Crédito: Imagem do site www.matutando.com/tag/justica |
O Campeonato Brasileiro de 2010 vai chegando ao final e, a três rodadas do fechamento do torneio, o Corinthians assumiu a liderança da competição.
No sábado, o Timão venceu o Cruzeiro no Pacaembu por um a zero em um lance que gerou muita polêmica e críticas ao árbitro Sandro Meira Ricci.
Os atletas e dirigentes do Cruzeiro, revoltados com a marcação de um penalti no final da partida, dispararam reclamações contra o árbitro.
Acusações de que o juiz é picareta e que recebeu dinheiro foram as mais pesadas, ambas proferidas pelo presidente da Raposa, Zezé Perrela.
O técnico Cuca afirmou estar arrependido "até a morte" por ter votado em Sandro como o melhor árbitro do Brasileirão.
Houve até quem dissesse que espera que São Paulo e Palmeiras tenham visto o que aconteceu e favoreçam o Flu, já que os dois grandes paulistas ainda enfrentarão o Tricolor das Laranjeiras nessa reta final.
Mas...
Foi penalti em Ronaldo. O zagueiro Gil chegou empurrando o atacante corintiano pelas costas e cometeu a infração.
Assim como o goleiro do Timão, Julio César, cometeu dois penaltis em Thiago Ribeiro, mas ambos não foram marcados.
Aliás, as duas penalidades ignoradas pelo árbitro foram faltas ainda mais claras do que a cometida pelo zagueiro cruzeirense.
E falando em penalti polêmico, a penalidade sofrida pelo atacante Rodriguinho, do Fluminense, no duelo desse domingo contra o Goiás foi bem duvidoso.
Pelas imagens divulgadas pela televisão, parece haver um sutil empurrão do defensor goiano no atacante do Flu.
No final das contas, quem se aproveitou mesmo das polêmicas foi o Corinthians, que assumiu a liderança isolada do Brasileirão a três rodadas do fim.
Abaixo, veja os adversários dos três principais candidatos ao título:
Corinthians
O Timão terá um duelo complicado contra o Vitória na Bahia. Lutando contra o rebaixamento, o leão baiano não pode nem pensar em empatar.
Na sequência, o alvinegro paulista recebe o Vasco em São Paulo, mas longe do Pacaembu (o Timão foi punido em uma partida longe do estádio por causa do incidente no clássico contra o Palmeiras). O Corinthians é "ultra-favorito" nesse duelo, pois o Vasco não tem mais nenhuma pretensão no campeonato: não será rebaixado, não disputará a Libertadores em 2011 e está praticamente garantido na próxima edição da Sulamericana.
Na última rodada o Corinthians enfrentará o Goiás, no Serra Dourada. O Esmeraldino poderá decidir a permanência na série A nessa partida final (e aí complicará muito o duelo), ou poderá entrar com a moral bem baixa com o rebaixamento garantido (e aí a missão corintiana poderá ser menos difícil).
Fluminense
Na próxima rodada o Flu irá até a Arena Barueri encarar o São Paulo, que ainda tem chances de se classificar para a Libertadores. Dificilmente o Tricolor paulista facilitará a vida do Flu apenas para prejudicar o grande rival paulista. (PS - Há poucos anos o SPFC teve a chance de rebaixar o Corinthians no Campeonato Paulista: bastava perder para o Juventus. Porém, com dois gols de Grafite o Tricolor venceu o time da Mooca, rebaixou o Juventus e livrou o Timão da humilhante queda para a série B estadual).
Na sequência, a equipe de Muricy Ramalho medirá forças com outro rival do Timão: o Palmeiras, em Araraquara. O Verdão, porém, poderá estar concentrado para a fase final da Sulamericana, caso elimine o Goiás. Dificilmente o Palmeiras dificultará a vida do Flu.
Fechando o torneio, o Flu receberá o Guarani no Engenhão. O time do interior paulista corre sério risco de rebaixamento e pode definir a permanência na elite brasileira na última rodada, justamente diante do Tricolor. O empate com o Goiás nesse final de semana mostra a dificuldade que o Flu deverá enfrentar no duelo contra o Bugre.
Cruzeiro
A Raposa enfrentará o "turista" Vasco da Gama em Minas Gerais e é "favoritíssimo" nesse duelo. Mas é bom destacar que o Vasco não tem nada a perder nessa partida, enquanto a Raposa jogará depois dos dois principais concorrentes ao título e poderá entrar sob grande pressão, na base do "vencer, ou vencer".
Depois de medir forças contra o Vasco, o Cruzeiro terá um embate perigoso no Rio de Janeiro contra o Flamengo, ainda ameaçado de rebaixamento. Promessa de jogo duro para a Raposa.
Na última partida do ano, o Cruzeiro deverá enfrentar o adversário menos complicado nessa reta final: o Palmeiras. Primeiro pelo desinteresse da equipe paulista no Brasileirão, já que na última rodada o Verdão não deverá ter mais chances de disputar a Libertadores, não corre risco de rebaixamento e está garantido na próxima edição da Sulamericana. Segundo por causa da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras.
E aí, vai arriscar quem será o campeão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário