segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Show na Vila

O dia 18 de outubro de 2009 entrou para a história do futebol brasileiro, especialmente na história do Santos Futebol Clube. Após a goleada aplicada sobre o Universidad Autonoma de Assunción (PAR) - 9 x 0 - as Sereias da Vila garantiram o título da primeira Copa Libertadores da América feminina. E o jogo do título foi um espetáculo a parte!

O Santos tem feito um trabalho pioneiro no país, investindo na categoria feminina do esporte mais popular do Brasil. E os frutos começam a surgir. Em um ano espetacular, o time que só foi derrotado uma vez em 2009 - ficou com o bronze nos Jogos Abertos do Interior - entrou para a história do futebol mundial.

Na Libertadores, não teve adversário que conseguisse bater as Meninas da Vila. Dando aula de posicionamento, habilidade, categoria e eficiência, as Sereias marcaram 43 gols e sofreram apenas 2 na incrível campanha de 6 jogos e 6 vitórias. Não bastasse isso, foi o time mais disciplinado do torneio e teve a artilheira da competição - Cristiane, com 15 gols.

Na final, o time inteiro foi espetacular (mesmo sem a artilheira Cristiane), a ponto da bela partida da estrela do time, Marta, não ter parecido tão brilhante. Apesar de ela ter feito 1 gol e ter dado o passe para 4 outros, um torcedor chegou a questionar: "a Marta está jogando hoje? Ainda não 'vi ela' tocar na bola". A equipe inteira foi impecável durante o torneio e deu lições a muitos marmanjos.

A goleira Andréa, segura, teve pouco trabalho na competição graças ao trabalho conjunto. O trio de zagueiras é de qualidade acima da média. Aline Pellegrino, Carol Arruda e Janaína têm um posicionamento perfeito, marcam muito bem e ganham praticamente todas as divididas. E mais: dificilmente as beques dão chutão, normalmente elas saem tocando. E elas não brincam na defesa. Essa saída só é possibilitada graças à movimentação do meio de campo.

As alas Dani e Maurine atacam e defendem o jogo inteiro, sem parar de correr nem um minuto. Aliás, Maurine é uma das craques do time, dona de grande habilidade e boa visão de jogo. Dani é uma lateral que passa bem a bola e marca com rigidez.

Se as laterais estão congestionadas, a saída é com a excelente Fran, uma verdadeira "cão-de-guarda". Sempre se movimentando pelo meio do campo, distribui as jogadas e sempre chega ao ataque, arriscando bons chutes de média distância.

Ajudando na criação das jogadas ofensivas, Estér é a mais discreta jogadora do time. Mas marca bastante e sempre aparece para o jogo. A companheira dela dispensa comentários: a rainha Marta. Aliás, ela merece um comentário, mas não ressaltando as habilidades já conhecidas mundialmente. É impressionante o carisma da jogadora. Basta ela se aproximar da lateral do campo e os torcedores se levantam gritando o nome da meia. E a melhor do mundo, com a humildade e simplicidade de quem lutou e luta muito para conseguir transformar o futebol feminino em algo melhor, mais digno, sorri e manda acenos para os entusiasmados torcedores - logo depois do momento de alegria com os fãs, a meia "fecha a cara" e volta com tudo para o jogo.

No ataque, Cristiane não desperdiça nenhuma oportunidade e faz gols de todas as maneiras: chutando com a perna esquerda, com a direita, marcando de cabeça, arriscando de perto, de longe, fazendo "gol feio, gol bonito"... E Érica é uma "coringa" - joga no ataque, na defesa, no meio-de-campo... E em qualquer função, faz bem seu trabalho.

O banco de reservas sempre traz um ânimo novo para o time. Destaque para as garotas Ketlen e Thaís, velozes, habilidosas e ousadas. Pikena, meia que entrou no segundo tempo da final, era a craque do time até a chegada de Marta, e Suzana, atacante, tem faro de gol.

E, claro, um exército sem um comandante não evolui. Kleiton Lima tem feito um grande trabalho e, com determinação e trabalho firme, tem feito do Santos FC uma máquina em campo!

Parabéns a toda a equipe, às garotas que arrebentaram, à comissão técnica, à diretoria que está acreditando no time feminino (pode fazer mais, mas já deu um grande passo) e à Rede Bandeirantes, que transmitiu quase todos os jogos das Sereias da Vila. E parabéns aos torcedores santistas que prestigiaram as meninas - na final, foram 14183 santistas (poderia ser mais, mas é quase o dobro de um jogo normal dos "marmanjos da Vila") que curtiram um momento histórico na Vila Belmiro.

Mas, não pode parar depois dessa importante conquista. O investimento deve continuar. A torcida tem que continuar acompanhando e dando apoio às meninas. Se Marta e Cristiane não jogam mais esse ano, as outras Sereias continuarão lutando pelos outros torneios que o Peixe disputa. E que o exemplo dado pelo Santos seja seguido por outras equipes. "Futebol é coisa para homem" já ficou no passado. Futebol é coisa para todos!

Um comentário:

  1. Foram momentos inesquecíveis de mais uma pagina histórica do Santos Futebol clube. Tenho minhas restrições quanto a arbitragem. Acho que o futebol feminino precisa ser mais bem cuidado no itém arbitragem. Elas erram e de forma grotesca. Aquela expulsão da Cristiane no Pacaembu foi uma coisa absurda e sem nenhuma necessidade. Sabemos que os juízes quando querem, tem bom senso. Tem que evoluir muito ainda neste quesito. parabens as nossas sereias.

    ResponderExcluir

Mais lidas