terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Peixe vai nadando tranquilo no Paulistão

O Santos vai sobrando no Campeonato Paulista de 2010. Jogando um futebol envolvente, com boa troca de passes, muita movimentação e jogadas de habilidade, o Peixe novamente é o destaque na mídia.

E, nessa primeira metade do torneio, a beleza está aliada à eficiência, já que o time é líder isolado, oito pontos a frente quinto colocado, o São Caetano, tem o melhor ataque (27 gols em 10 partidas) e a quarta melhor defesa (10 gols sofridos), além de ter um dos artilheiros da competição, Neymar, com sete gols.

A ótima campanha do time surpreende a todos, principalmente após as previsões do técnico Dorival Júnior, que esperava muito sofrimento para os santistas nos primeiros meses do ano, até o time adquirir um bom entrosamento. Com sete vitórias seguidas, o Santos 2010 derrubou um tabu de 40 anos - a última vez que tinha vencido tantas vezes assim foi no Paulistão de 1968, quando tinha um verdadeiro esquadrão comandado por Pelé.

Mas, o atual elenco não pode, em hipótese nenhuma, ser comparado com aquele time consagrado. O Santos de hoje é um time com alguns jogadores habilidosos que vivem uma boa fase e podem se tornar grandes jogadores, como Neymar e Paulo Henrique, liderados por um jovem que ainda não se tornou o que todos esperavam que fosse se tornar - Robinho.

O Santos de 68 era um time com jogadores consagrados e competência comprovada com uma vasta galeria de troféus. Comparar as duas equipes é cometer um grande erro. A única coisa que as duas têm em comum é o fato de terem vencido sete partidas seguidas. Nada mais.

Além disso, é bom conter a euforia, pois a boa fase do Peixe não é sinal de que o título já tem dono. No ano passado, o Palmeiras era o time sensação e morreu na praia (com o perdão do trocadilho). O time que jogou de maneira mais eficiente foi quem levou o caneco em 2009.

Fazer um bom primeiro turno dá confiança para o time, mas eles não podem se iludir. A partir da semi-final o campeonato é totalmente diferente. E mesmo que o time chegue à final, os defeitos não podem ser mascarados, como na última temporada.

O Santos ainda precisa fortalecer o elenco. É necessário contratar pelo menos mais dois atacantes de área, um primeiro volante e um lateral-esquerdo para compôr elenco. Além disso, é bom o Peixe achar mais um meia armador, pois Marquinhos ainda não engrenou e Mádson há muito tempo não tem jogado bem - com excessão da partida contra o Mirassol.

No ano passado o Santos chegou a final do Paulistão, achou que tinha uma bom time e descobriu durante o Brasileiro que não era bem assim. Que fique a lição.

PS: o mesmo recado vale para o Botafogo, campeão do primeiro turno no Rio de Janeiro. Ano passado, os dois alvinegros finalistas dos estaduais lutaram grande parte do campeonato para não serem rebaixados. O recado foi dado.

PS 2: Pode ser que o título não venha, mas dá gosto ver o time do Santos jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas