O campeonato paulista começou há menos de um mês e os grandes times ainda estão começando a se entrosar, novos jogadores ainda estão chegando e muita coisa vai mudar até o final do ano.
Porém, nesse início de temporada, o Palmeiras aparece no centro de algumas críticas e desconfiança.
Os quatro grandes de São Paulo contrataram novos jogadores, mas o Palmeiras foi quem fez menos alarde com as aquisições. São Paulo, Corinthians e Santos se reforçaram em vários setores, já o Verdão contratou muitos jogadores defensivos, enquanto o setor ofensivo sofreu diversas baixas. Vágner Love, Obina e Ortigoza foram embora e quem chegou? William, voltando ao clube após empréstimos, mas que atua fora da área. Robert joga isolado e tem que correr por dois.
E para piorar, quando Cleiton Xavier e Diego Souza não podem jogar, não há substitutos. O meio-de-campo carece de mais jogadores, principalmente quando começar o Brasileirão, muito longo e que exige um bom elenco. Volante o Palmeiras tem vários, mas armadores e atacantes estão em falta.
O Palmeiras não tem opções ofensivas, o que dificulta muito em partidas mais amarradas, como a desse final de semana contra o Corinthians. Uma equipe que deseja conquistar títulos precisa ter um bom plantel, um elenco numeroso e qualificado em todos os setores, o que hoje o Palmeiras não tem.
No estado de São Paulo, talvez o único grande que tenha realmente várias opções para as diversas posições seja o Corinthians, apesar de não ter reservas para as duas laterais. Mas nas outras posições está bem servido.
O São Paulo não tem um substituto para Washington e desde a saída de Danilo joga sem um meia criativo. Para solucionar isso, o Tricolor trouxe Marlos (no ano passado), Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba e Léo Lima.
O Santos não tem um camisa 9, um jogador de referência na grande área, apesar dos gols de André, da estréia positiva de Zé Eduardo (ex-Palmeiras) e de ser, até o momento, o melhor ataque da competição. Falta o matador. A zaga, muito criticada no ano passado, foi renovada e , por enquanto, tem dado conta do recado, sendo a melhor defesa do Paulistão até a 5ª rodada.
Mas, aparentemente, o elenco que oferece menos opções é o do Palmeiras, que ainda não tem nem os onze titulares, já que ainda falta um atacante "trombador" e a zaga ainda não foi definida.
É bom a diretoria palmeirense abrir os olhos desde o começo da temporada e começar a reforçar o elenco, para quando chegar em dezembro, não precisar procurar desculpas para as decepções no decorrer do ano.
PS: Que fique claro que os campeonatos estaduais enganam muito, iludem, mascaram algumas deficiências e não dá para prever qual time será o melhor do ano. Mas, quando os problemas são mostrados logo no começo do torneio, é melhor resolvê-lo rapidamente, antes que ele cresça muito. E isso vale para todos os times. Planejar e contratar bons jogadores para todas as posições é essencial para qualquer time que sonhe grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário