quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mundial sub-20

Em breve vai começar o mundial sub-20, no Egito. Não tem uma das maiores divulgações pela mídia. E, na minha opinião, tem mais polêmica do que peso para a carreira dos atletas.

Acho que os jogadores que já estão na categoria "profissionais" não deveriam participar desses torneios. Oras, o atleta está sendo usado na principal categoria do clube, que é quem paga os salários do garoto. Já é uma palhaçada os times terem que disputar partidas oficiais mesmo tendo cedido atleta(s) para a seleção principal.

No brasileirão 2009, Corinthians, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional e Santos perderam atletas que vinham jogando até como titulares nessa temporada (respectivamente Boquita, Maicon, Rafael Toloi, Douglas Costa, Giuliano e Paulo Henrique Ganso). Os clubes investem tanto na formação do atleta, mas na hora de utilizá-lo, têm que esperar a boa vontade da CBF de liberá-los dos jogos das seleções de base.

É claro que vestir a "amarelinha" é muito importante para os jogadores, é um motivo de orgulho, de inspiração, um incentivo para continuar se dedicando ao esporte. Mas é necessário organizar melhor o calendário e, claro, os clubes. Afinal, ter garotos de 17, 18 anos no time titular pode atrapalhar o desenvolvimento do atleta, que está no final de uma fase de mudanças fisícas (saindo da adolescência e entrando na fase adulta). É necessário dar tempo ao tempo.

Basta olhar exemplos recentes: Lulinha, do Corinthians e Neymar, do Santos. Ambos considerados jóias pelos respectivos clubes, os garotos enfrentam dificuldades para se adaptar ao futebol profissional. Lulinha, inclusive, perdeu espaço no Corinthians e foi emprestado para o futebol português. Já Neymar, depois de ser colocado no time titular no campeonato paulista, tem alternado bons e maus momentos enquanto faz um trabalho de fortalecimento muscular.

É preciso paciência e estratégia para lançar um atleta no time titular. Se não, o tiro pode sair pela culatra... E que a CBF organize melhor a data dos jogos para evitar o choque entre seleção, clubes e torcedores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas