sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Perspectivas para o Peixe

2009 está chegando ao fim, em mais um ano em que o Santos (masculino) passou batido. O começo da temporada até que empolgou os santistas com a classificação para a final do Paulista, mas desde então, os alvinegros praianos têm convivido com a dúvida e a irregularidade, fora alguns vexames, como a eliminação da Copa do Brasil e a derrota para o Vitória no 1º turno do Brasileirão.

O time mostrou que não foi uma equipe imatura: foi um time desequilibrado e sem comando. Teria sido imaturo se os erros viessem dos mais jovens, mas Neymar, Paulo Henrique e Felipe, frutos da base, junto com o meia Mádson (que teve uma grande queda de produção), comandaram o Santos nos poucos momentos de alegria em 2009.

Os jogadores experientes, que deveriam dar "base" para os garotos, fracassaram bisonhamente. Kléber Pereira é o principal alvo da torcida devido às atuações displicentes e pela quantidade de gols perdidos. O goleiro Fábio Costa precisou se machucar para finalmente sair do time, pois se não, teria ficado na meta, tomando gols bobos e criticando os esforçados garotos - resumindo, atrapalhando o Santos. Domingos teve que quebrar alguns ossos de companheiros para ser mandado embora. Fabão, o pseudo-capitão, dá chutão quando tem que sair tocando e sai tocando quando tem que dar chutão. Os 32 laterais-direitos mostraram como as contratações foram impensadas. E não há nenhum atacante para disputar posição com Kléber Pereira.

Os garotos, esforçados, corriam, produziam, mas tinham que jogar contra os adversários e contra os erros dos mais velhos.

Boatos informam que Luxemburgo vai para o Internacional. Que se vá. Normalmente ele não trabalha com a categoria de base e insiste em contratar os desconhecidos de times pequenos. Além disso, não teve peito para barrar Fábio Costa, Fabão e Kléber Pereira. Ao menos mandou Domingos, Roberto Brum e Fabiano Eller embora. As críticas, entretanto, não podem ir além, afinal, o treinador pegou uma equipe rachada, desmontada, sem padrão e sem elenco. Trouxe George Lucas, mas trouxe Jean, que irá estreiar após quase três meses. Se o atacante continuar com a mesma habilidade e categoria que demonstrou no Vasco, Flamengo e Corinthians, que volte para o Oriente em dezembro.

E que em 2010 haja uma faxina na Vila Belmiro. As eleições presidenciais estão aí. Marcelo Teixeira conseguiu tirar o time masculino da fila e valorizou o futebol feminino, mas, uma mudança às vezes cai bem e, depois de quase 10 anos no poder, é bom para a torcida analisar e acompanhar os trabalhos de outro comandante, desde que esse candidato esteja disposto a manter as coisas boas e melhorá-las - como investimentos nas categorias de base e no futebol feminino - e varrer os "chinelinhos" e medalhões que só tumultuam o ambiente.

O centenário está chegando e o Santos precisa melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas