quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quem arrisca?

Nessa quarta-feira todos os times do Campeonato Brasileiro voltaram a ter o mesmo número de jogos.

Nas duas partidas atrasadas, os anfitriões fizeram bem a lição de casa e venceram os rivais.

Na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Internacional por 1x0, gol de Neymar.

Já em São Januário, o Vasco aproveitou a má fase do Corinthians e venceu o duelo por 2x0, gols de Zé Roberto e Éder Luis.

Com esses resultados, a disputa pelo caneco ganha mais um postulante: o Santos, que tem 48 pontos, agora a seis do líder Cruzeiro. Entre os dois estão Fluminense, vice-líder com 52 pontos, e o Corinthians, com 49.

E não dá para descartar completamente o Internacional, com 47 pontos.

Bem mais distantes, mas também ainda sonhando com o caneco, Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio e Palmeiras observam a briga de camarote, esperando um vacilo para poder entrar no bolo.

Números, números, números

A nove rodadas do final, vamos a alguns números interessantes do campeonato.

Em 290 jogos, foram 137 vitórias dos mandantes, 89 empates e 64 triunfos dos visitantes.

Levando-se em consideração, então, que o time da casa  sai vencedor na maioria dos casos, ser o mandante pode ser um fator fundamental para decidir o campeão.

E se for levar isso ao pé-da-letra, Santos e Internacional estão em vantagem para essa reta final, pois terão quatro jogos como mandantes.

Veja abaixo a tabela com os nove jogos finais dos cinco primeiros.

PS - Para ter um critério, dividi as 20 equipes em três grupos: os "primeirões", que inclui o líder e os que estão a até sete pontos do primeiro colocado (os cinco primeiros); os "meio de tabela", que tiveram mais vitórias do que derrotas, mas estão a mais de sete pontos atrás do líder (entre 6º e 12º); e os "desesperados", que mais perderam do que venceram (do 13º ao 20º).


O Flu será mandante em cinco jogos, mas dois são clássicos. O time das Laranjeiras e o Corinthians são os únicos dentre os "primeirões" que disputarão dois clássicos.

Jogando em casa, a tabela é mais animadora para os santistas, que enfrentarão três equipes do grupo dos "desesperados". Aliás, os Peixe é o que mais enfrentará clubes desse grupo: seis no total. Já o Flu é quem enfrentará menos "desesperados": apenas um.

O Inter terá o Beira Rio como arma fundamental para derrotar dois postulantes ao título e é o único que contará com esse trunfo (jogar em casa) duas vezes no confronto direto.

Dentre os cinco primeiros, o Corinthians será o visitante que, na teoria, terá os jogos mais fáceis, pois tirando um clássico, só enfrentará equipes que integram o grupo dos "desesperados".

O Cruzeiro, comendo pelas beiradas, medirá forças contra três times do "meio de tabela" em casa e será visitante contra três "desesperados".

Veja a lista de jogos dos "primeirões" a seguir:

Cruzeiro: Grêmio (F), Atlético Mineiro (C), Prudente (F), São Paulo (C), Vitória (F), Corinthians (F), Vasco (C), Flamengo (F), Palmeiras (C)

Fluminense: Botafogo (C), Atlético Paranaense (F), Grêmio (C), Internacional (F), Vasco (C), Goiás (C), São Paulo (F), Palmeiras (F), Guarani (C)

Corinthians: Guarani (F), Palmeiras (C), Flamengo (F), Avaí (C), São Paulo (F), Cruzeiro (C), Vitória (F), Vasco (C), Goiás (F)

Santos: São Paulo (F), Prudente (C), Internacional (F), Vitória (C), Atlético Mineiro (F), Grêmio (C), Goiás (F), Avaí (F), Flamengo (C)

Internacional: Flamengo (F), Grêmio (F), Santos (C), Fluminense (C), Atlético Goianiense (F), Avaí (C), Botafogo (F), Vitória (C), Prudente (F)

(F) = Jogo Fora de Casa / (C) = Jogo de Casa

A conclusão que se tem é a seguinte: não tem nada decidido e esse final de campeonato vai pegar fogo. Um vacilo pode ser fatal.

Alguém arrisca um palpite sobre quem será campeão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas