quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Novidades do Futebol Feminino - 31/01

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h. Sintonize na Rádio Nova Difusora ou acesse o Youtube da emissora para acompanhar ao vivo!


O técnico Arthur Elias anuncia nessa quinta-feira as 23 atletas que defenderão a seleção brasileira na Copa Ouro, que começa no dia 21. 


No torneio, o Brasil medirá forças na estreia com o vencedor do confronto entre Haiti e Porto Rico. Na segunda rodada, o desafio será diante da forte seleção colombiana, presente na última Copa do Mundo. Encerrando a primeira fase, a seleção tupiniquim encara o Panamá, equipe que também esteve no Mundial, inclusive, na chave do Brasil.


As três partidas serão disputadas no estádio Snapdragon, na Califórnia, com horário ainda a ser definido.


Mudando um pouco de assunto, mas ainda com a seleção envolvida, a semana de treinos do Grêmio está sendo acompanhada de perto por dois profissionais da comissão técnica do Brasil. O auxiliar Rodrigo Iglesias e o treinador de goleiros Edson Júnior visitaram a sede do Departamento de Futebol Feminino gremista, como parte da programação da equipe nacional de monitorar e observar o desenvolvimento de atletas e da modalidade pelo país.


Outro gigante gaúcho, o Internacional anunciou a meio-campista Joana Mylena, de 18 anos, como mais novo reforço das Gurias Coloradas. A atleta teve uma passagem de destaque na última temporada pelo Avaí Kindermann, onde conquistou o vice-campeonato catarinense e também o vice-campeonato da Brasil Ladies Cup Sub-20.


Quem também tem promessas como reforço é o Botafogo, que contratou duas goleiras para a equipe Sub-20: Isa Tito, de 18 anos e com passagem pela Ferroviária, e Julia Suely, de 17, ex-jogadora do Bahia.


Essas foram as principais notícias do dia envolvendo o futebol feminino.





A culpa não é do Mano

Vitória sobre o Guarani na abertura do Paulistão, por 1x0, na Neo Química Arena. Sem culpados nem ressentimentos.

Derrota na segunda rodada para o Ituano, em Itu, por 1x0. Na coletiva ao final do jogo, Mano Menezes comenta assim uma finalização errada de Raniele: "Talvez te referiste a uma cobrança no Raniele, porque tentou chutar uma bola ao gol... Acho que estava lá em Cuiabá, tentou chutar. Não dá, né? Estamos no Corinthians". Torta de climão, principalmente com o Cuiabá, ex-clube do atleta, que emitiu uma nota repudiando a fala infeliz do treinador corintiano.

Derrota na terceira rodada para o São Bernardo, no ABC, por 1x0. Mesmo com o adversário tendo um atleta expulso aos 10 minutos de partida, o Corinthians conseguiu levar um gol pouco depois, não marcar nenhum e sair derrotado. E após falta de ataque de Yuri Alberto nos minutos finais do duelo, Mano brada com o atacante: "você é burro?". Mais uma torta de climão para o menu corintiano.

Em ambos os casos, Mano Menezes se pronunciou e tentou se esquivar. Na primeira, disse que estavam fazendo reality show e que a declaração era sobre o atleta estar na cidade de Cuiabá, longe de Itu. Na segunda, argumentou que no futebol existem palavras fortes, mas que não foi nada pessoal e que a atitude teria sido burra, não a pessoa.

E veio o quarto ato. Clássico contra o São Paulo na Neo Química Arena, onde o Tricolor nunca havia vencido, nos dez anos de existência do estádio. Expulsão do zagueiro alvinegro Caetano aos 42 minutos do primeiro tempo. Tabu quebrado: vitória são-paulina por 2x1. E Mano, o técnico que não conseguiu fazer seu time se defender nem atacar com o mínimo de eficiência contra o São Bernardo, quando eram 11 corintianos em campo contra 10 adversários, analisa: "Não podemos cometer esses pequenos erros que têm nos atrapalhado em termos de jogo. Ficar com um a menos é difícil nessa hora". 

Assim, após 31 dias, o janeiro que começou esperançoso aos corintianos, encerra turbulento, com o pior início do Corinthians no Paulistão nesse século, ultrapassando a péssimo largada em 2001, quando perdeu duas, empatou uma e só foi vencer na quarta rodada. 

Mas, a culpa não é do Mano...




terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Novidades do Futebol Feminino - 30/01

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h. Sintonize na Rádio Nova Difusora ou acesse o Youtube da emissora para acompanhar ao vivo!


A CBF divulgou a tabela com as cinco rodadas iniciais da Primeira Fase do Brasileirão Feminino Sub-20 2024.
A competição começa no dia 6 de fevereiro e termina em julho. 

O primeiro dia de Campeonato terá apenas um confronto, com Cuiabá e Minas Brasília entrando em campo.

No dia seguinte tem clássico entre São Paulo e Corinthians, além de mais dois duelos, um entre Internacional 
e América-MG e outro entre Fluminense e CEFAMA.
 
No dia 8 de fevereiro, cinco partidas dão continuidade à primeira rodada, com Red Bull Bragantino contra
Grêmio, Atlético-MG contra Avaí/Kindermann, Fortaleza contra Sport, Flamengo contra UDA e
Ferroviária contra Santos.

Fechando a primeira rodada, no dia 9, partida entre JC FC e Botafogo. 

Para fechar o boletim, duas notícias do mercado da bola.

Tem figurinha repetida voltando a aparecer no álbum das Sereias da Vila. A zagueira Janaína, revelada pelo Santos e que estava no Botafogo, está de volta à Vila Belmiro para sua terceira passagem. Com 101 partidas disputadas com a camisa das Sereias, Janaína assinou com o clube da Baixada até o final do ano e é o 14º reforço santista para a temporada.

Quem também recorreu a uma velha conhecida para reforçar o elenco foi o Flamengo, que anunciou a volta da zagueira Day Silva. Nona contratação para o ano, a defensora de 31 anos atUou pelo Fla entre 2015 e 2019 e defendeu a Ferroviária na última temporada.




Qual é a sua, Mano?

Um gol marcado.
Dois gols sofridos.
Uma vitória. 
Duas derrotas seguidas.
Segundo pior começo de Paulistão do Corinthians NO SÉCULO! 

E com apenas três jogos no ano, o clube do Parque São Jorge já vive uma turbulência. 

Para piorar, além de não conseguir fazer o Corinthians jogar bem, o técnico Mano Menezes resolveu disparar comentários, digamos, infelizes.

Primeiro, mirou em criticar um chute errado de Raniele na derrota para o Ituano ao dizer que ele não estava mais em Cuiabá (aqui é Corinthians, bradou!) e gerou mal-estar com o ex-clube do volante, além de expor o atleta em rede nacional.

Na partida seguinte, tropeço contra o São Bernardo, quando o time do ABC teve um jogador expulso aos 10 minutos de jogo e ainda assim marcou um gol e venceu o duelo. 

Eis que Mano surge novamente e expõe outro atleta, Yuri Alberto, que ainda não fez gols esse ano, mas fez uma falta considerada desnecessária e ouviu um "você é burro?" diante de todo o estádio - e das câmeras e microfones que ajudaram a viralizar o ato. 

Hoje, Mano tem pela frente o São Paulo, que nunca venceu o Corinthians na Neo Química Arena, palco do clássico. O que esperar do Glorioso treinador alvinegro? Vai conseguir fazer o Timão jogar ou vai aplicar a série negativa e, quem sabe, buscar um novo alvo para sua ira?

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Novidades do Futebol Femino - 29/01

Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h. Sintonize na Rádio Nova Difusora ou acesse o Youtube da emissora para acompanhar ao vivo!



A seleção brasileira sub 17 encerrou a semana de treinos na Granja Comary e embarcou para Portugal, onde participará do Torneio de Algarve a partir de quinta-feira. 


Na Europa, o Brasil fará três jogos,  enfrentando a Alemanha, a Holanda e a seleção portuguesa. A competição servirá para ajustar o time brasileiro visando a disputa do Sulamericano, em março.


As atividades da equipe sub17 no centro de treinamento da CBF tiveram acompanhamento de Arthur Elias, técnico da seleção principal, e de parte de sua comissão técnica. A ideia é não somente observar os novos talentos como promover mais integração entre as diferentes categorias do selecionado brasileiro.


Falando das equipes tupiniquins, após um começo de ano bastante movimentado no mercado da bola, o ritmo de contratações diminuiu muito e, agora, os elencos já praticamente fechados vão intensificando a pré-temporada e o aprimoramento físico. 


Destaque para as oito equipes que participarão da Supercopa do Brasil, a partir de fevereiro, abrindo o calendário feminino de competições oficiais no Brasil.


No dia 09, Avaí Kindermann e Fluminense protagonizarão o primeiro confronto, seguido da disputa entre Real Brasília e Cruzeiro, no dia seguinte. No dia 11, dois jogos encerrarão a primeira rodada, com Internacional e Corinthians medindo forças, enquanto Flamengo e Ferroviária decidem a outra vaga. 




Ponte Preta e Inter Limeira: empate com gosto amargo para os anfitriões

Ponte Preta e Inter de Limeira fizeram um jogo bem interessante no Moisés Lucarelli, pela terceira rodada do Paulistão.

Com as duas equipes ainda sem vencer na competição, os dois treinadores escalaram formações ofensivas. E o que se viu em 90 minutos foi uma Ponte impotente e uma Inter de Limeira valente.

A Ponte sofreu e foi dominada a maior parte do jogo, tendo seu goleiro, Pedro Rocha, como melhor jogador em campo. Mesmo jogando em casa, com apoio da torcida e contra o lanterna, dono da defesa mais vazada nas duas primeiras rodadas e único time que ainda não tinha pontuado, a Macaca ficou devendo - e muito.

Os únicos lances de perigo foram em lampejos de Elvis - que deu um chapéu espetacular em Emerson Santos no começo do segundo tempo - mas sumariamente desperdiçados pelos atacantes pontepretanos. Jeh recebeu poucas bolas e aproveitou mal as raras oportunidades. Renato, contratado como esperança de gols, praticamente não participou do jogo e quando recebeu uma boa bola em boas condições, finalizou muito mal. Dodô, que foi bem contra o Santos, esteve apagado, inofensivo pelas pontas.

Já a Inter foi arisca e criou muito, principalmente pelo lado esquerdo, com a dupla Zé Mário e Juninho. Eles fizeram uma fumaça danada pra cima da defesa da Ponte e por muito pouco não conseguiram arrancar três pontos no Moisés Lucarelli.

Como ninguém balançou as redes, cada time saiu com um ponto - a Ponte foi a dois e segue dividindo a penúltima colocação com o Santo André. E completa seis anos sem vencer o adversário, com dois empates e duas derrotas no período, mesmo tendo jogado três vezes no Moisés Lucarelli. A torcida que foi ao estádio certamente não gostou do que viu. E pelo futebolzinho apresentado, o sinal amarelo já está soando alto no Majestoso para não repetir a trágica queda de 2022.

A Inter soma seu primeiro ponto e embora siga na última colocação, deu indícios nos três jogos de que poderá evoluir no campeonato. Perdeu por 3x2 para Portuguesa e Palmeiras, mas lutando até o último minuto, e foi muito superior à Ponte. Ou seja, contra três adversários fortes, o placar foi adverso, mas o desempenho nas quatro linhas foi esperançoso.



sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Novidades do Futebol Feminino - 26/01

 Essas informações você recebe em primeira-mão durante o Nova Esportes, de segunda a sexta-feira, às 18h. Sintonize na Rádio Nova Difusora ou acesse o Youtube da emissora para acompanhar ao vivo!


Uma das equipes mais fortes do futebol feminino sulamericano, a Ferroviária anunciou a REDE VOA como a sua

mais nova patrocinadora. A empresa de consórcio privado de aeroportos estampará a marca com exclusividade nos

uniformes das Guerreirinhas Grenás das categorias sub-12 ao sub-20. 

Quem também trouxe novidades aos seus torcedores foi o Atlético Mineiro. Reconstruindo todo o time feminino, as Vingadoras começam a temporada com 19 jogadoras contratadas e sete remanescentes do ano anterior.

Sob o comando do técnico Antony Menezes, o Atlético disputará em 2024 a Série A do Brasileirão e o Campeonato Mineiro e a expectativa é de que mais jogadoras reforcem o elenco atleticano nas próximas semanas.

Pegando a estrada rumo ao Sul do país, destaque para o Grêmio. As Gurias Gremistas fizeram o primeiro treino sob o comando da técnica Thaissan Passos e focaram no aprimoramento físico. 

No sábado, divididos em dois grupos, o elenco se reapresenta nos dois turnos, para treinos na academia e dar sequência às avaliações. O domingo será de descanso regenerativo e na segunda-feira o plantel se reapresenta para começar a segunda semana de pré-temporada.



Santos começa bem sua reconstrução

A queda é dura. Mas, ficar caído não é uma opção.

O Santos começou 2024 reescrevendo sua história após o vergonhoso rebaixamento.

E os primeiros jogos dão boas esperanças aos santistas.

O time termina a segunda rodada do Paulistão como a única equipe com 100% de aproveitamento, melhor ataque (quatro gols feitos), segunda melhor defesa (um gol sofrido) e, o mais importante, com uma organização que não se via há muito tempo em campo.

João Paulo segue sendo o pilar para fechar o gol, bem protegido por Gil e Joaquim, que têm se mostrado seguros e calmos.

Nas laterais, Aderlan e Felipe Jonatan estão conquistando corações fazendo o básico: fechando a defesa e apoiando o ataque. Depois de MESES sem que um lateral participasse de um gol santista, Aderlan, com um cruzamento preciso contra a Ponte, encerrou a maldição. 

No meio, João Schmidt tem mostrado segurança, firmeza e inteligência para brigar pela posição com o candidato a ídolo Rincón.

Pituca voltou mas parece não ter saído, onipresente em campo.

Giuliano nem parece o meia escanteado no Corinthians. Embora ainda pouco participativo nos 90 minutos, tem sido extremamente eficiente, criando chances de gol quando toca na bola - já deu uma assistência e marcou dois gols em apenas dois jogos. Mesmo dando umas sumidinhas em campo...

Guilherme e Pedrinho encaixaram bem nas pontas e não só atacam, como ajudam na recomposição defensiva. Precisam evoluir na tomada de decisão no ataque, pois tem desperdiçado chances preciosas e que podem fazer muita falta em partidas mais complicadas.

Furch foi mal no primeiro jogo, mas melhorou no segundo e marcou um gol. Tem recebido poucas bolas na área e, por isso, seu futebol caiu. Se receber a pelota mais próximo à meta adversária, tende a crescer muito.

Rincón entrou nas duas partidas no segundo tempo. Líder, capitão, sério e seguro, faz um bem danado ao psicológico do time.

Otero também entrou no segundo tempo dos dois jogos, marcou um golaço na primeira partida e criou boas chances no segundo. Parece a fim de jogo!

Cazares e Bigode entraram nos dois jogos, mas não produziram muito e não aproveitaram muito bem as oportunidades. Com mais minutagem, podem encontrar uma função.

Carille tem trabalhado bastante para compactar o time e diminuir as panes mentais que derrubaram o Santos em 2023. Com seriedade, explorando o melhor de cada atleta em cada função, tem conseguido bons resultados e seu time tem uma cara, um padrão de jogo.

Obviamente é muito cedo para falar sobre até onde esse Santos pode chegar. Mas, diferentemente dos últimos três anos, o Peixe passa a impressão de que não morrerá na praia dessa vez.

Mais lidas