quinta-feira, 29 de julho de 2010

A um passo do título

O Santos largou na frente na disputa pelo título da Copa do Brasil contra o Vitória.

Jogando na Vila Belmiro, o Peixe não deu chances para o time baiano e venceu por dois a zero, gols de Neymar, de peito, e Marquinhos, de falta.

Porém, o jogo nem parecia uma final, pois o Vitória tomou um sufoco dos santistas, não criou uma oportunidade sequer de gol e saiu no lucro por ter levado apenas dois gols.

O problema é que apesar do rival ter feito uma péssima partida, o time da baixada fez apenas dois gols e desperdiçou pelo menos cinco chances claras de marcar outros, deixando aberta a disputa pelo título. Afinal, jogando no Barradão o Vitória tem sido demolidor: venceu todas e não tomou um golzinho perante a torcida.

Os destaques positivos do Santos foram os dois laterais, Pará e Alex Sandro, que atacaram e defenderam muito bem, e o volante Arouca, que foi perfeito nos desarmes e anulou Ramón. Já o destque negativo foi a atuação do quarteto "santástico" - Ganso, Neymar, Robinho e André. Os quatro foram muito mal, desperdiçaram chances claras de gol, erraram muitos passes e finalizações e, em certos lances, abusaram do preciosismo.

Já o destaque do Vitória foi o goleiro Lee, reserva de Viáfara, que fez o que pode para brecar o ímpeto santista. O ponto negativo foi a fraca atuação coletiva da equipe inteira. Não atacaram nem defenderam bem e deram sorte de não terem sido goleados. O Vitória que esteve ontem na Vila foi estava irreconhecível.

Com a vitória por dois a zero, o Peixe conseguiu uma pequena vantagem para a partida decisiva. Quem pensa que o confronto já está definido está bem enganado. O time baiano tem bons jogadores, tem um bom esquema tático e, jogando em casa, com o apoio de 50 mil torcedores, vai com tudo para cima do Santos buscanco um resultado nada impossível.

Emoção não vai faltar na próxima quarta-feira.

* Neymar precisa treinar mais cobranças de pênaltis. E o Robinho deveria ter chamado a responsabilidade e ter feito a cobrança.

* Marquinhos mostrou mais uma vez por que é importante para a equipe (e queimou de vez minha língua). O jogador pode não ser um craque e até esteja rendendo bem abaixo do esperado, mas a liderança e o espírito coletivo do atleta mostram que ele é fundamental para o sucesso santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas