domingo, 1 de maio de 2016

Santos e Audax mostram o que é futebol

A primeira partida da decisão do Campeonato Paulista foi de altíssimo nível. Santos e Audax deram uma verdadeira aula de futebol com duas propostas de jogo bem diferentes, mas com o mesmo objetivo: fazer gols.

Ao seu estilo já tradicional, o Audax tentava manter a posso de bola e trabalhar sem chutões. Mas, a estratégia do Santos de marcar sem pressão enquanto a bola estava com os jogadores de linha funcionou bem e travou as iniciativas dos anfitriões. Quando a bola chegava no goleiro Sidão, o Santos apertava a saída de bola e obrigava o Audax a isolar a bola.

Assim, no primeiro tempo, o Santos dominou o Audax e poderia ter decidido a final já nos primeiros 45 dos 180 minutos de decisão. Ricardo Oliveira acertou a trave duas vezes, Vitor Bueno perdeu um gol frente a frente com o goleiro Sidão e Gustavo Henrique sofreu um pênalti não marcado pela arbitragem.

Na segunda etapa, Fernando Diniz mudou o Audax ao colocar Wellington no lugar de Juninho. E a mudança surtiu efeito. O time de Osasco dominou o Santos e passou a criar chances de gol em sequência. Foi a vez do Audax perder a chance de matar a decisão, em chances perdidas com Mike (duas vezes), Ytalo e Velicka.

De tanto insistir, o Audax abriu o placar com Mike. Mesmo em vantagem, o clube osasquense seguiu pressionando o Santos, que viu sua grande estrela, Lucas Lima, se lesionar e dar lugar a Ronaldo Mendes.

E essa mudança mudou o destino do duelo: quando o Osasco parecia mais perto do segundo gol, Ronaldo Mendes interceptou passe de Tchê Tchê na intermediária, avançou sozinho e acertou um petardo para igualar o placar.

O marcador permaneceu inalterado até o apito final. Um pecado pelo que foi a partida, com quase 40 finalizações e menos de 20 faltas.

O empate deixa o confronto em aberto. Favorito, o Santos mostrou ter um poder ofensivo respeitável, mas também se mostrou bem vulnerável. A Vila Belmiro será o caldeirão de sempre, mas o Palmeiras já mostrou que é possível surpreender o Santos em seu estádio.

Já o Audax entra como franco atirador e, por jogar sem pressão, pode surpreender com seu futebol ofensivo. Mas, pelo que se viu no primeiro tempo, é uma equipe que o Santos aprendeu a dominar e, se não se cuidar, sua defesa pode ter muitos problemas com o bombardeio santista.

Seja lá quem for o campeão, pelo que mostraram nesses primeiros meses de temporada, Santos e Audax farão jus ao título e um bem danado a quem gosta de futebol ofensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas