Tragédia consumada, rebaixamento consolidado e, agora, o Santos precisa correr contra o tempo. Afinal, o Campeonato Paulista já está aí, competição na qual, assim como no Brasileirão, o Peixe lutou para não ser rebaixado nos últimos anos.
E para se reerguer em 2024, o Peixe deverá construir um time bem mais humilde, já que o orçamento será beeeem baixo.
Por isso, listo abaixo quem, do elenco atual ou dos atletas emprestados, pode ser usado para ser a base do elenco do próximo ano, que lutará pela permanência na elite do Paulistão e pelo retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.
GOLEIROS
- João Paulo: ídolo do clube, deve receber muitas propostas. É a oportunidade para optar ficar no Peixe, ajudar no acesso e cravar seu nome pra sempre na história do clube.
- Vladimir: manda embora.
- Diógenes e Paulo Mazotti: meninos da base, se não tiveram qualidade para desbancar Vladimir na reserva, melhor irem para outro clube. Manda embora.
CONCLUSÃO: terá que contratar um (caso JP fique) ou dois (titular e reserva) caso JP saia.
LATERAL-DIREITO
- Júnior Caiçara, Gabriel Inocêncio e João Lucas: laterais de ofício, não conseguiram manter a posição no duelo contra o improvisado Lucas Braga. Manda embora.
- Nathan: perdeu espaço após ser pego na balada e acabou emprestado. Quando jogou, não agradou. Manda embora.
CONCLUSÃO: precisa urgentemente contratar dois nomes pra posição - sendo um que chegue pra jogar. Não dá pra errar mais.
LATERAL-ESQUERDO
- Dodô: não rendeu como lateral, esboçou um bom futebol como zagueiro, mas durou pouco e o desempenho seguiu muito abaixo das expectativas. Manda embora.
- Felipe Jonatan: não vivia grande fase antes de se lesionar. Diante das opções no mercado, pode ser útil nessa reconstrução. Fica.
- Kevyson: mostrou potencial na mesma proporção em que tomou péssimas decisões em campo. Como é jovem, vale mais um período de testes, mas como opção de elenco, não como titular. Fica.
- Lucas Pires: mostrou grande talento quando surgiu em 22, mas entrou em polêmicas e acabou perdendo espaço. Se estiver disposto a focar na carreira e no Santos, é a melhor opção pra posição. Fica.
CONCLUSÃO: tem nomes que podem ser suficientes para a posição. Mas, depende de estabilizar o psicológico dos candidatos à vaga.
ZAGUEIROS
- João Basso: começou bem, mas depois caiu muito o desempenho. Focado, tende a ser um bom nome. Fica.
- Joaquim: melhor zagueiro do elenco, deve receber propostas e gerar $ para o clube. Infelizmente, precisa vender para fazer caixa.
- Messias: bom para compor elenco. Fica.
- Jair: candidato a grande jogador. Precisa de minutagem, mas já mostrou qualidade. Fica.
- Alex Nascimento: não mostrou grande desempenho quando entrou, mas também não comprometeu. Vale testar. Fica.
- Luiz Felipe: não tem apoio da torcida, mas conseguiu um acesso com o Atlético Goianiense, onde foi titular. Pode ser útil na dura caminhada pela Série B. Fica.
CONCLUSÃO: tem nomes que podem dar conta do recado, mas que oscilam muito. Por isso, vale trazer mais um zagueiro pra ser titular.
VOLANTES
- Rincón: tem que ficar. Tem qualidade e personalidade para puxar o elenco pra cima. Fica.
- Fernandes: fez ótimo 2022, mas um 2023 ruim. Se o salário for alto, vale negociar e conseguir dinheiro com ele. Manda embora.
- Alisson: chegou e mal jogou, por conta de lesão. Se melhorar a forma física, será ótimo. Fica.
- Vinicius Balieiro: não rendeu com o Santos e nem com o Ituano. Manda embora.
- Sandry: menino da Vila que mostrou bom potencial, oscila muito e sofre com lesões. Vale mais um período. Fica.
- Dodi: começou bem, mas o desempenho foi caindo, caindo e seu futebol sumiu. Como já não é garoto, negociaria para gerar caixa. Manda embora.
- Camacho: desde que chegou, ficou mais tempo no banco do que em campo. Embora seja santista, não demonstrou desempenho para ficar. Manda embora.
- Jean Lucas: escolheu voltar pro Santos e começou muito bem, mas caiu demais nas últimas partidas e causou na semana mais decisiva da história do clube. Pelo conjunto da obra, melhor gerar caixa. Manda embora.
- Ivonei: se destacou na base, mas não rendeu no profissional, nem no Santos, nem no Botafogo. Manda embora.
- Zanocelo: não rendeu no Santos, nem no Fortaleza. Manda embora.
CONCLUSÃO: setor que precisa de reforços, tanto para ser titular, como para opção no elenco.
ARMADORES
- Nonato: mostrou dedicação e uma certa qualidade. Fica.
- Lucas Lima: muito salário e pouca efetividade nos momentos mais decisivos. Manda embora.
- Luan Dias: Manda embora.
- Miguelito: bom nome da base, teve poucas oportunidades no profissional. Fica.
- Carabajal: não rendeu no Santos, nem no Vasco. Manda embora.
- Gabriel Pirani: oscilou no Santos, oscilou mas ganhou bagagem no Flu e na seleção de base. Está ganhando experiência no DC United. Pode ajudar tanto o elenco como o caixa, aí depende da vontade do jogador e do técnico. Fica.
CONCLUSÃO: posição muito carente e cheia de nomes que não tiveram bom desempenho. Precisa de reforços.
ATACANTES
- Marcos Leonardo: melhor jogador de linha do Peixe nos últimos anos, ajudou muito o clube e construiu bons números, mas o desempenho caiu muito na reta final do Brasileirão e ainda "causou" na semana mais decisiva do clube, além de já ter "causado" quando negociava com a Roma. Melhor gerar $ do que estresse. Manda embora.
- Morelos: chegou fora de forma, se machucou e voltou em forma pior do que quando chegou. Não mostrou a que veio e é um dos maiores salários. Manda embora.
- Soteldo: um oásis de criatividade, mas uma fábrica de polêmicas. Muito bom tecnicamente, mas de alto salário. Caso se adeque à nova realidade do clube, tem tudo para ser o líder que o time precisa e ainda "limpa a barra" com torcedores ressentidos pelas polêmicas em que ele já se envolveu com a camisa do Santos. Fica.
- Patati: foi muito nem na base e teve poucas oportunidades no profissional. Quando entrou, ciscou, mas não produziu muito nos poucos minutos em campo. Pode ter mais chances. Fica.
- Mendoza: Manda embora.
- Furch: mostrou muitas qualidades. Fica.
- Lucas Braga: manda embora.
- Maxi Silvera: mostrou alguma qualidade. Fica.
- Bruno Mezenga: Manda embora.
- Lucas Barbosa: Manda embora.
- Rwan Seco: não rendeu no Santos e no Vasco, mas está ganhando experiência na Bulgária, onde joga o campeonato local e a Conference League - e tá fazendo gols. Vale novo teste. Fica.
- Bruno Marques: centroavantão (1,94m), perdeu espaço no Santos em 2021 e foi pra Portugal, onde tem jogado muito pouco. Honestamente? Se tem salário baixo, testa... Fica.
CONCLUSÃO: muitos nomes, pouca qualidade. Precisa de reforços.
TÉCNICO:
- Marcelo Fernandes foi muito melhor do que os medalhões Hellmann e Aguirre. Mas, faltou mais atitude para mudar o time em momentos ruins e para não insistir nos jogadores que estavam dando errado. Uma boa diretoria poderia dar uma sustentação melhor para ele, com mais profissionais qualificados ao seu lado. Não vejo no mercado opções muito melhores, que conhecem o clube e o elenco e são "baratos". Então... Fica.
Meu time-base, considerando o 433 mais usado nos últimos anos, seria: João Paulo, Lucas Pires, Jair, Basso e novo lateral-direito; Rincón, Sandry e Nonato; Soteldo, Silvera e Furch.
Se for jogar no 352 que deu certinho em vários jogos, seria: João Paulo, Jair, Basso e Messias; Lucas Pires, Rincón, Sandry, Nonato e ala direito; Soteldo e Furch.