América Mineiro X Internacional: confronto que coloca frente a frente o Coelho, lanterna do Brasileiro, e o Colorado, quarto colocado do campeonato nacional. Depois de uma segura temporada em 2022, o América foi vice-campeão Mineiro, mas sofre para deslanchar no Brasileirão e faz campanha razoável na Sul-americana. Já o Inter, eliminado nas semifinais do Gaúcho, faz campanha sólida no início do Brasileiro (2V e 1E) e na Libertadores (1V e 1E). O Inter é franco favorito, seja pelo momento, seja pelo histórico na competição - o Inter já foi campeão em 92, enquanto que o América teve como melhor desempenho alcançar as semifinais em 2020.
Palpite: Internacional
Sport X São Paulo
Em 15°lugar da Série B (mas com jogos a menos do que todos os concorrentes) e na final da Copa do Nordeste, o Sport conta com nomes conhecidos do futebol Paulista, como o goleiro Denis e os atacantes Vagner Love e Kayke para derrubar o instável São Paulo. O Tricolor Paulista vem de uma dolorosa troca de técnico, ao mandar embora o ídolo Rogério Ceni e contratar Dorival Junior - desde que assumiu o comando, porém, foram duas vitórias e um empate. Candidato à zebra, o Sport busca seu segundo título do torneio, enquanto o São Paulo quer a taça inédita. O momento pende um pouco à favor do Tricolor, mas todo cuidado é pouco com a equipe pernambucana.
Palpite: São Paulo.
Athletico (PR) X Botafogo
O Furacão paranaense, campeão estadual em 2023, vem de uma campanha razoável no Brasileirão (1V e 2D) e firme na Libertadores (1V e 1E). Já o Fogão vem de um conturbado Campeonato Estadual, onde sagrou-se campeão da Taça Rio (que basicamente serviu de prêmio de consolação ao nem chegar às semifinais do Carioca), mas embalado no Brasileirão, onde lidera com 100% de aproveitamento após três rodadas. Apesar do momento melhor do time carioca, o clube paranaense tem mostrado mais consistência ao longo do ano.
Palpite: Athletico
Fluminense X Flamengo
O grande confronto das oitavas. Rivalidade à flor da pele, ainda mais após a goleada aplicada pelo Flu na final do estadual. O status de campeão e o embalo de Cano, Árias, Ganso e Marcelo estão empolgando os fãs do trabalho do técnico Fernando Diniz. Do outro lado, um adversário com elenco milionário, mordido pelas derrotas no primeiro semestre, que culminaram na demissão do treinador Vitor Pereira (quatro vices em sequência foram demais para segurá-lo no cargo). Sob o comando de Jorge Sampaoli, busca a vingança contra o arisco rival. É o cenário que o clube da Gávea gosta de jogar, então, pode ser o momento da reação rubro-negra na temporada.
Palpite: Flamengo
Santos X Bahia
Duas equipes em reformulação e com expectativas de muito sofrimento no Brasileirão. Apesar do momento similar, o ano dos dois tradicionais clubes começou bem diferente. O Peixe sofreu mais uma vez no Paulistão, mas manteve Odair Helmann no cargo. Cambaleando, está avançando na Copa do Brasil, faz campanha fraca no Brasileirão (1V, 1E e 1D) e razoável na Sul-americana (1V e 1E). Já o Bahia, animado com os investimentos recebidos pela SAF, foi campeão Baiano, mas eliminado vergonhosamente da Copa do Nordeste (não passou da fase de grupos e ainda perdeu por 6x0 para o Sport no meio do caminho) e não deslanchou no Brasileiro (1V e 2D). Prognóstico de sofrimento para os torcedores. Mas, pior para os tricolores.
Palpite: Santos
Palmeiras X Fortaleza
Duelo que coloca frente a frente duas equipes em grandes fases - ambas campeãs estaduais e com sete pontos no Brasileirão (2V e 1E). O Fortaleza não chegou à fase de grupos da Liberta nesse ano, mas lidera seu grupo na Sul-americana, enquanto que o Palmeiras tem os mesmos três pontos dos demais times do grupo C da Libertadores - todos ganharam e perderam uma partida nas duas rodadas iniciais. O Fortaleza do técnico Vojvoda é franco atirador, mas o Palmeiras, multicampeão sob comando de Abel Braga, é favorito.
Palpite: Palmeiras
Atlético Mineiro X Corinthians
O campeão mineiro não tem encantado seus torcedores, mesmo com o título estadual, afinal, é lanterna do grupo G na Libertadores (duas derrotas em dois jogos) e faz campanha mediana no Brasileirão (1V, 1E e 1D). O técnico Coudet tem sido muito contestado e vive dias de amor e ódio com a torcida. Já o Timão vive ano ainda mais turbulento, pois caiu nas quartas do Paulista, já trocou de técnico duas vezes - começou o ano com Fernando Lázaro, trocou por Cuca, que durou duas partidas, usou Danilo como interino e agora aposta no conhecimento de Vanderlei Luxemburgo para encontrar o caminho da paz. As duas camisas pesadas deixam pouco espaço para favoritismo, mas o Galo de Hulk, Paulinho e Vargas tem uma pequena dianteira.
Palpite: Atlético.
Grêmio X Cruzeiro
Duelo de dois Gigantes do futebol brasileiro que buscam a redenção em 2023 após deixarem a Segunda Divisão do Brasileirão para trás. O Grêmio começou o ano mais embalado, sendo campeão estadual no ritmo do matador Luis Suarez e dos veteranos Reinaldo, Fábio, Lucas Silva e Diego Souza. Já o Cruzeiro, com elenco com nomes menos famosos, mas ainda assim conhecidos em solo nacional, como o goleiro Rafael Cabral, os meias Ramiro, Nikão e Mateus Vital, e os atacantes Gilberto e Henrique Dourado, não chegou nem às finais do Mineiro... No Brasileirão, ambos somam seis pontos após três rodadas, com duas vitórias e uma derrota para cada um. No papel, o Grêmio tem vantagem. Será que fará jus em campo?
Palpite: Grêmio