segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tudo azul!

O Cruzeiro se deu muito bem na rodada desse final de semana e deu um presentão para os torcedores na véspera do Dia das Crianças.

A Raposa bateu o agora vice-líder Fluminense por 1x0 e assumiu o topo da tabela.

Para melhorar ainda mais o final de semana, o Corinthians ficou para trás, pois conseguiu a proeza de perder em pleno Pacaembu e levar quatro gols do Atlético Goianiense, que ainda está na zona de rebaixamento.

Quem também gostou dos resultados do final de semana foram os torcedores de Internacional e Santos, 4º e 5º colocados respectivamente, que continuam de olho nos três primeiros e venceram seus jogos em casa. Na quarta-feira as duas equipes duelam para ver quem continuará sonhando com a taça e quem apenas treinará nas rodadas finais do Brasileirão!

No jogo entre reis do empate nesse Brasileirão, o resultado do duelo entre Botafogo (14 empates) e Palmeiras (13 empates) não poderia ser outro: empate! Aliás, o resultado final até poderia ter sido outro se Loco Abreu não estivesse em um dia tão ruim e não tivesse perdido um pênalti e um gol feito.

Na sétima colocação, o Atlético Paranaense perdeu para o Santos por 2x0 e ficou mais distante da briga por uma vaga da Libertadores.

Quem também tropeçou na rodada e não se aproximou do G3 foi o emergente Grêmio, mas o tropeço teve gosto de vitória. Jogando contra o Vasco (14 empates, outro rei do empate) em São Januário, o Imortal chegou a estar perdendo por 3x1, mas conseguiu sair com um pontinho na bagagem.

Na 10ª posição, o São Paulo venceu o lanterninha Grêmio Prudente por 3x2 e ainda tem chances de disputar a Libertadores de 2011.

O Ceará respira aliviado na 11ª colocação após a vitória sobre o Guarani, 13º colocado, por 2x0. O Vozão vai deixando a zona do rebaixamento bem longe do Castelão e soma 38 pontos. Falando em Zona de Rebaixamento, o Guarani que abra os olhos... Com 34 pontos, o Bugre tem apenas cinco a mais que o Dragão Goianiense. Alerta vermelho no Brinco de Ouro.

Vermelho, zona do rebaixamento, 34 pontos. Esse é o Flamengo, 14º colocado que tropeçou feio contra o ameaçado Avaí. Na Ressadaca, o Mengo abriu dois a zero com dois gols dele, Val Baiano! Mas o Leão da Ressacada empatou e agora sente o Atlético Goianiense, o Atlético Mineiro e o Goiás puxando o calcanhar. Tanto Avaí como Fla não podem mais nem pensar em perder pontos. A Segundona está perto!

Mais perto ainda do rebaixamento estão os quatro últimos do torneio.

O Atlético Goianiense tenta se recuperar do péssimo início de Brasileirão, mas até agora as vitórias não surtiram muito efeito e o namoro com a Segundona segue firme.

Outro Atlético que está esboçando uma reação é o mineiro, mas a derrota por 1x0 para o Inter evitou que o Galo deixasse o Z4.

O Goiás é outro ameaçado que está lutando para sair da zona do rebaixamento e venceu o decadente Vitória por 1x0. O Leão da Ilha tem 31 pontos, dois  a mais que o Goiás, penúltimo colocado.

Na última colocação, o Prudente vai cimentando o rebaixamento a cada rodada que passa. Com 21 pontos, o clube paulista tem que tirar 9 pontos para o primeiro fora do Z4.

Brincando de vidente e matemático?

Abaixo segue uma análise bem simples e superficial do que cada time precisaria fazer para ser campeão ou para não ser rebaixado, apenas para apimentar mais esse Brasileirão que está pegando fogo. Não foi utilizada nenhuma base matemática ou estatística mais complexa.

Nos últimos anos, a pontuação total do campeão vem caindo.

Em 2006 o São Paulo foi campeão com 78 pontos.

Já em 2007 o time do Morumbi terminou na primeira colocação ao marcar 77 pontos.

Em 2008, o Tricolor precisou de 75 pontos para assegurar o caneco.

Em 2009, o Fla venceu somando 67 pontos.

Tendo como base a média desses últimos anos, vamos às possíveis missões de cada time para ser o melhor do Brasileirão 2010 com 74 pontos! Isso sem contar com os resultados de outras equipes, acima ou abaixo na tabela.

Nas nove rodadas restantes, o Cruzeiro precisaria vencer seis jogos e empatar dois para ser campeão.

O Fluminense teria que secar a Raposa e vencer sete jogos e empatar um.

Já o Timão, ainda com uma partida a menos, precisaria de oito vitórias e um empate em dez jogos.

O Internacional, em dez jogos, teria que vencer nove.

O Santos teria a missão mais complicada: nas dez partidas restantes, precisaria vencer todas.

A briga para não cair também promete muita emoção!

Se for levar em conta a média dos rebaixados nos últimos anos, 45 pontos foram suficientes para manter um time na elite brasileira. Temos o seguinte cenário na parte debaixo da tabela:

O Prudente precisa vencer oito partidas dentre as nove que restam para escapar.

Galo e Goiás precisam vencer pelo menos cinco jogos e empatar dois.

Já o Dragão teria que conquistas cinco vitórias e um empate.

O Avaí se livraria do rebaixamento com cinco vitórias.

O Vitória pode escapar da degola se vencer quatro jogos e empatar dois.

Flamengo e Guarani permanecem na elite se vencerem três partidas e empatarem uma nas últimas nove rodadas.

Agora é esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas