O Santos foi punido pelo STJD com oito partidas como mandante jogando com portões fechados e a 150km da Vila Belmiro, devido aos incidentes ocorridos no clássico contra o Corinthians. E muito tem se falado que a culpa é dos torcedores. Será?
A punição é justa, por um lado, afinal, o clube já é reincidente em atos de vandalismo provocados por sua "torcida" em seu estádio.
Mas, meus questionamentos vão além.
1) o que acontecerá com o Corinthians e o Neo Química Arena devido ao fato de Deyverson, do Cuiabá, ter sido atingido no pescoço por um cortador de unha arremessado por "torcedores" rivais?
2) o que acontecerá com o Vasco e o São Januário devido ao fato de "torcedores" terem arremessado sinalizadores no campo (como fez a torcida santista)?
3) o que acontecerá com os "torcedores" que invadiram um motel em São Paulo e agrediram e ameaçaram o jogador Luan, do Corinthians?
4) o que acontecerá com os "torcedores" são-paulinos que depredaram uma estação de Metrô em São Paulo e feriram um segurança do local, após o clássico entre São Paulo e Palmeiras?
Todos esses fatos são recentes, aconteceram há poucas semanas.
E se você colocar no Google "briga torcida" você encontrará matérias e imagens dos mais diversos tipos de vandalismo espalhados pelo país, desde as mais recentes até as mais antigas. E aí é que entra o meu principal questionamento: o que acontece com esses criminosos? Por que isso segue se repetindo continuamente?
A resposta é desanimadora e explica por que repetidamente, ano após ano, em todo o Brasil, vemos notícias como essas, de "torcedores" vandalizando, ameaçando e agredindo: para a grande maioria desses criminosos, não acontece absolutamente nada.
Vai ver quantos "torcedores" do Santos foram presos por agredirem os jogadores do Corinthians em 2022.
Quantos "torcedores" do São Paulo foram presos por vandalizar o estádio de Mogi das Cruzes durante um jogo da Copa São Paulo, em 2016?
Quantos "torcedores" do Corinthians foram presos por ameaçarem William e Cássio, no ano passado?
Quantos "torcedores" do Palmeiras foram presos após o caos promovido na região do Allianz Parque após a derrota no Mundial.
Punir os clubes com partidas com portões fechados e multa é apenas enxugar gelo. A evolução no combate a esses atos criminosos só acontecerá quando os vândalos disfarçados de torcedores forem punidos, presos e responsabilizados por seus atos, algo que a Justiça parece não enxergar e que a Segurança Pública ainda é insuficiente em coibir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário