quarta-feira, 15 de maio de 2024

Um ano da minha maior mudança de vida profissional. O que aprendi nesse período?

Há exatamente um ano, eu entrava pela última vez Universidade do Hamburger como funcionário da Arcos Dorados. O que mudou e aprendi de lá pra cá?


Em 15 de maio de 2023, selamos o fim de um ciclo recheado de McHistórias para o início de uma fase absolutamente alucinante na minha vida.


Nos quase 10 anos de Méqui, quase sempre fiz trabalhos paralelos em uma outra área muito especial... E decidi arriscar respirar novos ares - que desde adolescente eu desejava: os ares do jornalismo esportivo. Investi tempo, dinheiro e muita energia para que isso não fosse mais um serviço paralelo. E me surpreendi com tudo o que vivi - e tenho vivido ainda.


Me redescobri nas redes sociais, das quais eu havia me afastado completamente há algum tempo. Não apenas criando conteúdos, mas criando laços e cultivando contatos que eu jamais imaginaria. E eu não pensava que eu pudesse levar minhas ideias para tanta gente - é bizarro imaginar que milhares de pessoas acessam meu perfil diariamente para ver o que eu posto. Impactar 80 mil, 90 mil, 100 mil pessoas todo mês é muito desafiador, exige bastante responsabilidade, mas é também encantador - e tenho amado muito tudo isso.


Me descobri narrador. No mundo do jornalismo esportivo, sempre busquei oportunidades como comentarista, mas desde os cursos, a função de narrar foi "caindo no meu colo". E eu aceitei o desafio.


No primeiro trabalho remunerado como narrador, achei que fosse apenas uma gentileza, um favor de um amigo. Mas, os elogios da galera (com direito a "gorjeta") me surpreenderam.


Surgiu a segunda parceria para narrar não apenas futebol, mas também futevôlei. Seria mais um favor de outro amigo com sonho em comum? Os elogios do público e dos organizadores nas transmissões me diziam que não.


Novas empresas me contataram para narrar. Primeiro, apareceu uma. Depois outra. E mais uma. Hoje, narro jogos para três empresas diferentes, fazendo um malabarismo na agenda para poder estar sempre presente nas três.


Paralelo a tudo isso, sigo prestando apoio e faço alguns freelas para o Méqui Time - uma vez Méqui, pra sempre Méqui? Felizmente, parece que sim.


E, claro, nem tudo são flores. A falta de uma agenda prévia para organizar a rotina, poucos eventos ao longo da semana (a maioria é só de final de semana, o que me obriga a escolher um ou outro) e, principalmente, a questão financeira... Como tem sido difícil pagar as contas, principalmente pra quem sempre foi CLT e agora se aventura no mundo PJ.


De 15 de maio de 2023 a 15 de maio de 2024, foram 366 dias de muitas descobertas, desafios, prazeres e dificuldades. Não sei o que me espera nesses próximos 365 dias, mas me sinto melhor do que nunca para aproveitar 100% de cada momento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas