um turno, alguém arrisca um palpite sobre quem será o campeão? E quais clubes estarão na Libertadores 2011 junto com o Santos e o Inter? E quem fará um tour pela Série B ano que vem?

Mais lidas