segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sobra emoção no Brasileiro

O Brasileirão 2009 está espetacular. Pode ser que os jogos não sejam tão bons, mas a tabela deixa qualquer torcedor intrigado. Na 22ª rodada, teve de tudo e a diferença do líder para o décimo caiu para apenas 9 pontos - em apenas 3 rodadas, a metade de cima da tabela pode mudar completamente. Já a diferença do 11º para o primeiro da "zona do desespero" é de 6 pontinhos.

Mas, nesse final de semana, o destaque vai mesmo para os duelos entre os 4 primeiros.

Palmeiras e São Paulo empataram por 0x0 em um jogo bem movimentado, com algumas chances de gols (principalmente no primeiro tempo). Um empate bom para o Palmeiras, que não deixou ninguém se aproximar, mas não tão bom para o Tricolor, que pode sair do G-4 caso o Atlético Mineiro vença o Internacional no jogo atrasado.

Aliás, no duelo entre o 2º e o 4º, um sacode gaúcho: 4x0 sobre o Goiás, ainda vice-líder. Sim, Fernandão foi expulso injustamente e prejudicou a equipe. Mas o Inter não teve piedade, e mesmo desfalcado deu um chocolate no Esmeraldino.

Na 5ª colocação, o Galo decepcionou e só empatou com o Sport, vice-lanterna, no Mineirão. Jogando contra o penúltimo, em casa e almejando o título, o Atlético Mineiro desperdiçou pontos de ouro. Com ou sem desfalques, era jogo para levar 3 pontos, não um.

Em Coritiba, caiu a maior invencibilidade do campeonato. 2x0 para os donos da casa diante do Avaí. Agora, ficam as questões: o Avaí vai se recuperar da derrota e permanecerá no topo? E o Coxa embala e se livra do rebaixamento no ano do centenário?

Falando em centenário, o Corinthians, em sétimo, segue treinando tranquilamente para a próxima temporada. O empate com o Barueri, oitavo, por 2x2 foi bom. E o Timão vai só encaixando as peças, acertando detalhes do elenco que carregará a missão de fazer de 2010 um ano inesquecível para os corinthianos.

Em nono, o inexplicável Grêmio empatou com o antepenúltimo Botafogo, no Rio de Janeiro. E seguem as rotinas: o Grêmio não vence fora de casa, enquanto o Botafogo tem dificuldades para vencer diante da própria torcida. Observação: assim como o Grêmio, o Fluminense também não venceu ainda fora de casa no Brasileirão. Qual a diferença entre os dois - um em nono e outro em último? A lição de casa. O Flu não vence nem dentro nem fora do Rio de Janeiro, por isso está caminhando a passos largos para a Segundona - após a derrota por 2x0 para o Santos, na Vila Belmiro, a diferença para o 16º subiu para 8 pontos.

Outro time do Rio de Janeiro que vive momento turbulento (qual clube do RJ está em um bom momento???), o Fla se livrou momentaneamente das cobranças. Com a boa vitória sobre o ameaçado Santo André, o time da Gávea assumiu a 11ª colocação com 30 pontos. Está a 7 da Libertadores, mas a 6 da zona do rebaixamento... É hora de definição no rubronegro!

O Vitória, caindo pela tabela, se livrou de uma derrota para o ascendente Cruzeiro nos minutos finais. Depois de estar perdendo por 3x1, mostrou o poder de reação e deve seguir tranquilo, no meio da tabela, até o fim do campeonato. Já o Cruzeiro tem time e capacidade para subir mais - atualmente é o 13º, logo atrás do time baiano,empatados com 29 pontos.

Do Cruzeiro para baixo, as torcidas têm motivos de sobra para se preocupar. O Furacão, apesar da boa campanha desde que Antônio Lopes assumiu, ainda não engrenou e foi goleado pelo Náutico, primeiro da zona da degola, por 3x0, nos Aflitos. Só 3 pontos separam as duas equipes.

Quem se deu muito mal com a troca de técnicos foi o Santo André. Desde a saída de Sérgio Guedes o time do ABC vem em queda livre na tabela. Depois da derrota no Maracanã, estacionou no limite só por causa do saldo de gols: 16º, com saldo de -9 (o Náutico tem saldo de -12).

Até o final, será emoção de sobra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas