domingo, 26 de dezembro de 2010

Os melhores de 2010

2010 foi um ano onde o futebol arte voltou a encantar o mundo do futebol.

No Brasil, o Santos surpreendeu a todos ao demonstrar um verdadeiro repertório de gols, dribles e coreografias durante a campanha vitoriosa no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

Embalados pela irreverência do quinteto Neymar, Robinho, Ganso, André e Wesley, o Peixe voltou a ser notícia no mundo e alcançou marcas históricas, como atingir a marca de 100 gols em menos de seis meses.

O mundo, aliás, viu a Espanha conquistar seu primeiro título de Copa do Mundo graças a um time equilibrado que contou com a técnica apurada de um meio-de-campo fora de série comandado pela dupla do Barcelona: Iniesta e Xavi.

Na defesa, Casillas, Puyol, Piqué e Busquets foram seguros, enquanto no ataque David Villa balançou as redes cinco vezes e foi um dos artilheiros do maior torneio de futebol mundial.

E que espetáculo deu a torcida africana na primeira Copa no continente. As estridentes (e em certos momentos irritantes) vuvuzelas caíram no gosto da galera.

O Internacional de Porto Alegre venceu mais uma Libertadores, a segunda em menos de cinco anos, mas protagonizou um dos maiores vexames da história do clube ao ser eliminado do Mundial de Clubes pelo Mazembe, do Congo.

E a eficiente Inter de Milão, do craque Eto'o, foi quem ficou com o caneco do Mundial realizado em Abu Dhabi.

Voltando ao Brasil, outro mico ficou por conta do tão badalado centenário corintiano.

Apesar de contar com as estrelas mundiais Ronaldo e Roberto Carlos, o Timão passou em branco no ano da comemoração do centenário do time e teve que aturar os rivais popularizarem a brincadeira do "centernada".

Agora, veja, na opinião desse blogueiro, quais e quem foram os melhores de 2010 no mundo do futebol:

Seleção

Melhor seleção: a campeã do mundo Espanha.

O craque: jogando pela seleção, Xavi arrebentou e foi peça fundamental no esquema espanhol que faturou a Copa do Mundo pela primeira vez.

A seleção decepção: lanterninhas em seus grupos na Copa do Mundo, França e Itália decepcionaram seus torcedores e dividem esse "prêmio".

O perna-de-pau: Messi, Kaká e Cristiano Ronaldo atraíram todos os olhares durante a Copa do Mundo, mas o futebol dos três foi beeeeeem abaixo do que os torcedores do mundo inteiro esperavam ver. Porém, o perna-de-pau mesmo foi o Felipe Melo, xodó do Dunga e um dos grandes responsáveis pela campanha "brilhante" do Brasil na Copa.

O jogão: o duelo entre Uruguai e Gana, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, foi emocionante e surpreendente. Se faltou técnica às duas seleções, sobrou raça e vontade de vencer aos atletas das duas equipes.

Times (internacional)


Melhor time: apesar de encantar o mundo com um futebol envolvente, ofensivo e que prioriza a técnica, o Barcelona não conseguiu ultrapassar o ferrolho da eficiente Inter de Milão, que venceu a Champions League e o Mundial de Clubes, por isso, voto na equipe italiana como o melhor clube de 2010.

O craque: Messi. O pequeno argentino fez de tudo nessa temporada: deu belos dribles, fez muitos gols e é um dos responsáveis pelo sucesso do Barcelona.

O time decepção: Real Madrid. Nem com Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema os merengues conseguiram faturar um caneco.

O perna-de-pau: Adriano, o Imperador. Ele voltou para Itália para atuar na Roma, mas o desempenho do "brasuca" não tem agradado nem ao técnico do time e muito menos aos torcedores. De quebra, ele faturou o prêmio de pior jogador do Campeonato Italiano.

O jogão: o tão esperado duelo entre Real Madrid e Barcelona, no Camp Nou, deixou os merengues desnorteados. O 5x0 para o Barça poderia ter sido o dobro e ainda assim seria justo, tamanho domínio do clube catalão na partida. O 10x0 aplicado pelo PSV no rival Feyenoord também foi um momento marcante em 2010 e, sem dúvida, entrou para a história dos dois clubes holandeses.

Times (Brasil)

Melhor time: disputa apertada. No primeiro semestre, Santos e Internacional arrebentaram nos torneios em que ambos disputaram. No segundo semestre, quem deu as cartas no Brasileiro foi o campeão nacional Fluminense. Disputa dura, mas esse blogueiro elege o time santista como o melhor clube brasileiro do ano devido à boa campanha no Brasileiro, mesmo após o desmanche e às polêmicas da equipe.


O craque: Conca foi um verdadeiro gigante no Brasil em 2010. Neymar, Ganso (ambos do Santos), Giuliano (Internacional) e Jonas (Grêmio) também jogaram demais e poderiam, com méritos, ficar com esse título.


O time decepção: O Inter de Porto Alegre poderia ser o "time decepção" de 2010 por ter sido eliminado do Mundial de Clubes pelo Mazembe, mas o jejum de títulos corintiano em pleno centenário faz com que o alvinegro paulista seja considerado por este blogueiro o time decepção do ano.


O perna-de-pau: Aqui a disputa é dura. Keirrison (Santos), Valdívia, Kléber (ambos do Palmeiras), Souza (Corinthians), Cléber Santana (São Paulo), Val Baiano (Flamengo), entre outros, poderiam ser eleitos, com justiça, o perna-de-pau do ano. Mas a honra vai para o atacante matador Washington (Fluminense), que está sem marcar gols há "trocentos" jogos.


O jogão: os dois jogos entre Santos e Grêmio na semi-final da Copa do Brasil tiveram todos os ingredientes para se tornarem inesquecíveis: muitos gols, belas jogadas, grandes jogadores em campo, muita raça, muita técnica e reviravoltas nos confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas